Frutas do Outono: Explore os seus benefícios | Blog Colombo
Gastronomia

Celebre a Colheita do Outono: Explore as Delícias e os Benefícios das Frutas da Estação

Algumas frutas típicas da estação de Outono. Frutas do Outono.

O verão chegou ao fim e, com ele, o calor vai cessando aos poucos. O ingresso do outono é a porta de entrada dos dias mais amenos, frescos e agradáveis, ou até congelantes, dependendo do dia. O período da nova estação é marcado por cores vibrantes, temperaturas amenas e a colheita de diversas frutas deliciosas e nutritivas. É tempo de celebrar a abundância da natureza e aproveitar os sabores únicos das frutas do outono que essa época do ano oferece. Aqui na Lojas Colombo você fica por dentro das frutas do outono e dicas de uso e conservação das frutas. Aproveite ao máximo as possibilidades que esses alimentos tem a oferecer a você.

Um Festival de Sabores: As Frutas Mais Populares do Outono

Embora haja frutas que ficam disponíveis o ano todo, algumas delas tem o seu auge de colheita no período sazonal, como as frutas do outono. Para exemplificar, a banana tem a sua produção quase que o ano inteiro, porém possui uma boa quantidade da sua produção nos meses de outono. No entanto, outras frutas possuem a sua colheita apenas no período específico, como é o caso da maçã e do kiwi. Outras frutas da estação que podemos colher nessa época são a manga, laranja, caqui, uva, pêra, figo, goiaba, limão, dentre inúmeras outras frutas.

Vamos mostrar agora alguns exemplos de frutas que você pode colher nessa época, seja em casa, na lavoura ou num espaço dedicado perto da sua casa. Você vai aprender como preservar bem cada uma delas e dicas de consumo, para aproveitar tudo o que cada fruta pode oferecer à saúde do nosso corpo. Você se surpreenderá como cada uma pode trazer vários benefícios e, por consequência, melhorar a qualidade de vida de cada pessoa.

Maçã: Versatilidade e Nutrição em Cada Mordida

Homem colhendo maçãs na plantação. Frutas do Outono.

A origem do cultivo e colheita da maçã é incerto, até o presente momento. Porém, supõe-se que ela se originou da Ásia Central e no Cáucaso, que compreende a Geórgia, Azerbaijão e Armênia. Há mais ou menos 2000 anos ela se tornou uma fruta de consumo pelas pessoas. Através de exploradores e comerciantes, a fruta foi levada para outras regiões do mundo, como aconteceu aqui no Brasil. Hoje em dia, os estados que mais produzem maçãs em nosso país são Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A fruta mais consumida no mundo tem grande uso na indústria, porque ela pode servir de base para a fabricação de sucos, sidra, geleias, compotas, vinagre e demais alimentos, o que possibilita uma grande variedade de receitas para o nosso dia a dia. Desde tortas, bolos, saladas, vitaminas, batidas, tudo pode virar algo delicioso com a maçã. Rica em Vitamina B e C, além de possuir fibras e potássio, ela ajuda no emagrecimento, além de evitar problemas respiratórios e cerebrais.

Dê a preferência ao escolher as maçãs mais firmes, brilhosas e que não possuam sinais de amassado ao seu redor. Se a fruta estiver esfarelenta, muito provavelmente o transporte da fruta não foi o adequado e houve perda de água dos tecidos da fruta. Conserve ela na gaveta de vegetais, dentro da geladeira, local de temperaturas menos fria e menos úmida, ideal para ela.

Uva: Doce Explosão de Sabores e Antioxidantes

Moça colhendo uvas. Frutas do Outono.

Uma das frutas mais consumidas no mundo todo, a uva sempre ganhou grande destaque em razão da produção de vinho, sinônimo de bebida elegante. A produção e cultivo da fruta também remota a tempos mais antigos, há uns 6000 anos. A Geórgia é considerada o berço da uva, onde existem até hoje registros arqueológicos do local mais antigo de cultivo da uva. Desde então ela foi levada a outros países e ganhou expressiva notoriedade. No Brasil, o Rio Grande do Sul lidera como estado com maior produção da fruta.

Além do vinho que já mencionamos antes, outros produtos podem ser produzidos com a partir da Uva. O vinagre, suco, passas, geleia, licor, bolos, compotas, tortas e mousses são exemplos da rica variedade de alimentos feitos da uva. O seu sabor pode agregar muito nas suas receitas e promover o bem estar. Os benefícios são muitos, como o combate aos radicais livres do nosso corpo, ajuda o coração, regula os açúcares no sangue e pode auxiliar na boa visão.

