Motivos para ter roedores como pets | Blog Colombo
Seu Pet

Motivos para ter roedores como pets

iStock 1161903105

Conheça as vantagens dessas espécies e os cuidados que eles devem receber para viverem saudáveis

Os roedores estão cada vez mais se tornando uma opção popular de pet, já que seus cuidados coincidem melhor com a vida agitada das pessoas e os espaços pequenos em que moram. Confira aqui no Blog Colombo as vantagens de ter esses animais em casa como bichos de estimação.

Vantagem dos roedores

Apesar de não muito comuns, os roedores podem ser extremamente carinhosos e desenvolverem um laço forte com os donos. Além disso, as gaiolas são lugares ideais para a criação deles. Não consome um grande espaço dentro de casa e ideal, principalmente para quem mora em apartamentos ou espaços pequenos.

E se essas características não fossem suficientes, eles não demandam passeios diários, assim seus cuidados podem se adequar melhor a rotina corrida da atualidade e também geram custos menores do que outras espécies de animais de estimação. 

Principais cuidados

Mesmo sendo mais fácil de cuidar do que cães e gatos, os roedores também necessitam de cuidados para que vivam felizes e saudáveis. Em primeiro lugar é necessário arrumar uma gaiola para o pet, com um local para ele usar como esconderijo, além de comida balanceada e água fresca o tempo todo, além de uma roda de exercícios para que ele possa gastar energia. Vale lembrar que a gaiola do seu amigo precisa estar em um lugar protegido do sol, umidade ou correntes de ar muito fortes. 

A alimentação é muito importante e deve ser balanceada, contemplando rações, frutas e legumes, e ser específica para cada espécie, já que cada uma tem uma necessidade nutricional diferente.  Mesmo que sejam pequenos, as visitas ao veterinário precisam acontecer anualmente, a não ser que note algum sintoma, nesse caso a ida precisa acontecer imediatamente. 

Principais espécies de roedores

Existem inúmeros roedores que podem se tornar animais de estimação, mas os principais são os hamsters, camundongos, coelhos e chinchilas. A estimativa de vida dessas espécies variam bastante, indo de 2 anos no caso dos camundongos até 11 como os coelhos. 

tipos-de-roedores-cuidados-que-temos-que-tomar-para-ter-em-casa.

Antes de adquirir seu novo pet, pesquise bastante sobre a espécie, converse com um veterinário e certifique-se que ele pode se adequar à rotina de sua família.