Viajar com Pet: Veja dicas incríveis | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Viajar com Pet: veja dicas incríveis

Viajar com Pet veja dicas incriveis scaled

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade e gera várias mudanças na rotina. E uma das maiores mudanças é na hora de viajar, já que para viajar com pet é preciso muito planejamento e cuidados para que ele se sinta seguro durante todo o trajeto.   

Quer saber algumas dicas para deixar essa tarefa mais tranquila para todos? Então é só continuar lendo o  texto que a gente preparou para você!

Preparativos antes de viajar com pet

saiba-os-preparativos-antes-de-viajar-com-seu-pet

Seja o seu companheiro um cachorro ou gato, é necessário que você fique atento a algumas questões antes mesmo de colocar o pé na estrada. 

A primeira coisa que você precisa é levar o animal ao veterinário. Faça isso com pelo menos um mês de antecedência, para que ele possa avaliar a saúde do seu companheiro, e se necessário, você também consegue realizar os exames solicitados e ter um diagnóstico mais preciso. 

Além disso, é bem importante atualizar a vacinação deles, assim não correm risco de pegar alguma doença durante o período de folga. E como nenhuma precaução é demais, não esqueça de sempre deixá-lo com uma plaquinha de identificação com o nome dele e telefones para contato caso ele se perca ou fuja. Assim quem encontrá-lo pode te ligar e você o terá de volta muito mais rápido. 

Como viajar de carro com pet

O modo de transportar o seu animal no carro é muito importante, já que se não seguir algumas regras você pode até mesmo levar multas e receber pontos na carteira. Então nada de deixar ele solto pelo carro, já que isso pode acarretar acidentes graves!

saiba-o-que-e-necessario-para-seu-pet-viajar-de-carro

A opção mais comum é a caixa de transporte para pet, que pode ser alocada no banco traseiro e acomoda o animal de forma confortável para a viagem. 

Para quem tem pets grandes, existem duas opções: os assentos para pet e também os cintos de segurança, que são acoplados diretamente no banco traseiro e garante a segurança do animal e também dos demais passageiros. 

Além da segurança no carro, você também precisa pensar no bem-estar do seu pet durante o trajeto. Antes de embarcar, ofereça ao pet uma alimentação mais leve e saudável para evitar enjoos e não se esqueça de programar paradas frequentes para que ele possa esticar as patas e também para que possa fazer as suas necessidades. E não se esqueça de deixar comida e água sempre disponíveis.

viaje-com-seu-pet-sempre-que-possivel

Como viajar de avião com seu pet

Em viagens de avião também é possível levar o seu pet, mas é uma tarefa bem mais trabalhosa. A Agência Nacional de Aviação Civil possui algumas regras para esse transporte, mas as regras também mudam de acordo com cada companhia aérea. Segundo a ANAC, para viajar de avião com pet você precisa de: 

Nas viagens nacionais:

  • Carteira de vacinação
  • Atestado de saúde do animal
  • Reservar a passagem dele com pelo menos 15 dias de antecedência

Para viagens internacionais:

  • Carteira de vacinação
  • Consulta com um veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Seguir as regulamentações do país de desembarque

E, dependendo do tipo de pet que você tem, existem duas opções para esse transporte, que é a cabine ou o porão. Para poder ser transportado na cabine, você precisa colocá-lo em uma caixa de transporte que caiba abaixo do seu assento, e ele precisa permanecer lá durante toda a viagem. 

para-viagens-de-aviao-e-necessario-caixa-para-transporte

Por conta do espaço, se você tiver um animal grande, ele precisará ser transportado no porão. Lá a caixinha do animal é presa para que não seja movida durante a viagem. Nesse caso é recomendado que você deixe os alimentos, água e cobertores junto dele para que ele possa se sentir confortável nas muitas horas dentro do avião.

Mas fique atento, caso ele viaje no porão, ele não será colocado na esteira, e você precisará solicitá-lo na área de retirada de bagagens. 

Gostou das dicas? Agora na Colombo Pet você encontra produtos e serviços para cuidar da rotina do seu peludo. Visite uma de nossas unidades ou acesse a loja online da Lojas Colombo. O departamento de Pets possui todos os acessórios necessários para manter seu pet confortável e feliz. Confira!