Seu Pet

Regras do uso de focinheira para cães

Passear com os cachorros é uma tarefa que todo tutor faz com frequência. Mas você sabia que para andar com algumas raças na rua você precisa colocar uma focinheira no seu companheiro? Nesse post vamos te contar todas as regras para o uso de focinheira para cães, para que você e seu amigo possam aproveitar os passeios sem nenhum incidente. Confira!

Uso da focinheira é lei!

Todos sabemos que um animal ser agressivo está intimamente relacionado com o modo como ele foi criado. E ser ou não educado não é a justificativa para se negar a utilizar a focinheira para cachorro, já que, em muitos estados do país, esse item é obrigatório e o tutor está sujeito à multa caso não a respeite.

Entre os estados onde é obrigatório o uso da focinheira em locais fechados e abertos ao público estão São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. E vale lembrar que os detalhes sobre esse uso e locais exigidos pode variar em cada região, por isso os donos devem ficar atentos e buscar mais informações junto ao governo do estado. 

Quem precisa utilizar

As raças que são obrigadas a utilizar a focinheira em via pública são aquelas de porte grande, que são geralmente estereotipadas (muitas vezes de forma errônea) como mais agressivas.

Entre elas estão o Pitbull e suas variações, como Staffordishire, Bull Terrier e American Bully, além dos Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano

Tipos de focinheiras

Existem muitos tipos de focinheiras disponíveis no mercado pet. Confira os principais tipos para poder escolher a que melhor se adapta ao seu companheiro.

Cesto ou grade

A focinheira grade, também conhecida como cesta, permite que o animal respire sem nenhuma dificuldade, além de possibilitar também que ele beba água e coma, mesmo enquanto utiliza o item. Ela costuma se adaptar facilmente à maioria dos cachorros, sendo uma ótima opção para adestramento e para os passeios mais longos. Ela pode ser feita com diversos materiais, sendo que os mais comuns são as de metal e plástico e também é encontrada em diversos tamanhos. 

Nylon 

Existem também focinheiras de Nylon, que às vezes também podem ser fabricadas em outros tecidos, é um tipo bastante confortável, porém só é indicada para ser utilizada em casos pontuais. Isso porque esse tipo de focinheira não permite que o cachorro ofegue, beba água ou coma, o que aumenta o estresse do animal e pode até mesmo causar uma emergência veterinária. 

De adestramento

Também conhecida como cabresto, essa focinheira é a mais indicada para treinar o animal, sendo que evitar que o cão morda as pessoas não é o seu principal objetivo. Com ela o tutor pode direcionar a atenção do cachorro com pequenos puxões na guia, ajudando no aprendizado. Mas vale lembrar que o seu uso só é recomendado para adestradores e pessoas que já tiveram indicações de especialistas. 

Para cães braquicefálicos

Algumas raças de cães, como o boxer, bulldogue francês, pug e alguns outros, são considerados braquicefálicos, ou seja, possuem crânio redondo e focinho achatado, o que favorecem o aparecimento de problemas de saúde relacionados à respiração. E para esses animais, escolher uma focinheira adequada é essencial para não prejudicar ainda mais esses animais. Nesses casos as focinheiras grade são as mais indicadas, sendo que os tutores devem evitar as de tecido, uma vez que esse modelo tende a prender a respiração. 

Dicas para um passeio tranquilo e seguro

Para que o passeio seja mais tranquilo, é importante que o cachorro se acostume com o uso da focinheira. O mais importante para que isso aconteça é associar o uso a algum reforço positivo, como carinho, comemoração, petisco, etc. 

O ideal é que você acostume o seu companheiro por cerca de duas semanas dentro de casa, para que na primeira vez que ele sair com o item, já esteja acostumado. 

É sempre bom lembrar também que é muito importante ficar atento ao animal durante o uso, e caso note que ele se sente incomodado, o ideal é retirar a focinheira, caso não seja de uso obrigatório, para evitar que ele associe o uso a algo negativo. 

E aqui na Lojas Colombo você encontra todo tipo de focinheira para o seu pet. Basta acessar o site e comprar online ou visitar uma das unidades da Colombo Casa Pet mais próxima a você!