Seu Pet

Como dar banho no pet em casa?

Dar banho em pet em casa pode ser um desafio, principalmente para quem não tem experiência com essa atividade. Mas existem algumas técnicas que podem auxiliar nesse momento, para tornar o banho menos estressante para os tutores e para os animais. Quer saber como? Então é só continuar lendo!

Passo a passo para dar banho em cachorro

Apesar de alguns cães não serem muito fãs da hora do banho, a maioria se dá bem durante essa atividade. A frequência desses banhos vai depender de alguns fatores como os hábitos do seu cão, a pelagem, frequência de passeios, estação do ano e outras coisas. O ideal é conversar com o veterinário para que ele informe a periodicidade correta para o seu companheiro. 

Acompanhe agora o passo a passo para dar banho no seu cachorro:

  • Escovação dos pelos

O primeiro passo para tornar o banho do seu cachorro mais simples, é pentear os seus pelos antes do banho. Isso é essencial principalmente para aqueles animais com pelos mais longos, que se embaraçam facilmente. Isso evita que eles se embaracem ainda mais durante o banho, e também ajuda a eliminar os pelos e pele morta, tornando o banho mais simples e rápido. 

  • Cuide dos ouvidos

Os ouvidos dos cães são bastante sensíveis e podem infeccionar com facilidade se não forem limpos com regularidade e se entrarem em contato com água. Por isso, limpe a parte externa com gaze ou com uma toalha úmida com água morna para tirar a sujeira mais superficial e coloque algodão nas orelhas do seu companheiro para evitar o acúmulo de água. Também existem “toucas de banho” específicas para os animais, que servem para evitar o contato com a água. 

  • Lavando os pelos

Comece umedecendo os pelos do seu companheiro com água morna. Depois que ele estiver bem molhado, você pode espalhar o shampoo por todo o corpo do cachorro, esfregando bem principalmente as patas e a região íntima, que costumam acumular mais sujeira. Faça isso com movimentos circulares, para espalhar bem o produto e retirar todos os resíduos que possam estar presentes nos pelos. Depois disso enxágue com bastante água morna, até que não sobrar mais nenhum resíduo do sabão. Depois é só espalhar o condicionador, repetindo os movimentos feitos anteriormente e deixá-lo agir por alguns minutos, antes de retirá-lo também com água morna. 

  • Seque os pelos

Essa é a parte que a maioria dos cães não gosta muito. Comece o processo pegando uma toalha e retire o excesso de água no corpo do animal, esfregando o item pelo corpo dele. Depois que o excesso for retirado, pegue um secador e termine de secá-lo por completo. Para ele não ficar estressado com o barulho do aparelho, faça carinho e ofereça petiscos ou brinquedos.

Passo a passo para dar banho em gato

Os gatos são conhecidos por sua aversão à água, e por conta disso dar banhos neles em casa pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas que com alguns truques pode se tornar um pouco mais tranquila. Em primeiro lugar é importante lembrar que os gatos se higienizam sozinhos, por isso o banho deve ser feito apenas em ocasiões onde ele tenha entrado com substâncias grudentas ou difíceis de sair. Caso contrário, um banho a cada seis meses é mais do que o suficiente!

  • As unhas

O primeiro passo para dar banho no seu felino é cortar as suas unhas. Isso ajuda com que ele não consiga te arranhar durante o banho e nem machucar a si mesmo caso tente fugir da água. 

  • Retire o excesso de pelos

Gatos também costumam trocar de pelos com frequência, por isso, antes do banho escove-o e retire a maior quantidade possível de pelos, para conseguir limpar os fios saudáveis com mais facilidade. 

  • Onde dar banho

Dar banho no gato no chuveiro tradicional pode ser um desafio, principalmente se você não tem um box de vidro para garantir que ele não irá sair correndo do local, espalhando água e sabão pela casa. O mais indicado é que esse banho seja dado em uma banheira cheia com água morna, que costuma ser mais facilmente aceita pelos bichanos. 

  • Evite as orelhas

Assim como os cachorros, as orelhas dos gatos também são bastante sensíveis, por isso é importante limpá-las apenas com um pano e protegê-las enquanto lava o seu amigo. 

  • Lavando o gato

Comece aos poucos, molhando o animal com água morna do pescoço para baixo. A cabeça deve ser a última parte e deve ser higienizada apenas com um pano úmido. Com um shampoo específico para gatos espalhe por todo o corpo do animal, fazendo movimentos giratórios. Em seguida enxágue o sabão do corpo e aplique o condicionador no corpo do seu companheiro de deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. 

  • Enxágue bem

Ao tirar o animal da água, enrole-o em uma toalha e faça movimentos com ela para retirar o excesso. Muitos gatos não gostam do som dos secadores, e se esse for o caso do seu, deixe-o no sol para que se seque mais rapidamente. Para o caso dos gatos com pelos longos, não se esqueça de penteá-los antes que se sequem completamente. 

Gostou das nossas dicas? E caso precise de algo para deixar o banho do seu companheiro ainda melhor, basta acessar a categoria Pets do site da Lojas Colombo ou visitar uma das lojas físicas da Colombo Casa Pet, já que em ambos você encontra tudo para deixar a vida do seu amigo muito melhor!