Assim como a maça, o ideal é guardar a fruta na gaveta de frutas e legumes da geladeira. Assim preserva o alimento por muito mais tempo. Escolha as frutas mais maduras e que não possuam amassados ao seu redor. Se for possível compre uva colhida recentemente e sem agrotóxicos, assim como todas as outras frutas. Essa escolha é ideal para usufruir da uva fresca e natural.

Caqui: Um Tesouro Dourado de Vitaminas e Minerais

Essa fruta não é brasileira. Ela tem origem em solo asiático, mais precisamente na China. Depois a fruta aterrissou em solo japonês, onde até hoje se consome em grande escala o alimento. A partir da imigração japonesa, que ocorreu em território brasileiro no século XIX, a fruta chegou em nosso país. Possui uma boa produção, principalmente em São Paulo e em outros estados, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e muitos outros.

Além do consumo normal, o caqui pode se transformar em geleia, salada, sorvete, molhos, torta, bolo e outros alimentos saborosos. A fruta é rica em Vitaminas A e C, além dos sais minerais e previne doenças do coração, melhora o funcionamento do intestino e diminui as inflamações.

A regra geral das últimas frutas também vale aqui: armazene o caqui na geladeira, no compartimento de frutas e legumes. Assim, o tempo útil da fruta sem perder as suas propriedades será maior. Não compre caquis que contenham machucados ou rachaduras. Preze por comprar a fruta madura, com a cor uniforme e brilhosa.

Laranja: Vitamina C para Impulsionar sua Imunidade

Segunda fruta mais consumida no mundo, a laranja tem uma história relativamente antiga, que data de, mais ou menos, 7000 anos. Ela tem a sua origem na Ásia, entre a Índia e a China. O início de expansão da fruta se deu no primeiro século DC, através do comércio entre europeus e asiáticos. Após a fruta se espalhou e, mais tarde, iria chegar em vários territórios pelo mundo. Aqui a fruta chegou com os portugueses, no início do século XVI. Só no século XIX que seu cultivo ganhou força e fez do Brasil uma potência no cultivo da Laranja.

Com a fruta é possível fazer bolos, sucos, vitaminas, geleias, tortas, compotas, batidas, gelatinas, mousses e muito mais. Se você gosta de laranja, saiba que ela possui muitas vitaminas, principalmente a C, que traz mais energia, além de prevenir o AVC, reduzir o colesterol, diminui o risco de câncer, aumenta a imunidade e a memória.

Para escolher bem a fruta, prefira as mais brilhosas, que são as mais frescas. A casca também é um fator, já que as que possuem casca fina tendem a serem mais suculentas. Laranjas mais maduras possuem menos vitamina C, então não é recomendado pegar essas. Não pegue laranjas batidas ou deformadas, na hora de escolher bem.

Pêra: Fibras e Propriedades Digestivas para uma Vida Saudável

Por fim, nós falaremos sobre a última das frutas do outono: a Pêra. Talvez a origem dessa fruta tenha três locais diferentes: na China, Ásia Central e na maior parte de onde hoje fica a Turquia. Seu cultivo é mais recente e data do ano 1000 DC. Os gregos foram os primeiros a cultivar e, após isso, no século XVIII, França e Bélgica estenderam a produção e estudos sobre o alimento. Em nosso território a fruta chegou no período da colonização portuguesa e se adaptou bem ao clima do país. O sul do país é o local com a maior concentração do plantio da fruta.

Conforme as tecnologias avançaram, os usos da fruta também. Hoje é possível fazer geleias, drinques, sucos, tortas, bolos, licores, gelatinas e várias receitas que podem agradar ao seu paladar. Ela é fonte de Vitamina A, E, C, além do cálcio, magnésio, fibras e potássio. Comer pêra previne doenças cardiovasculares, fortalece a imunidade, desacelera o envelhecimento e ajuda na perda de peso.

Armazene a fruta em local fresco, preferencialmente na gaveta de frutas e legumes da geladeira. Evite comprar quando ela estiver muito dura, pois é sinal de que não está madura. Sinais de batida ao redor da casca também é um indicativo para não escolher. Se estiver na cor amarela e levemente mole ela está no ponto certo para comprar.

Depois de conferir tudo sobre as frutas do outono, que tal aproveitar cada uma dela nas suas receitas? A Lojas Colombo possui geladeiras para você armazenar cada uma delas. Além disso nós temos Liquidificador e Mixer para você processar as frutas e tornar suas refeições ainda melhores. Confira todas as nossas ofertas, com as melhores condições de pagamento!