Conheça 5 raças de gato peludo | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Conheça 5 raças de gato peludo

Conheca 5 racas de gato peludo

Ter um gatinho peludinho é o desejo de muitos tutores que sonham em passar várias horas acariciando os pêlos macios. E existem algumas raças de felinos que são conhecidas justamente por essa característica. E se você não se importa em encher a suas roupas com os fios dos animais, confira a lista que montamos com as raças de gato peludo mais famosas!

Persa

Essa é uma das raças de gatos mais famosas do mundo. Segundo especialistas, a raça nasceu do cruzamento de gato Selvagem Europeu e o Gato-de-Pallas, originários do  antigo Império Persa, onde hoje se localiza o Irã.

Persa

Durante a Idade Média esses bichos foram perseguidos, e com o passar dos anos, se tornaram muito populares na Europa, principalmente no Reino Unido. Com isso, muitas pessoas começaram a importar a raça e ela se disseminou pelo mundo todo. 

Sua pelagem é longa  e longa e solta, mesmo na sua cauda que costuma ser menor do que outros gatos. Além disso, a raça pode ter sete colorações diferentes como branco, preto, azul, chocolate, lilás, vermelho ou creme, que são as cores sólidas, mas também é possível encontrar gatos dessa espécie  bicolores e também tricolores. E a cor dos olhos está diretamente relacionada às cores dos seus pelos. Os persas brancos, por exemplo, têm olhos azuis ou amarronzados brilhantes, cores que também podem estar presentes em persas de cores sólidas enquanto os persas prateados e dourados têm olhos verdes ou azuis esverdeados.

Eles costumam ser bastante calmos e inteligentes, são dóceis com todos da família, inclusive com crianças. Apesar disso, eles não gostam tanto de brincar nem pular nos móveis da casa, preferindo muito mais um carinho ao seu lado no sofá. 

E caso decida ter um gato dessa raça fique atento, pois os persas são mais propensos a desenvolver doenças relacionadas ao fato de possuir o crânio mais largo em relação ao seu comprimento. Além disso, eles também podem ter problemas de visão, respiratórios, ortopédicos e alguns tipos de dermatite. 

Maine Coon

Maine-Coon

Se você procura uma raça de gato grande e peludo, então o Maine Coon é a escolha certa de pet para você! Eles podem chegar a ter até 1 metro de comprimento, mas costumam ficar em torno de 30 e 41 centímetros e, além disso, podem pesar em média, 13 quilos, chegando ao máximo até os 16 quilos, sendo um dos maiores na categoria dos felinos domésticos.

A principal teoria é que a raça é descendente do gato norueguês da floresta, e foi trazida para as Américas pelos Vikings e ganhou o seu nome da cidade do Maine nos Estados Unidos onde sua origem foi designada. 

O seu pelo é bastante longo, principalmente em volta do pescoço, barriga e laterais do corpo, ficando um pouco mais curto na cabeça e nos ombros. Em relação às cores, elas podem variar bastante, sendo vistos em branco, preto, laranja e malhados. 

O Maine Coon é extremamente dócil e carinhoso, ideal para famílias com crianças, já que adoram brincar e fazer companhia para os seus tutores. Ele se adapta facilmente a qualquer ambiente e também se dá muito bem com outros animais, porém é recomendado para quem tem mais espaço em casa, já que adoram correr, brincar e caçar ao ar livre. 

Em relação à saúde, é comum que essa raça sofra com algumas doenças renais e cardíacas, mas em geral são gatos bastante saudáveis e costumam viver em média 13 anos. 

Angorá

Angora

A origem desse gato aconteceu na Turquia, e ele recebeu o seu nome em homenagem a uma das cidades do país. Segundo especialistas, a raça foi desenvolvida a partir de um gato africano, assim como a maioria dos gatos domésticos que conhecemos hoje.

A pelagem dessa raça é uma das suas principais características, sendo longa e lisa e mais comprida em volta do pescoço, barriga e cauda. A maioria dos felinos dessa espécie costuma ser branca, mas também é possível encontrar exemplares em preto, azul, chocolate e prata. Além disso, suas orelhas são grandes e pontiagudas, dando a sensação que ele sempre está atento a tudo que você fala e muitos deles, principalmente os de pelagem branca, costumam nascer com heterocromia, ou seja, um olho azul e outro verde ou dourado. 

