Gastronomia

Receita de Panzanella com Pão Tostado

Panzanella é uma receita italiana, o prato servido principalmente no verão

Foi um sucesso o 1º Workshop realizado em parceria com a Electrolux no sábado dia 25/01 que contou com a presença do Chef Luiz Filipe Jacob, um dos participantes do programa MasterChef Profissionais. O chef apresentou pratos práticos e leves para serem apreciados nesta estação. Confira abaixo a receita de Panzanella, uma deliciosa salada italiana.

Panzanella é uma receita italiana muito popular nas regiões da Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio, o prato servido principalmente no verão consiste numa salada com pão amanhecido de alguns dias.

2 tomates Italiano (maduro e firme), 1 bandeja de tomate cereja, 100g de tomate seco, 2 pepinos Japonês, 2 pêssegos frescos, 1 bandeja de quiabo, 2 pães Italiano ou outro pão de casca grossa e massa firme, 1 maço de manjericão Fresco, 5 ramos de hortelã fresca, 2 colheres de sopa de alcaparras, 150g de azeitona sem caroço de sua preferência.

80ml Vinagre Balsâmico, 20ml Molho Shoyu, 300ml Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Picar todos os ingredientes em cubos, recomendo descascar o pêssego, porém não é obrigatório. As alcaparras se estiverem pequenas podem ser mantidas inteiras ou se estiverem muito grande, pique grosseiramente

Para o Molho coloque todos os ingredientes no copo do Mixer e bata, pode ser feito também no liquidificador.

O pão deve ser levado ao forno para secar e tostar, assim ele se manterá crocante por algum tempo na salada. Aproveite para assar também o quiabo junto, tempere somente com um fio de azeite e uma leve pitada de sal.

Com o pão tostado e o quiabo assado misture todos os ingredientes e regue generosamente com o molho para que todos os ingredientes recebam um pouco do molho.

Sirva bem gelada para que fique ainda mais refrescante.