Tecnologia

Drones: o que é e quais as regras para pilotagem?

drones-o-que-e-e-quais-as-regras-para-pilotagem

Os drones ficaram cada vez mais populares com o passar dos anos, e hoje deixaram de ser um item apenas nas coleções de fotógrafos e videomakers profissionais, e começaram a ganhar o coração do público geral. 

Mas você conhece as funcionalidades do drone e para que tipo de situação ele pode ser utilizado? Então continue lendo para entender todas as regras que existem para a utilização deles.

O que é o drone

o-que-e-um-drone

Saiba qual é a funcionalidade de um Drone

O drone é um veículo aéreo não tripulado que pode ser controlado remotamente. Esse controle é feito por ondas de rádio que são captadas pelo aparelho e permitem que ele se mova de acordo com a necessidade de seu usuário. 

Ele foi idealizado pelo exército americano como uma arma de guerra a fim de monitorar os inimigos sem colocar seus soldados em risco, mas logo foi apropriado por outras áreas da sociedade e hoje é utilizado em diversos meios como na indústria cinematográfica e até nas entregas de pedidos de grandes empresas. 

Para o que posso usar?

Os drones são bastante eficientes e podem ser usados para várias atividades. O drone com câmera, por exemplo, é perfeito para quem gosta de fotografia ou de vídeos, já que permite gerar imagens de grandes alturas, que normalmente não seria possível de outras maneiras. 

saiba-qual-a-funcionalidade-de-um-drone

Os drones, permitem que você faça fotos e vídeos nas alturas

Além disso, existem também competições de pilotagem desses itens que são permitidas, bem como o uso recreativo em determinadas regiões segundo as regulamentações impostas pela ANAC.

Regras de pilotagem no Brasil

E caso você se interesse pelos drones, é importante saber que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem várias regras para que o uso não atrapalhe o espaço aéreo. Segundo a instituição, esses itens  só podem ser operados em áreas com no mínimo 30 metros horizontais de distância das pessoas não envolvidas com a operação e cada piloto remoto só poderá operar um equipamento por vez.

saiba-quais-sao-as-regras-para-usar-um-drone-no-brasil

No Brasil, para usar um drone existe uma série de normas

Além disso, é importante ficar atento ao peso da carga que seu drone carrega. Aqueles com peso máximo de decolagem de até 250 gramas não precisam ser cadastrados junto à ANAC. Os modelos operados em linha de até 400 pés acima do nível do solo devem ser cadastrados e, nesses casos, o piloto deverá possuir licença e habilitação, que deve ser retirada no site da instituição. 

Agora que você já sabe tudo sobre os drones no mercado, acesse o site da Lojas Colombo e encontre o modelo ideal para as suas necessidades. Entre e confira!