É comum escutar que gatos não gostam de banho porque se limpam sozinhos, mas isso não é bem uma verdade. Os felinos são animais bastante higiênicos e ao se lamberem retiram pelos mortos e também eliminam a sujeira superficial que lá se encontra, mas será que só isso é o suficiente? Afinal, quando devemos dar banho nos gatos?
A frequência ideal
A frequência ideal de banhos nos bichanos depende muito do estilo de vida que ele e seus tutores levam. Gatos morando em apartamentos telados e não saem do ambiente doméstico precisam de banhos com menos frequência do que aqueles que têm livre circulação pela rua.
O mais indicado é que o banho só ocorra em situações específicas em que a limpeza diária do gato não seja suficiente, como o contato com lama, acidentes com substâncias pegajosas e outros acontecimentos parecidos.
Quando nada disso ocorrer, o mais indicado é que o banho nos gatos aconteça a cada seis meses aproximadamente, priorizando os meses mais quentes do ano para que eles não sintam frio ao sair da ducha e não corram riscos de desenvolverem alguma doença.
Como dar banho em gato
Dar banho em gato pode ser uma tarefa difícil, já que a maioria dos animais não gosta muito do contato da água, tornando os banhos uma tarefa cheias de miados e arranhões. Para facilitar essa situação, vamos te dar algumas dicas para tornar essa experiência mais tranquila para você e seu companheiro. Confira:
– Corte as unhas do gato antes do banho para reduzir as chances de arranhões.
– Coloque um pano ou tapete antiderrapante no piso para evitar que ele escorregue e se assuste.
– Tenha cuidado para que a água não entre nos ouvidos dele. Use um balde ou mangueira para ter mais controle na hora de molhar o gato.
– Nada de medo, já que eles podem sentir as suas emoções, e se você estiver nervoso, o seu companheiro também ficará.
– Deixe que o animal se acostume com o ambiente antes de começar a dar banho, assim, ele terá mais confiança e ficará mais calmo.
– Use um shampoo especial para a pelagem do gato. Nunca use shampoos para cães ou pessoas nos felinos, já que sua pele é muito sensível.
– Depois do banho, seque ele com uma toalha. O secador pode ser utilizado, mas o barulho pode assustar o bichano. Faça o teste e descubra qual o método mais eficaz para o seu animal.
Acesse nosso departamento de Pets. Aqui você encontra tudo o que precisa para o banho do seu bichano e amigo peludo ficar ainda mais bonito e cheiroso.