Desde que a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil, muitas dúvidas surgiram em volta do assunto. Um deles é sobre a possibilidade de animais de estimação contraírem e transmitirem a doença. Segundo especialistas, os nossos companheiros domésticos não podem pegar esse novo tipo de coronavírus que contamina os humanos, e muito menos, transmitir esse vírus para seus tutores.
Confira aqui no Blog Colombo um pouco mais sobre o assunto. Veja se os pets podem ou não pegar o coronavírus e como proteger eles.

Convivendo com pessoas infectadas
Nesse primeiro momento, os pets que convivem com donos que tem a doença não estão em perigo. Apesar disso, vale lembrar que esse é um vírus mutável, que pode se modificar novamente e eventualmente começar a afetar nossos amigos de quatro patas. Mas nada de pânico! Os pesquisadores afirmam que a chance de isso acontecer são muito pequenas.
Outro tipo de coronavírus
Apesar do novo COVID-19 não afetar cães e gatos, existe um tipo de coronavírus que pode sim infectar nossos companheiros. Esse vírus existe há muito tempo e pode causar uma infecção moderada. Os principais sintomas da doença são: temperatura corporal superior a 40 ºC, tremores, vômitos, desidratação, perda de apetite, diarreia fétida e sangue e muco nas fezes.
Na maioria dos casos os sintomas, assim como a infecção, passam depois de aproximadamente 36 horas depois do aparecimento dos primeiros sinais de contaminação e não se desenvolvem para um quadro crônico.
Como fortalecer a imunidade nos pets
Para garantir que o sistema imune de seus pets está em dia, a principal dica é prover uma dieta balanceada, com todos os nutrientes adequados para cada raça e porte do animal. Além disso, ter as vacinas em dia é essencial para prevenir contra o coronavírus animal e também várias outras doenças. Lembre-se de fazer check-ups anuais com o veterinário para garantir que a saúde do seu amigo está 100%.
Aqui na Lojas Colombo você encontra tudo o que precisa para deixar seu bichinho e feliz e viver com qualidade de vida!