Quando dar banho em gatos? | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Quando dar banho em gatos?

iStock 916111836

É comum escutar que gatos não gostam de banho porque se limpam sozinhos, mas isso não é bem uma verdade. Os felinos são animais bastante higiênicos e ao se lamberem retiram pelos mortos e também eliminam a sujeira superficial que lá se encontra, mas será que só isso é o suficiente? Afinal, quando devemos dar banho nos gatos?

A frequência ideal

A frequência ideal de banhos nos bichanos depende muito do estilo de vida que ele e seus tutores levam. Gatos morando em apartamentos telados e não saem do ambiente doméstico precisam de banhos com menos frequência do que aqueles que têm livre circulação pela rua. 

O mais indicado é que o banho só ocorra em situações específicas em que a limpeza diária do gato não seja suficiente, como o contato com lama, acidentes com substâncias pegajosas e outros acontecimentos parecidos. 

o-banho-so-ocorra-em-situacoes-especificas-em-que-a-limpeza-diaria-do-gato-nao-seja-suficiente

Quando nada disso ocorrer, o mais indicado é que o banho nos gatos aconteça a cada seis meses aproximadamente, priorizando os meses mais quentes do ano para que eles não sintam frio ao sair da ducha e não corram riscos de desenvolverem alguma doença. 

Como dar banho em gato

Dar banho em gato pode ser uma tarefa difícil, já que a maioria dos animais não gosta muito do contato da água, tornando os banhos uma tarefa cheias de miados e arranhões. Para facilitar essa situação, vamos te dar algumas dicas para tornar essa experiência mais tranquila para você e seu companheiro. Confira:

– Corte as unhas do gato antes do banho para reduzir as chances de arranhões.

– Coloque um pano ou tapete antiderrapante no piso para evitar que ele escorregue e se assuste.

– Tenha cuidado para que a água não entre nos ouvidos dele. Use um balde ou mangueira para ter mais controle na hora de molhar o gato.

dar-banho-em-gato-pode-ser-uma-tarefa-dificil-ja-que-a-maioria-dos-animais-nao-gosta-muito-do-contato-da-agua

– Nada de medo, já que eles podem sentir as suas emoções, e se você estiver nervoso, o seu companheiro também ficará.

– Deixe que o animal se acostume com o ambiente antes de começar a dar banho, assim, ele terá mais confiança e ficará mais calmo.

– Use um shampoo especial para a pelagem do gato. Nunca use shampoos para cães ou pessoas nos felinos, já que sua pele é muito sensível. 

– Depois do banho, seque ele com uma toalha. O secador pode ser utilizado, mas o barulho pode assustar o bichano. Faça o teste e descubra qual o método mais eficaz para o seu animal. 

e-inidicado-utilizar-toalha-para-ser-seu-pet-o-secador-pode-assustar-lo

Na Colombo Pet você encontra tudo o que precisa para o banho do seu bichano! Acesse nosso departamento de Pets ou visite uma de nossas lojas para conferir as opções de shampoos, condicionadores e acessórios para seu amigo peludo ficar ainda mais bonito e cheiroso.