Seu Pet

Saiba como criar Agapórnis: A ave do amor

O Agapone é um tipo de pássaro da família psitacídeo pequenino, que mede cerca de 12 a 18 centímetros que vivem em torno de 10 a 18 anos, considerado uma longa idade para pássaros. O Agapone é uma ave exótica que não faz parte da fauna brasileira e a maioria das espécies vem da África, perto da linha do Equador, onde são encontrados em savanas. 

Agapornis-verde.jpgAgapone: Curiosidades e Características

O nome Agapone tem origem grega com significado “pássaro do amor” e eles honram o nome que tem. São brincalhões, carinhosos, além de possuírem penas coloridas. 

Uma curiosidade: existem cerca de 9 espécies, sendo 3 mais fáceis de ser encontradas como animal de estimação. São eles: Roseicollis, Personata e Fischeri. As outras espécies são raras e dificilmente encontradas no Brasil.

São animais territorialistas, e devem ser criados longe de outros pássaros, pois, corre o risco de haver uma briga entre eles. 

Agapornis-em-grupo.jpgComo deve ser uma gaiola de agapórnis 

Assim como qualquer animal, esse pássaro também precisa do seu cantinho. Você precisará de uma gaiola ou viveiro com tamanho no mínimo o dobro do tamanho de suas asas abertas, para que consiga esticar e ter uma boa altura para poder voar. 

Agapornis-em-gaiola.jpgPara eles, a gaiola deve ter uma bandeja removível e uma grade acima, para que a ave não entre em contato com as fezes. 

Além disso, é necessário manter uma limpeza rígida nas gaiolas. É indicado realizar uma higienização geral da gaiola ao menos 2 vezes por semana. Alguns optam por limpar todos os dias e isso melhora o bem estar do animal.

Os potes de comida e água devem ser trocados e limpos todos os dias. Como esse animal come muitas frutas, a limpeza diária diminui o risco de surgirem vermes que podem fazer mal aos pássaros.

Eles adoram brincar e brinquedos feitos para agapornis são sempre bem vindos, desde que atóxicos, pois, eles brincam através do bico. Uma dica é deixar alguns brinquedos suspensos na gaiola

Qual o preço de uma agapone?

O valor do Agapone varia de acordo com a região e local de compra (como pet shops, criadores, entre outros). Mas, por conta do seu tamanho, não possui um preço elevado. Prefira sempre criadores legalizados e fique atento às normas e leis da sua cidade

Menina-segurando-ave-agapornis.jpg
A Colombo Pet ajuda você a escolher os itens essenciais para a sua ave, como alimentação, brinquedos, entre outros. 

Essas e outras informações você encontra em nosso site das Lojas Colombo ou confira em uma de nossas Lojas Físicas.