Seu Pet

Curiosidades sobre Calopsita

Você já ouviu falar na Calopsita? Essa pequena ave tem ganhado cada vez mais espaço nas casas e nos corações dos apaixonados por pets.

As calopsitas são animais fofos, sociáveis e bem apegados aos humanos, além disso, são da mesma família que as cacatuas. Elas também são psitacídeos (aquelas que possuem o “bico torto”).

Antes de decidir comprar uma calopsita, é de suma importância saber um pouquinho sobre a espécie, dos costumes, hábitos, alimentação e cuidados para que ela possa viver por um longo tempo de maneira saudável.

Conheça as curiosidades e características das Calopsitas, as aves de crista e bochecha blush, aqui no Blog da Lojas Colombo.

Calopsitas: Curiosidades e Características

As calopsitas podem viver de podem viver entre 10 a 15 anos. Em cativeiro, se tiver todos os cuidados necessários, essa espécie pode ultrapassar os 20 anos de vida!

Você sabia que podemos perceber o humor do pássaro através da crista? Pelos movimentos diferenciados você percebe quando eles estão eufóricos, em alerta ou tranquilos.

Calopsitas-se-expressando-através-da-Crista.jpg

Uma de suas maiores características são as cristas, ou o famoso “topete” amarelo, e suas bochechas vermelhas próximo ao bico como se fosse um blush.

Outra curiosidade é que as calopsitas são animais monogâmicos, ou seja, escolhem um parceiro para conviver por toda a vida. No caso das fêmeas, costumam ser mais rígidas e podem demorar anos até encontrar seu parceiro.

Casal-de-Calopsitas.jpg

Como amansar uma calopsita?

Essa é uma das perguntas mais frequentes de quem está pretendendo comprar uma calopsita. A tarefa remete um pouco de paciência, mas com a certeza que terá resultados positivos.

Se a sua calopsita vive presa em uma gaiola, aproxime-se delicadamente, mas sem movimentos bruscos que possam perturbá-la. Caso seja criada solta, tente aproximar-se com cuidado, para que a ave não bique ou pense que você é uma ameaça. Você também pode tentar oferecer alguns petiscos como sementes de girassóis ou frutas bem cortadas. Aos poucos você verá que o animal confiará em você.

Depois que ganhar a confiança da ave, aproxime seus dedos em direção aos seus pés e espere que subam, essa é uma forma de mostrar que a calopsita tem total confiança em você.

Carinhos sempre serão bem vindos e a maioria gosta de uma coçadinha da cabeça.

Mas, tenha cuidado: caso o bichinho decida voar, não faça esse treinamento perto de banheiros ou cozinha e não fique perto de fogões, ventiladores ou vasos sanitários.

Como saber se a calopsita é fêmea?

Podemos observar algumas diferenças na hora de saber se a calopsita é macho ou fêmea. Por exemplo: a plumagem da cauda quando desenvolvida.

Observe a parte de baixo das penas, uma dica é colocar essas penas contra a luz de alguma lâmpada forte, caso encontre listras horizontais ou manchas amareladas, provavelmente se trata de uma fêmea.

Outra sugestão é verificar os sons que elas emitem, caso sua calopsita seja menos tagarela, provavelmente seja uma fêmea. Mas, para ter uma maior certeza, indicamos levar em algum veterinário especializado em pássaros que possam realizar o teste de sexagem.

O que a calopsita come?

Assim como qualquer animal, as calopsitas também precisam de alimentos saudáveis que proporcionam saúde e bem estar. Os alimentos que esses animais consomem podem contar frutas, verduras, legumes e sementes, que geralmente são oferecidos frescos, bem lavados e cru.

Calopsitas-se-alimentando.jpgIremos listar alguns dos principais alimentos:

  • Uva sem semente
  • Maçã sem semente
  • Banana
  • Couve
  • Mandioca
  • Milho
  • Batata-doce
  •  Berinjela
  • Cenoura
  • Jiló

Opte também pelo mix de sementes, são ótimas fontes de nutrientes, porém, é preciso variar de tempos em tempos.

Caso tenha dúvidas, sempre consulte a opinião de um veterinário, ele dará as indicações mais apropriadas ao bichinho de acordo com a fase de vida do animal, dentre outros fatores.

Calopsita-em-gaiola.jpg

A Colombo Pet ajuda você a escolher os itens essenciais para a sua ave, como alimentação, brinquedos e muito mais! Esses e outros produtos você encontra no site oficial da Lojas Colombo ou você também pode conferir em uma de nossas Lojas Físicas.