Seu Pet

Cuidados com higiene de hamsters

cuidados-com-higiene-de-hamsters

Os hamsters são animais de estimação que teoricamente demandam menos cuidados do que cães e gatos, mas isso não significa que se manterão saudáveis apenas com comida e água. A higiene dos roedores também é muito importante para que eles tenham uma vida longa e saudável, por isso você tem que tomar alguns cuidados com o hamster.

Como cuidar de um hamster?

como-ter-todos-os-cuidados-essenciais-de-um-hamster

Existem algumas rotinas que você precisa manter para fazer a higiene completa dos hamsters. Para ajudar a manter seu bichinho saudável, confira algumas dicas para deixar o seu companheiro cheiroso e limpo.

Limpeza da gaiola

O primeiro passo para fazer uma higiene adequada é limpar a gaiola. Para isso, retire o seu amigo de lá e coloque-o em um lugar seguro, para que assim ele não se assuste com a movimentação. Depois é necessário remover todos os itens da gaiola, para assim ter mais eficiência na hora da faxina.

Para a higienização, nada de utilizar produtos comuns, já que podem ser bastante prejudiciais para os hamsters. O ideal é que a limpeza seja feita apenas com água e esponja, e depois deve ser seco com pano limpo.

O último passo é renovar o substrato da gaiola, colocando nova serragem e granulado para ajudar a manter a gaiola adequada para o animal por mais tempo.

Bebedouros e comedouros

bebedouro-e-comedouro

Para o local onde o seu companheiro toma água e faz as suas refeições, a limpeza precisa ser redobrada. Para deixar os itens adequados para ele, limpe-os bem com água e amônia quartenária, que ajuda a barrar a proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde do hamster.

Higienização dos acessórios

Já no caso dos demais acessórios presentes nas gaiolas, a limpeza básica é suficiente, com bucha e água, e eles podem ser colocados de volta no lugar a partir do momento que eles e a gaiola estiverem completamente secos, um processo que pode demorar algumas horas.

Hamster pode tomar banho?

E, caso você não saiba, os hamsters não podem tomar banho. Assim como os gatos, eles fazem a sua própria limpeza com a língua, e de maneira geral, conseguem se manter bastante higienizados dessa forma.

saiba-como-higienizar-um-hamster

Mas, caso o seu bichinho esteja muito sujo, ou cheirando mal, existem alguns produtos feitos para eles, que são completamente seguros e não prejudicam a saúde do seu companheiro.

E se você quiser encontrar esse e outros produtos para cuidar do seu roedor, é só passar em uma das lojas da Colombo Casa Pet, já que lá temos tudo para o cuidado com o seu animal de estimação!