Estilo de Vida

Como comprar bicicleta infantil?

Quase toda criança passa pela fase de pedir uma bicicleta de presente. E além de ser divertido, esse tipo de presente pode incentivar os pequenos a se manterem mais ativos, além de também trabalhar o equilíbrio. E se você está em dúvida sobre como escolher bicicleta infantil, a Lojas Colombo preparou esse post para te ajudar!

Tamanho ideal para bicicleta infantil

O tamanho ideal para a bicicleta está diretamente ligado ao peso e altura da criança, bem como sua idade e capacidade motora. O ideal é que na hora da escolha você leve o pequeno com você para que ele possa experimentar e escolher a que se sente mais confortável.

Mas, de maneira geral, existem algumas regras que você pode utilizar para saber o tamanho da bicicleta ideal para a criança. Confira a tabela abaixo:

  • Até 102 cm de altura – Aro 12”
  • De 102 cm até 117 cm de altura – Aro 16”
  • De 117 cm até 132 cm de altura – Aro 20”
  • De 132 cm até 160 cm de altura – Aro 24”

Além dos valores apresentados na tabela acima, vale também uma observação pessoal para ter certeza que o modelo é a melhor escolha. Tenha certeza que, ao ficar com a bicicleta entre as pernas, a criança tenha de 3 a 5 centímetros de distância entre o tubo superior da bike e o corpo dela, já que assim você evita eventuais acidentes que podem acontecer ao escolher o tamanho errado.

Configurações ideais

Além do tamanho da bicicleta, existem outros fatores que você precisa estar atento na hora da compra da bike. Na questão do peso, por exemplo, a recomendação é sempre que ela seja o mais leve possível, tornando mais fácil que a criança manobre o veículo.

Já a marcha e freio a disco não são recomendados para as crianças muito pequenas, sendo indicadas apenas para aquelas com mais habilidade com o item ou a partir do aro 20”, já que conferem mais peso à bike. O guidão deve ser mais estreito e macio, para que a criança consiga segurar sem dificuldade e sem nenhum prejuízo ao seu conforto enquanto estiver guiando, o selim precisa ser macio e proporcional ao peso dos pequenos.

 

Itens de segurança

E caso a criança ainda não tenha prática com esse item, é importante também fornecer alguns produtos para que ela esteja mais segura enquanto anda com o novo brinquedo. Em primeiro lugar, e que não pode faltar em nenhuma prática, é o capacete, que protege a cabeça e pescoço da criança caso ocorra algum acidente. Outros itens que também podem ser fornecidos são joelheiras e cotoveleiras, que protegem as articulações dos pequenos e também buzinas, refletores e retrovisores, que são extremamente úteis quando a brincadeira acontece na rua com passagem de carros. 

Agora que você já conhece mais sobre como escolher a bicicleta infantil ideal, acesse esse post para descobrir os principais benefícios da prática ou acesse a categoria de Esporte e Lazer para encontrar o modelo ideal para você!