Seu Pet

Conheça mais sobre Husky siberiano

Muitas pessoas desejam ter um Husky Siberiano como pet de estimação. Eles são conhecidos por serem muito inteligentes e engraçados, mas poucas pessoas conhecem a sua história e os cuidados necessários para garantir uma vida plena. Quer saber mais sobre os Huskies? Então confira o post que preparamos para você!  

História

A origem do Husky Siberiano, como o próprio nome já diz, remonta para a região da Sibéria, na Rússia, há mais de dois mil anos. A tribo Chukchi foi a responsável pela criação dos primeiros cachorros dessa raça, que na época eram usados para caça e também para puxar trenós e outras cargas. 

No início do século XX os Huskies foram exportados para o Canadá a fim de participarem de corridas de trenó, e essa fama de cachorro de corrida e trabalho perdurou por muito tempo, até que uma epidemia de difteria atingiu o Alaska, local de grande concentração da raça, e esses cachorros foram utilizados para percorrer grandes distâncias levando medicamentos para os moradores. 

Já em 1930 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) e começou a se tornar pet de estimação de diversas famílias pelo mundo. Hoje é possível encontrar os Huskies em todos os lugares do mundo, mas as regiões mais geladas do globo são onde eles se dão melhor.

Características físicas 

Os Huskies costumam pesar até 27 quilos e ter até 60 centímetros de altura. Além disso, eles têm porte médio e são bastante ativos, precisando de muito exercício físico para gastar toda a sua energia. Então se você quer um cachorro para ficar por muitas horas sentado ao seu lado, essa raça não é a indicada!

Para aguentar muito exercício físico, os Huskies conseguem controlar seu metabolismo, poupando suas reservas de gordura, tornando mais fácil não sentir cansaço durante a realização da atividade. 

A raça lembra muito os lobos selvagens, e a maioria dos indivíduos conta com olhos claros e com bastante incidência de heterocromia. Com pelagem de duas camadas para se protegerem do frio, seu corpo oferece bastante equilíbrio, força, velocidade e resistência, características que perseveraram dos primeiros cachorros da raça. 

Personalidade

Os Huskies Siberianos são extremamente brincalhões e adoram ter seus tutores por perto para brincar com eles. Eles também são bastante amigáveis e adoram o carinho de pessoas e outros cachorros, o que é ótimo para famílias com crianças e outros animais. Mas fique atento, já que por instinto eles gostam muito de caçar gatos e pássaros, então se você tem esses animais em casa, a raça pode não ser a melhor escolha. 

Por conta de seu porte atlético e grande energia, o mais recomendado é que os tutores morem em casas com espaço suficiente para que ele possa correr e brincar. Além disso, os Huskies podem latir e uivar bastante para se comunicarem, e por serem bastante expressivos, conseguem comunicar exatamente o que sentem para seus donos.

Higiene

O principal cuidado com a higiene dos Huskies é no quesito escovação dos pelos. Eles costumam soltar muitos fios ao longo do dia, por isso escovações regulares são fundamentais, se o tutor conseguir fazer isso diariamente, melhor ainda, principalmente na época de troca de pelos. 

Apesar de terem muitos pelos, os cães da raça dificilmente ficam com odor forte, sendo indivíduos bastante limpos e higiênicos e preferem se limpar sozinhos, fazendo com que o banho tradicional seja mais espaçado do que em outras raças. Mas caso ele se aventure na lama ou em outra substância, certifique-se de utilizar produtos específicos para a raça.

Além disso, a escovação rotineira dos dentes é indispensável, já que eles têm maior tendência a desenvolver tártaro. 

Saúde

O Husky é um cão extremamente saudável e poucas vezes apresenta alguma doença, mas mesmo assim a visita periódica ao veterinário é fundamental para garantir que a saúde do seu companheiro estará sempre 100%.

Os anti pulgas, vermífugos e vacinas devem ser aplicados conforme a orientação do especialista, que levará em conta a raça e a rotina do cão.

Gostou de conhecer mais sobre o Husky Siberiano? Agora se decidir adotar esse pet, você pode acessar o site da Lojas Colombo e encontrar tudo para dar um vida feliz para ele, ou, se preferir, pode visitar uma das unidades da Colombo Casa Pet, que conta com colaboradores especializados para te ajudar em qualquer dúvida!