O que é cinomose? Saiba os sintomas | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

O que é cinomose? Saiba os sintomas

o que e cinomose sabia os sintomas

Assim como os adultos, os animais de estimação também estão sujeitos a adoecerem. Portanto, é importante ficar atento a vacinação do pet entre outras precauções para proteger seu amigão de quatro patas de doenças graves como a cinomose canina, que quando não tratada corretamente pode acarretar sequelas sérias e até mesmo á morte do animal. Por isso, preparamos um guia simples sobre prevenção e tratamento, para você ficar por dentro do que é cinomose e saber identificar corretamente os sintomas. Continue lendo!

O que é cinomose?

o-que-e-cinomoseA cinomose é altamente contagiosa, causada pelo vírus paramyxovirus, que atinge cães em sua maioria filhotes, por ainda não terem terminado o esquema vacinal ou cachorros com déficit na vacina múltipla que não receberam o reforço anual. A transmissão acontece principalmente pelo ar, mas pode ocorrer por meio de outras formas de contágio como contato com secreções de animais doentes e compartilhamento de objetos contaminados, comedouros e bebedouros, por exemplo.

Uma vez no organismo, a doença ataca os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal, causando desde alterações da pele até problemas neurológicos graves. No entanto, a doença não afeta ou é transmitida aos gatos nem aos humanos.

Cinomose: Sintomas

cinomose-sintomasOs sintomas da cinomose costumam aparecer após uma ou duas semanas, e podem variar em cada animal, sendo uma doença progressiva com evolução em quatro estágios, indo da forma cutânea para nervosa. O sistema digestório é o primeiro a ser atingido causando diarreia, nas primeiras etapas da doença. Já o sistema respiratório é atingido no estado mais avançado, com o surgimento de secreções amareladas e densas na região dos olhos e nariz. O sistema nervoso central é o último estágio, já considerado a fase tardia da doença. Isto porque o pet apresenta andar desorientado, tremores musculares e até possíveis crises de convulsões.

Seu cão pode apresentar outros sintomas como:

  • Apatia;
  • Perda de apetite;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Secreções oculares (remela em grande quantidade);
  • Secreções nasais (pus);
  • Convulsões;
  • Paralisias;
  • Tiques nervosos;
  • Falta de coordenação.

Caso haja suspeita de cinomose, é importante evitar contato do pet com outros cachorros e procurar imediatamente um veterinário. O cachorro doente elimina o vírus pelas fezes, urinas e secreções até noventa dias após a exposição ao vírus.

saiba-quais-os-outros-sintomas-seu-cachorro-pode-apresentarCinomose tem cura?

Infelizmente, a cinomose ainda não tem cura, mas tem tratamentos que tornam a vida do cão confortável. Além de fortalecer o sistema imunológico para que ele consiga combater a infecção e sobreviver à doença.

Como prevenir a cinomose?

como-prevenir-a-cinomosePara proteger o seu amigão de quatro patas é importante manter a vacinação anual em dia. Deve ser administrada em três doses com intervalo de 20 a 30 dias entre cada aplicação. A vacina para cinomose faz parte do pacote de vacinação V8, V10 e V11. Os filhotes devem receber às três doses a partir de 45 dias de vida, e os cães maiores precisam também estar com a vacina em dias, pois o sistema imunológico só fica protegido contra o vírus depois da última dose.

Outra forma de prevenir a cinomose é limpar bem os ambientes e acessórios do pet, principalmente quando frequenta locais com outros animais.

Outro Tratamento

Mesmo que não haja uma cura específica nem medicamentos eficazes para combater a doença, o tratamento da cinomose é focado em tratar os sintomas. É utilizado o uso de antibiótico, anti-pirético,expectorantes, broncos dilatadores e antieméticos para cuidar do sistema digestório, tratando as infecções secundárias.

outro-tratamentoPara a desidratação recorrente da diarreia, é prescrito soro. Já para as crises convulsivas decorrente dos danos no sistema nervoso, os anticonvulsivantes. Além disso, é recomendado o uso de suplementos nutricionais e terapias alternativas como acupuntura que contribuem para melhorar a resposta imunológica do animal.

Agora que todas as dúvidas sobre a cinomose canina foram esclarecidas, não deixe de contar com a Colombo Pet! Visite uma de nossas unidades para deixar seu cão protegido e bem cuidado. Você também pode encontrar tudo o que seu pet precisar no site da Lojas Colombo em nosso departamento Pets. Confira!