Como adaptar o cachorro ao novo lar?| Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Como adaptar o cachorro ao novo lar

Como adaptar o cachorro ao novo lar

Mudanças fazem parte da vida, mas nossos pets podem não receber essa novidade com muita animação. Isso porque muitos cachorros são bastante apegados à rotina, e qualquer mudança no seu dia a dia ou ambiente pode deixá-lo estressado. Mas se uma mudança está no horizonte, hoje vamos te dar algumas dicas de como adaptar o cachorro ao novo lar. Confira!

Organize tudo antes de levar o pet

organize-tudo-antes-de-levar-o-pet.jpgUm erro de muitos tutores é levar o cachorro para o novo lar já no dia da mudança. O entra e sai de caixas e móveis pode deixar o animal extremamente estressado e não receptivo à mudança. Além disso, como a porta fica aberta por muito tempo durante o momento da mudança, também aumentam as chances do pet acabar fugindo.

Por isso, o ideal é que ele não esteja presente nesse momento. Tente deixá-lo com amigos, familiares ou algum hotel, para que ele só chegue na casa nova depois que as coisas estiverem mais arrumadas e tranquilas. 

Não lave as coisas do animal antes da mudança

nao-lave-as-coisas-do-animal-antes-da-mudancas.jpgCom uma casa nova, os cheiros que o seu companheiro perceberá são completamente diferentes, o que pode deixá-lo bastante confuso. Por isso, uma dica interessante é não lavar os itens dele antes da mudança. Dessa forma, os cobertores, caminhas e brinquedos ainda têm os cheiros familiares que ele estava acostumado, e vai ajudá-lo a se adaptar ao novo local mais rapidamente. 

Deixe-o explorar

Deixe-o-explorar.jpgQuando o cachorro chegar em casa, deixe-o explorar com tranquilidade. Esse processo ajuda a reconhecer esse ambiente como a sua nova casa e se familiarizar com o espaço disponível para suas brincadeiras e também o novo layout dos cômodos.

Para fazer isso, coloque-o na coleira e acompanhe-o por todos os locais, gastando o tempo que cada animal desejar em todos os cômodos. Mas fique atento, principalmente em casas com quintal ou janelas sem tela, já que eles podem se empolgar e querer explorar locais não seguros. 

Evite mudar demais a rotina do pet

evite-mudar-demais-a-rotina-do-pet.jpgOs animais são criaturas que adoram uma rotina, por isso mudanças podem ser bastante difíceis para eles. Um jeito de facilitar essa nova etapa é não alterando demais as rotinas que ele tinha no lar anterior.

Mantenha os móveis em disposições semelhantes para ele ter lembranças visuais do espaço onde ele costumava passar o tempo, e não mude os horários das brincadeiras e passeios. Dessa forma eles se acostumarão à nova casa mais rápido. 

Tudo tem seu tempo

tudo-tem-seu-tempo.jpgE não se preocupe, já que tudo tem o seu tempo, e eventualmente o seu companheiro se acostumará à nova casa. A adaptação de cachorro filhote normalmente acontece mais facilmente do que a de cachorros adultos, mas isso não significa que com empenho e paciência isso não aconteça. 

Tenha calma e com certeza seu pet vai amar o lar novo, que continua cheio de amor!

Quer saber mais sobre o assunto? Escute o nosso Colombo Cast sobre o tema! Além disso, você ainda pode visitar uma de nossas unidades acessando o Colombo Pet e encontrando a loja mais próxima de você. O departamento de Pets na Lojas Colombo também conta com inúmeros produtos para adquirir e tornar a vida do seu melhor amigo ainda mais divertida e confortável.