Coronavírus: os pets podem pegar ou transmitir a doença? | Blog Colombo
Seu Pet

Coronavírus: os pets podem pegar ou transmitir a doença?

iStock 1159973303

Entenda tudo sobre o vírus em cães e gatos e como você pode ajudar o seu amigo a ficar mais protegido

Desde que a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil, muitas dúvidas surgiram em volta do assunto, incluindo o debate sobre a possibilidade de animais de estimação contraírem e transmitirem a doença.

Segundo especialistas, os nossos companheiros domésticos não podem pegar esse novo tipo de coronavírus que contamina os humanos, e muito menos, transmitir esse vírus para seus tutores.

Convivendo com pessoas infectadas
Nesse primeiro momento, os pets que convivem com donos que tem a doença não estão em perigo. Apesar disso, vale lembrar que esse é um vírus mutável, que pode se modificar novamente e eventualmente começar a afetar nossos amigos de quatro patas. Mas nada de pânico! Os pesquisadores afirmam que a chance de isso acontecer são muito pequenas.

Outro tipo de coronavírus
Apesar do novo COVID-19 não afetar cães e gatos, existe um tipo de coronavírus que pode sim infectar nossos companheiros. Esse vírus existe há muito tempo, e pode causar uma infecção moderada, apresentando sintomas como temperatura corporal superior a 40 ºC, tremores, vômitos, desidratação, perda de apetite, diarreia fétida e sangue e muco nas fezes.

Na maioria dos casos os sintomas, assim como a infecção, passam depois de aproximadamente 36 horas depois do aparecimento dos primeiros sinais de contaminação e não se desenvolvem para um quadro crônico.

Como fortalecer a imunidade nos pets
Para garantir que o sistema imune de seus pets está em dia, a principal dica é prover uma dieta balanceada, com todos os nutrientes adequados para cada raça e porte do animal. Além disso, ter as vacinas em dia é essencial para prevenir contra o coronavírus animal e também várias outras doenças. Lembre-se de fazer check-ups anuais com o veterinário para garantir que a saúde do seu amigo está 100%.

E caso seu amigo precise de uma atenção especial, visite a Colombo Pet. Em nossas lojas, você encontra alimentos e medicamentos de acordo com a necessidade do seu pet e conta ainda com serviços de banho e tosa com um atendimento especializado  Acesse também nosso departamento de Pets e confira todos os produtos!