O Angorá é um gatinho bastante sociável, que se dá bem com outros pets e que também tem adoração por seus tutores, gostando sempre de acompanhá-los dentro de casa. Eles também costumam gostar muito de brincadeiras, principalmente brincadeiras com bolinhas e caçadas e também subir em móveis. 

Essa raça tem porte médio e costumam pesar entre 3 e 9 quilos, podendo viver até os 14 anos. Apesar disso, eles podem apresentar alguns problemas de saúde, principalmente referente à sua estrutura óssea frágil e problemas urinários, que precisam ser observados de perto pelos tutores. Muitos deles, principalmente os que nascem com olhos azuis, também têm tendência a apresentar surdez, já aqueles que nascem com olhos dourados, por via de regra, sempre serão surdos. 

Ragdoll

Ragdoll.jpg

Essa é uma das espécies de gatos mais recentes, tendo sido criada nos Estados Unidos nos anos 1950. Por ter sido criada em território americano, é bastante difícil encontrar bichanos dessa raça fora de lá, e quando aparecem em outros locais é porque foram importados. 

Os gatos Ragdoll são considerados de grande porte, sendo que ele pode atingir até 60 centímetros de comprimento e podem também pesar quase dez quilos. Eles contam com um corpo esbelto com bastante pêlo, principalmente em volta da cabeça, dando a impressão que são maiores. Sua pelagem possui diferentes padrões, com as patas de cores inversas do restante da pelagem. No Ragdoll Bicolorpossuem, é comum aparecer uma marcação em V invertido na testa.

E se você quer um gatinho que ama colo e vai ficar com você o tempo todo, essa é a raça que deve escolher! Ela ama companhia e consegue viver muito bem em apartamentos, já que não necessita de muito espaço para explorar, podendo brincar e ser estimulado em espaço menores. Mas lembre-se, por ser tão apegado aos tutores, se você passa muito tempo fora de casa, essa pode não ser a escolha ideal, já que ele pode ficar visivelmente abatido ao não estar junto a seus amigos. 

Essa também é uma raça bastante saudável, e uma das únicas predisposições de doenças é o risco de  cardiomiopatia hipertrófica, um problema relacionado ao coração. Além disso, é importante que os donos fiquem atentos ao peso dos gatos, já que se ultrapassarem 9 quilos, podem começar a desenvolver alguns problemas. Além disso, a sua expectativa de vida é bem alta, com uma média de 16 anos, podendo chegar também aos 20 se for bem cuidado. 

Sagrado da Birmânia

Também chamado de Birmanês, ele é originário dos templos budistas da Ásia, e depois de levado para a França e se popularizou, criando uma demanda para procriação da raça. 

Sagrado-da-Birmania

Sua pelagem é um pouco mais curta do que as outras raças que citamos nesse texto, mas é muito sedosa e chegam a brilhar quando acariciadas. Entre as pelagens mais comuns estão o preto, dourado, cinza e azul. E seu pêlo não é completamente de uma única cor, já que outra característica da raça é apresentar as patinhas brancas, como se usassem meias. Além disso, seu corpo é mais compacto, porém musculoso, e podem chegar a pesar até sete quilos quando atingem a idade adulta. 

O Birmanês normalmente se apega fortemente à uma única pessoa, e por conta disso pode ser um pouco possessivo com o seu tutor, querendo estar perto dele o tempo todo e sentindo ciúmes quando ele dá atenção a outras pessoas ou animais. Eles também são territorialistas e não gostam de mudanças em seu ambiente. Apesar disso, eles têm bastante energia e adoram brincar.

No quesito saúde, a raça pode sofrer com algumas doenças como imunodeficiência e aumento no risco de infecções e também têm tendência a desenvolver depressão se passarem muito tempo longe dos seus donos. Apesar disso, ele é bastante saudável e costuma viver até os 16 anos. 

Gostou das nossas recomendações? Então escolha o peludo que mais combina com você  e passe em uma das lojas da Colombo Pet para adquirir todos os produtos necessários que o seu gatinho precisará para ter uma vida feliz e saudável. Acesse também o nosso departamento de Pets na Lojas Colombo se preferir comprar online!