Cada vez mais pessoas aderem à aquários em casa, e com isso, seja ele de água doce ou salgada, uma dúvida que surge frequentemente é sobre quais espécies de peixes podem ser criadas juntas. E existem diversos fatores que afetam essa resposta, por isso, separamos algumas informações que te ajudarão a entender os tipos de peixes que podem ou não conviver juntos. Confira!

Saiba quais espécies de peixes são indicadas ficarem no mesmo aquário
Principal característica: ecossistema
O mais importante é ficar atento aos ecossistemas que os peixes que você deseja estão inseridos. Os peixes típicos de climas tropicais se comportam melhor próximos de espécies que estão acostumadas com o mesmo ambiente. Assim como espécies de água salgada também estão mais acostumadas com espécies que também dividem esse ecossistema com eles. Por conta disso, conhecer os principais ecossistemas e seus respectivos peixes é de extrema importância.
Temperatura e Ph da água
Esse é outro dos principais fatores que determina se as espécies escolhidas vão se dar bem. Alguns peixes preferem águas mais geladas, enquanto outros se dão melhor em águas mais quentes. Bem como em ambientes com Ph mais ácido ou mais alcalino.
E muitos desses peixes são bastante sensíveis à alterações na água, o que demanda uma manutenção atenta ao aquário para que eles possam sobreviver por muito tempo e de forma mais saudável. Para isso, aposte em bons filtros e outros equipamentos para o aquário, assim as chances de complicações se tornam mínimas.
Peixes de água doce que podem conviver juntos
Entre as espécies que se dão melhor juntas em água doce estão:

Acará Bandeira, Tetra Neon e Mato Grosso
- Mato grosso – Deve ser criado em grupo de pelo menos 6 peixes da mesma espécie
- Acará bandeira – Também é espécie de cardume e deve ser criado com pelo menos outros 5 peixes da mesma espécie
- Tetra neon – Outro peixe que vive em cardume, e por isso é necessário ter um grupo de pelo menos 10 peixes da mesma espécie

Peixe Limpa Vidro, Tanictis, e Rodóstomo
- Tanictis – Deve ser criado em grupos de 6 peixes da mesma espécie
- Rodóstomo – Deve ser criado em grupos de 6 peixes da mesma espécie
- Peixe limpa-vidro – Ele não vive em cardume, por isso pode ser criado sozinho
Peixes de água salgada que podem conviver juntos
Já para quem quer ter um aquário de água salgada, os melhores peixes para conviver juntos são:

Peixe Patela e Peixe Palhaço
- Peixe Patela – Normalmente são peixes calmos e não precisam ser cultivados em cardumes.
- Peixe Palhaço – Eles são bastante sociáveis e é sempre indicado que sejam criados em pares. E lembre-se de evitar o peixe palhaço marrom, já que ele é bastante agressivo e não tolera outros peixes no aquário.

Peixe borboleta, Gobys e Blenny
- Peixe Borboleta – Ele é um peixe de cardume, e por isso precisa ser criado com pelo menos 4 animais da mesma espécie.
- Gobys – Eles costumam ficar na parte de baixo do aquário e podem ser criados sem cardume
- Blenny – Eles são bastante sociáveis com outras espécies, porém tendem a brigar entre si, por isso é importante que você coloque apenas um no seu aquário.
Agora que você conheceu variadas espécies de peixe, chegou a hora de montar o aquário com as suas espécies preferidas! Acesse o nosso site e encontre no departamento de Pets acessórios incríveis para decorar e tornar o ambiente mais bonito e alegre com os novos amiguinhos aquáticos!