Gatos são domesticados há mais de dez mil anos, e por conta disso, mudaram radicalmente seus hábitos alimentares ao longo dos séculos.
Originalmente carnívoros, a sua dieta baseava-se na caça de pequenos animais como roedores e pássaros. Hoje, a alimentação deles continua carnívora, mas agora isso se faz através de rações e quase nunca com o contato com a carne crua.
Por conta da sua evolução e pelo processo de domesticação, existem alimentos que são proibidos para os gatos, já que podem trazer graves problemas de saúde e, em casos extremos, até mesmo a morte. Por conta disso, fizemos uma lista com todos os alimentos proibidos para os bichanos para você nunca mais oferecer. Confira:
Carnes cruas
Apesar de no passado terem sido o principal alimento dos felinos, atualmente não se recomenda o consumo, já que pode acarretar na contaminação com diversos parasitas e bactérias que podem ser perigosos para a vida do animal.
Leite e derivados
Depois de passar da fase da amamentação, o corpo do gato para de produzir as enzimas necessárias para digerir produtos lácteos. Por conta disso, o consumo pode levar à diarreia e vômitos
Doces
Não ofereça aos seus gatos porque eles possuem muita gordura e poder ocasionar insuficiência renal nos bichos.
Sal
O sal não é bom para os gatos porque, se ingerido em excesso, pode acabar se acumulando nos rins e criar problemas na hora de drenar e eliminar toxinas. Além disso, o excesso de sal também pode ser o responsável por causar hipertensão.
Frutas proibidas
Frutas também podem fazer mal para os gatos, como é o caso do limão, que é muito ácido para o estômago do animal e o abacate, que por ter muita gordura pode causar problemas no estômago e no pâncreas. Além disso uvas e passas, sejam elas em natura ou secas, não se deve oferecer, já que podem ocasionar uma falha renal.
Como manter uma dieta saudável para gatos?
O ideal é que os tutores de gatos ofereçam uma dieta balanceada misturando rações secas que úmidas, já que ambas tem diferentes benefícios para os felinos. Além disso, dê preferência para marcas que utilizam ingredientes orgânicos e sem aditivos ou corantes, já que eles podem causar problemas de saúde para os bichanos à longo prazo.
Preste atenção também no tipo de ração que você comprar, já que existem formulações específicas para gatos adultos, filhotes, castrados e até mesmo para raças específicas, que podem ajudar no desenvolvimento do seu amigo e auxiliar na manutenção do bem estar dele.
Acesse também nossa categoria de Pets na Lojas Colombo e confira. Aqui tem tudo o que você precisa para o seu amigo de quatro patas viver com saúde e qualidade de vida!