Gato fazendo xixi fora da caixa: veja o motivo | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Gato fazendo xixi fora da caixa: veja o motivo

gato fazendo xixi fora da caixa veja o motivo

É de conhecimento comum que os gatos são animais higiênicos e fazem todas as suas necessidades dentro da caixa de areia. Mas existem alguns casos onde o bichano pode estar  fazendo xixi fora da caixa. Quer entender o porquê isso acontece? Então veja o texto que preparamos!

Motivos do gato fazer xixi fora da caixa

motivos-do-gato-fazer-xixi-fora-da-caixa

Existem vários motivos para os gatos escolherem novos lugares para fazer as suas necessidades. Entre eles estão razões comportamentais ou até mesmo questões de saúde, e em todos os casos podem ser facilmente identificados ao observar o comportamento do felino.

Marcação de território

marcacao-de-territorio

A marcação de território para os gatos acontece quando ele se sente ameaçado no ambiente. Isso pode acontecer pela chegada de um novo animal na família ou até mesmo ondas hormonais. Para verificar se essa é a situação com o seu gatinho, veja como ele faz essa urina. Se ele escolher superfícies verticais, levantando a cauda e soltando um jato rápido e curto, essa provavelmente é a razão. 

Para acabar com essa situação, tente socializá-lo mais com o novo animal ou espalhe itens com o cheiro do seu gato pela casa e locais onde ele normalmente escolhe para se aliviar. Dessa forma ele vai identificar o próprio cheiro e parar de urinar nesses locais.

Esse xixi, na maioria das vezes, é rápido e curto. O pet escolhe superfícies verticais, levanta a cauda e dá uma borrifada de urina,

Insatisfação com a caixinha

A razão mais comum para o gato fazer xixi fora da caixa de areia é a sua insatisfação com algum aspecto do seu acessório. Quando esse é o motivo, o xixi do bichano é longo e ele tenta enterrar a sua própria sujeira após fazê-la.

Entre os motivos para isso acontecer está a caixinha estar em um local muito movimentado e com pouca privacidade, caixa compartilhada com outros felinos da casa, mudança para um tipo de areia que ele não se adaptou  ou até mesmo pode ser sinal de que o acessório está muito sujo e precisa ser higienizado.

Para solucionar esses problemas, mantenha a caixinha, que deve ser exclusiva para cada gato que more com você, em um local com pouco movimento, lembrando sempre de higienizá-la em intervalos de quinze dias. 

Estresse no ambiente

estresse-no-ambiente.jpg

O estresse também pode fazer o seu companheiro fazer suas necessidades fora da caixinha. Os motivos mais comuns são mudanças, novas adições à família, convivência com novos pets, etc. No caso de esse ser o motivo do comportamento, normalmente ele some em algumas semanas, depois que o pet já se acostumou com a nova rotina.

Problemas urinários

visitar-o-veterinario-e-uma-opcao

Apesar de menos comum, fazer xixi fora da caixa pode indicar também problemas do trato urinário do seu amigo. Entre as mais comuns nos gatos estão:

  • Cálculos na bexiga;
  • Infecções urinárias;
  • Cistites,
  • Síndrome de pandora.

Se você já descartou os motivos acima para ele estar com esse comportamento, pode ser o momento ideal para levar o gatinho ao veterinário para confirmar se sua saúde está em dia, já que essas doenças podem causar bastante desconforto ao pet e também, em alguns casos, encurtar a vida do animal.

Agora que você aprendeu o porque os gatos fazem xixi fora da caixa, acesse o site da Colombo Pet e escolha o melhor modelo de adaptação para o seu bichano. Você pode optar por visitar uma de nossas unidades no Rio Grande do Sul ou comprar em nossa loja online, no departamento de Pets. Confira todas as variedades do produto e ofereça ao seu peludo uma melhor qualidade de vida.