Dezembro verde: contra o abandono de animais | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Dezembro verde: mês de conscientização contra o abandono de animais

dezembro verde

O mês de dezembro é cheio de datas especiais e comemorações, mas existe uma que é muito menos falada e que deveria ser mais conhecida devido a sua importância, e essa é a existência do Dezembro Verde, referente ao abandono de animais. Confira aqui no Blog da Colombo um pouco mais sobre esse assunto.

Essa data foi instituída por ativistas da causa animal para criar a conscientização da população sobre o abandono de animais e como consequência, tentar diminuir o número de animais de rua no Brasil. A Federação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) escolheu o mês de dezembro. Isso porque a partir dele até o mês de fevereiro, o abandono de animais cresce cerca de 70% em relação aos outros períodos do ano. 

Estatísticas do abandono

so-no-brasil-existem-mais-de-30-milhoes-de-animais-abandonados

Segundo a World Veterinary Association (Associação Veterinária Mundial) há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. Já segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) apenas no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua. Em sua maioria, eles são vítimas de abandono. Desses, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães, o que representa 10% dos cães sem lar no mundo.

Segundo dados levantados pela revista Veja São Paulo, na capital paulista se resgata aproximadamente 500 animais nas ruas por mês. Isso corresponde a 6.000 ao ano, uma taxa muito pequena do total de animais de rua. Segundo eles, a maioria desses animais já tiveram uma família, mas o abandono ocorreu por algum motivo. 

O que diz a lei sobre o abandono de animais

Abandonar animais é um tipo de maus tratos perante o artigo 32 da lei 9.605/98. Ele é um crime passível de pena de detenção entre três meses a um ano e pagamento de multa. Caso haja a morte do animal, essa pena pode aumentar em até um terço.

existe-leis-que-defende-os-animais-de-maus-tratos

Além disso, outras práticas também se enquadram em maus tratos e podem receber punição, como abuso ou crueldade em qualquer animal, mantê-los em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração ou os privem de ar ou luz e deixar o animal sem água ou sem comida;

E vale lembrar que isso não vale apenas para animais de estimação, estendendo-se também para outros tipos de animais cavalos, porcos e vacas.

Como denunciar o abandono de animais

saiba-como-denunciar-abandono-e-maus-tratos

Para denunciar o abandono é importante entrar em contato com a polícia militar ou à Promotoria de Justiça (Ministério Público). De preferência, faça a denúncia acompanhado de provas como fotos, áudios, filmagens ou de testemunhas, para facilitar a averiguação e julgamento dos responsáveis.

Além disso, se o animal estiver em estado crítico, o ideal é entrar em contato com uma ONG em que confia. Dessa forma, eles podem fazer o resgate de forma segura. Caso presencie o abandono por um proprietário de carro, a dica é anotar a placa para identificação do responsável. 

O que você pode fazer sobre o assunto

o-que-voce-pode-fazer-sobre-o-assunto

E você também pode ter algumas atitudes, tanto em casa quanto na sua comunidade, que ajudam os animais abandonados. Entre elas estão a prática da adoção no lugar da compra de pets, oferecer lar temporário para animais resgatados e doar produtos ou dinheiro para organizações que trabalham com o recolhimento desses animais. Até mesmo conversar sobre o assunto com seus familiares e amigos pode levar a conscientização para aqueles próximos à você! Dessa forma você já estará ajudando esses animais que estão em situação de vulnerabilidade.