Como‌ ‌montar‌ ‌um‌ ‌aquário?‌ Veja dicas simples | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Como‌ ‌montar‌ ‌um‌ ‌aquário?‌

saiba como montar um aquario

Muita gente quer ter um aquário em casa, mas não sabe por onde começar a montá-lo. Por isso, hoje a Lojas Colombo montou um pequeno guia para te ajudar nessa tarefa, para provar ser simples montar um aquário, deixando o ambiente preparado para receber os peixes. Confira!

O que não pode faltar

Para montar um aquário ideal, existem alguns itens que não podem faltar. Eles são:

  • Recipiente do aquário;
  • Filtro;
  • Bomba de oxigênio;
  • Termostato;
  • Termómetro;
  • Luminária.

Escolhendo o tamanho do aquário

De maneira geral, o tamanho do aquário deverá ser escolhido com base nos peixes que você deseja ter. Espécies como os Bettas, Tetra e Tanictis costumam se dar bem em ambientes menores, mas se desejar animais maiores, que gostam de viver com mais indivíduos, a melhor opção é aderir a um aquário maior.

Se acaso estiver em dúvida de quais espécies podem conviver juntas, nós fizemos um post justamente sobre isso, e você pode ir até lá para conferir e finalmente escolher as que mais gosta. 

menino olhando para o aquário

Posicionamento

A localização do aquário na casa também é um fator importante para ficar de olho, já que isso pode influenciar diretamente na saúde e bem-estar dos seus animais. O ideal é que ele fique localizado em um ambiente onde o sol não bata diretamente e que tenha uma temperatura média constante, sem muitas oscilações. Além disso, é bastante importante que ele fique próximo a uma parede e esteja perto de uma tomada para poder conectar os itens como bomba e filtro. 

Enriquecimentos ambientais

A decoração do aquário, além de ser esteticamente bonita, também é importante para que os peixes sintam que estão em seu habitat, por isso o mais recomendado é o uso de itens naturais. Entre os que não podem faltar estão o substrato, sendo normalmente composto por areia e pedrinhas, e fica localizado no fundo do aquário. Vale lembrar que esse item também mexe com a química do aquário, então prefira elementos neutros, como o quartzo.

Além disso, oferecer espaços para os peixes relaxarem também é importante, mas fique atento para não exagerar na decoração, já que isso pode atrapalhar o nado dos peixes. 

Como preparar a água

A água que sai da nossa torneira conta com vários elementos que permitem que ela se torne propícia para o consumo, como é o caso do cloro. Mas essas substâncias podem ser letais para os peixes, por isso você precisa prestar muita atenção na hora de preparar a água do seu aquário. 

Separe um balde para fazer o tratamento e nunca o use para nenhuma outra atividade na casa. Depois encha ele com água da torneira e faça um teste de leitura química da água. Existem kits que vêm prontos para facilitar ainda mais essa tarefa. Caso esse teste detecte o cloro na água, você precisa aplicar o condicionador anti-cloro no balde. Depois basta fazer o teste novamente para confirmar que tudo tenha sido eliminado. 

como montar um aquário: teste climatização do peixe

Controle de Ph e temperatura

Além de ficar de olho nas substâncias tóxicas para os peixes, outro fator que você precisa ficar de olho é o Ph da água. O PH é o índice que revela se um meio é ácido ou alcalino, e as variações do PH podem prejudicar a qualidade de vida e até ocasionar a morte dos peixes no aquário, já que afeta diretamente os processos metabólicos e fisiológicos desses animais.

Pesquise sobre as espécies que pretende ter antes de ajustar o Ph, já que alguns animais necessitam de valores diferentes. Mas de maneira geral, para peixes de água doce, um Ph entre 6,8 a 7,2 será bem recebido pela maioria das espécies. 

Caso a sua água não esteja com o índice desejado, utilize um tamponador, que deixará o Ph em um valor estável.

No quesito temperatura, o ideal é que ela fique em torno de 25 °C, e nos locais mais frios principalmente durante os meses de inverno, um termostato pode ser uma boa opção para manter o calor indicado para os peixes. 

Adaptando os peixes ao novo ambiente

Para colocar os peixes no seu novo lar não basta somente inseri-los na água. Antes é preciso que eles passem por um processo chamado aclimatização. Durante 15 minutos você vai deixar os peixes nos saquinhos nos quais eles vieram da loja, mas irá mergulhá-los dentro do aquário. Isso permite que a temperatura da sacola fique igual a do aquário. Depois desse período, basta abrir os saquinhos e oficialmente transferi-los para o novo lar. 

Agora é só seguir cuidando dos seus novos companheiros, oferecendo a quantidade de comida certa e também realizando a limpeza de forma adequada. Se precisar de alguma coisa para realizar essas tarefas, é só visitar a categoria Pets do site da Lojas Colombo.