Saiba o que é a doença celíaca e conheça alternativas para comer bem
Gastronomia

Saiba o que é a doença celíaca e conheça alternativas para comer bem

iStock 922923550

Receber um diagnóstico de intolerância alimentar pode ser uma má notícia para algumas pessoas.

Receber um diagnóstico de intolerância alimentar pode ser uma má notícia para algumas pessoas. Mas se você fizer uma pesquisa rápida, vai ver que nem tudo é tristeza e ainda vai descobrir muitas alegrias!

Seja em decorrência de alergias, por intolerância ou vontade de controlar o consumo, é quando você fica atento aos rótulos que começa a perceber como nossa alimentação é baseada no consumo de farinhas e cereais, e que deixar de comer glúten pode ser assustador em um primeiro momento.

O glúten é uma proteína de difícil digestão, composta pela mistura de outras duas proteínas: a gliadina e a glutamina. Essa proteína é encontrada naturalmente em muitos cereais, como o trigo, a cevada e o centeio. Como consequência, todos os alimentos e bebidas produzidos com o processamento desses cereais vão conter glúten.

Em outros tempos, ser diagnosticado com essa intolerância até poderia significar alimentação restritiva, mas hoje em dia existem vários produtos livres de glúten para você substituir pelos farináceos que contém a proteína. Mas é importante lembrar que apenas consumir alimentos sem glúten não garante sua segurança alimentar, pois se você tem doença celíaca, precisa também evitar a contaminação cruzada, que pode ocorrer quando alimentos com e sem glúten são preparados em fornos, grills, torradeiras, liquidificadores e outros utensílios compartilhados.

Para evitar a contaminação cruzada, você pode proteger os alimentos sem glúten em papel laminado e só após a vedação destes, usar os aparelhos que necessita, mas o ideal é que os alimentos sem a presença da proteína sejam preparados em eletrodomésticos de uso exclusivo.

O importante é não deixar de comer alimentos que você gosta e que te deixam feliz, mesmo que numa versão adaptada e muitas vezes mais saborosa ainda, como é o caso desse bolo de banana sem glúten.

1

Para preparar a receita, você vai precisar de:

  • 6 bananas maduras;
  • 3 ovos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 xícara de chá e meia de farinha de arroz;
  • 1 xícara de chá e meia de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 colher de chá de cravo em pó ou moído;
  • 1 colher de chá de cardamomo em pó;
  • 1/2 xícara de chá de uva-passa hidratada (opcional);
  • 1/2 xícara de chá de castanha do Pará em pedaços;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Observe a embalagem das especiarias (canela, cravo e cardamomo) e certifique-se que não estão contaminados com glúten!

Preparando:

A primeira coisa a fazer é ligar o forno para que ele pré-aqueça. Depois, descasque e amasse as bananas em uma tigela. Tampe com um pano de prato limpo e deixe reservado. Bata as claras junto com o sal até que elas fiquem firmes e reserve. Em outra tigela, bata as gemas, o açúcar mascavo e sem parar de bater, acrescente o óleo de coco, a farinha de arroz, o leite de coco, a canela, cravo e cardamomo.

Desligue a batedeira e adicione as bananas, a uva-passa, a castanha do Pará, as claras em neve e o fermento. Com uma espátula, misture com cuidado. Coloque em uma forma untada com óleo e farinha de arroz. Agora é só assar o bolo a 180°C, por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar e mantenha na geladeira para maior conservação.