Estilo de Vida

Dia do esportista: dicas para um exercício mais saudável

dia-do-esportista-dicas-para-um-exercicio-mais-saudavel

Fazer exercícios físicos é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Por conta da pandemia, muitas pessoas aderiram ao treino em casa para se manter ativo mesmo em isolamento.

Mas, fazer exercício físico em casa sem acompanhamento pode ser perigoso e causar dores musculares e até mesmo lesões graves. Para celebrar o dia do esportista, chamamos um personal trainer e uma nutricionista para falar um pouco sobre os cuidados necessários durante essa prática. Confira!

Como fazer exercício físico em casa

danca-e-indicada-para-aumento-do-gasto-calorico

Existem diversas atividades que você pode fazer em casa e ajudam seu corpo a se manter em movimento. Os exemplos mais comuns e que podem ser praticados sem precisar de uma grande estrutura física são: o treino funcional, que fortalece utilizando o peso do corpo, a dança, que é indicada para aumento do gasto calórico e pilates ou alongamento para treinar a flexibilidade e alinhamento corporal.

Como qualquer atividade física, algumas precauções com essas práticas são necessárias, como explica Alan Brasil, especialista em treinamento fitness. “Vários cuidados são fundamentais para a segurança e eficácia dos exercícios em casa, como fazer exercício sempre com a indicação de um profissional, usar tênis nas atividades de impacto como corridas e saltos e respeitar seu corpo começando sempre a atividade com pequenas repetições e progressivamente aumentando a duração do treino”.

exercite-se-em-casa-de-forma-adequada

E mesmo que você não tenha equipamentos de academia em casa, existem alguns itens rotineiros da casa que podem ser utilizados. “Toalhas podem servir de colchonete quando estiver deitado, aulas utilizando peso, sacos de feijão podem ser opções e cabo de vassouras em aulas de alongamentos também são utilizáveis”, Alan afirma.

O acompanhamento de um personal também é fundamental, seja ele online ou presencial. “ Isso faz muita diferença, principalmente na segurança dos exercícios, na motivação e na montagem de treinos feitos exclusivamente para atender seus objetivos”, conclui o especialista.

A dieta para a atividade física

converse-com-nutricionista-para-ter-uma-dieta-adequada.jpg

Uma dieta correta também é super importante para realizar os exercícios e consequentemente atingir os objetivos desejados. Segundo a nutricionista Andressa Florencio “o mais importante é fazer uma boa refeição antes e depois do exercício. Cerca de 1 hora antes precisamos de uma refeição que inclua uma boa fonte de carboidrato, para obtermos energia para o exercício através do glicogênio muscular, assim, não degradamos a massa muscular. Posterior ao exercício é necessária uma boa fonte proteica para recuperação e regeneração do músculo, aliado a uma fonte de carboidrato de rápida absorção, para repor a energia gasta”.

Não é somente na hora das atividades físicas que devemos ficar de olho na alimentação, já que a perda de peso e ganho de massa muscular está muito ligada a qualidade da alimentação, que deve seguir regras específicas para o seu objetivo.

Mesmo podendo ser personalizada, Andressa afirma que “a dieta deve ser variada, de maneira geral, contendo boas fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais, devendo ser fracionada em média de 5 a 7 refeições ao dia, tendo atenção ao pré e pós-treino. Além disso, é fundamental que se tenha uma ingestão hídrica adequada”.

e-necessario-ter-de-5-a-7-refeicoes-diarias

E a nutricionista ainda reforça que uma alimentação adequada está diretamente relacionada com melhora na qualidade de vida, melhora nos indicadores de saúde, tendo reflexo não só na nossa saúde física, mas também na nossa saúde mental. Além disso, a alimentação saudável é essencial para a prevenção de diversas doenças, tendo impacto desde a infância até o envelhecimento.

E caso você precise de algum item para potencializar os seus exercícios ou até mesmo para preparar a sua alimentação saudável pré e pós treino, é só acessar o site da Lojas Colombo, já que lá você encontra tudo o que precisa com as melhores condições de pagamento!