Seu Pet

Dezembro verde: mês de conscientização contra o abandono de animais

dezembro-verde-conscientizacao-sobre-abandono-dos-animais

O mês de dezembro é cheio de datas especiais e comemorações, mas existe uma que é muito menos falada e que deveria ser mais conhecida devido a sua importância, e essa é a existência do Dezembro Verde

Essa data foi instituída por ativistas da causa animal para criar a conscientização da população sobre o abandono de animais e como consequência, tentar diminuir o número de animais de rua no Brasil. O mês de dezembro foi escolhido pela Federação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) porque a partir dele até o mês de fevereiro, o abandono de animais cresce cerca de 70% em relação aos outros períodos do ano. 

Estatísticas do abandono

so-no-brasil-existem-mais-de-30-milhoes-de-animais-abandonados

Segundo a World Veterinary Association (Associação Veterinária Mundial) há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. Já segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) apenas no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua, em sua maioria vítimas de abandono; desses 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães, o que representa 10% dos cães sem lar no mundo.

Segundo dados levantados pela revista Veja São Paulo, na capital do maior estado do país são resgatados aproximadamente 500 animais nas ruas por mês, o que corresponde a 6.000 ao ano, uma taxa muito pequena do total de animais de rua. Segundo eles a maioria desses animais já tiveram uma família, mas por algum motivo foram abandonados. 

O que diz a lei

Abandonar animais é um tipo de maus tratos perante o artigo 32 da lei 9.605/98 e é considerado crime e passível de pena de detenção entre três meses a um ano e pagamento de multa e caso haja a morte do animal, essa pena pode ser aumentada em até um terço.

existe-leis-que-defende-os-animais-de-maus-tratos

Além disso, outras práticas também são consideradas maus tratos e podem ser penalizadas, como abuso ou crueldade em qualquer animal, mantê-los em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração ou os privem de ar ou luz e deixar o animal sem água ou sem comida;

E vale lembrar que isso não vale apenas para animais de estimação, estendendo-se também para outros tipos de animais cavalos, porcos e vacas.

Como denunciar o abandono de animais

saiba-como-denunciar-abandono-e-maus-tratos

Para denunciar o abandono é importante que entrem em contato com a polícia militar ou à Promotoria de Justiça (Ministério Público), de preferência acompanhadas de provas como fotos, áudios, filmagens ou de testemunhas para facilitar a averiguação e julgamento dos responsáveis.

Além disso, se o animal estiver em estado crítico, o ideal é entrar em contato com uma ONG em que confia para que eles possam fazer o resgate de forma segura. Caso presencie o abandono por um proprietário de carro, a dica é anotar a placa para identificação do responsável. 

O que você pode fazer sobre o assunto

o-que-voce-pode-fazer-sobre-o-assunto

E você também pode ter algumas atitudes, tanto em casa quanto na sua comunidade, que ajudam os animais abandonados. Entre elas estão a prática da adoção no lugar da compra de pets, oferecer lar temporário para animais resgatados, doar produtos ou dinheiro para organizações que trabalham com o recolhimento desses animais e até mesmo conversar sobre o assunto com seus familiares e amigos para levar mais conscientização para aqueles próximos à você! Dessa forma você já estará ajudando esses animais que estão em situação de vulnerabilidade.