Saiba tudo sobre o Ar-condicionado portátil | Blog Colombo
Tecnologia

Guia Completo: Veja as vantagens e desvantagens do Ar-condicionado Portátil

Como funciona o ar condicionado portátil.

Você está pensando em comprar um ar-condicionado portátil, mas não tem certeza como funciona ou se vale a pena adquirir? Se sua resposta for sim, então permaneça neste post, pois aqui vamos mostrar todas as vantagens e desvantagens do Ar Condicionado Portátil. E é claro ao longo do texto, veremos como funciona cada particularidade deste produto.  

Ele utiliza um princípio de refrigeração eficiente para climatizar espaços de forma conveniente. Descubra como esse aparelho funciona e encontre a opção ideal para você!

O ar-condicionado portátil é ideal para quem não quer ou não pode arcar com os custos e com o transtorno da instalação de outros tipos de ar-condicionado, que, provavelmente, envolvem obras.

Agora vamos listar algumas vantagens e desvantagens do ar-condicionado Portátil. Dessa forma, você consegue ter uma ideia se vale a pena ou não adquirir esse produto.  

Vantagens

Praticidade 

O ar-condicionado traz consigo  praticidade. O produto não necessita de uma quantidade significativa de materiais ou até mesmo uma instalação que demandaria tempo. Dessa maneira, a instalação e o correto funcionamento demoraria muito para iniciar.   

É fácil de instalar

A única coisa que você precisa fazer é plugar o aparelho na tomada e ligar.Então o máximo que precisa fazer é ir até a loja e pegar o produto, colocar na tomada, próximo de uma janela. Assim você poderá curtir o verão no maior frescor. 

Mobilidade 

A mobilidade é outro ponto positivo, já que você consegue levar o produto para qualquer cômodo que quiser.  Por isso, vale tanto a pena comprar esse modelo de ar-condicionado, visto que você pode estar movimentando para vários cômodos esse produto, sem desperdiçar sua capacidade e também economizar tempo.   

Preço 

Esse é outro fator importante, já que o preço do ar-condicionado normal é mais caro. Enfim, o portátil custa mais barato e pode ser usado em várias partes da casa. Esse solução tem um bom custo-benefício.  

Desvantagens 

Estética

Uma das desvantagens desse tipo de ar condicionado é a necessidade que ele tem de ficar perto da janela e dessa forma é por meio dela que o produto vai refrescar o ar. Essa tubulação fica sempre entre o aparelho e a janela e a estética não  vai ficar legal. 

Barulhento 

O ar-condicionado portátil faz mais barulho do que os outros tipos. Assim, se o silêncio é uma dos seus principais critérios de escolha, talvez essa não seja a melhor opção para você.

Espaço 

O ar-condicionado portátil apesar de ter mobilidade, pode ocupar uma grande parte do espaço. Então procure deixar o aparelho em um espaço grande. Apesar disso, ao mesmo tempo, o ar-condicionado somente vai funcionar em ambientes pequenos.   

Como funciona o ar-condicionado portátil

Esse tipo de ar-condicionado tem a mesma funcionalidade dos outros produtos, ou seja, ele faz a troca do ar quente pelo ar gelado e ao contrário também. A sua tubulação é desmontável e vem acoplada ao aparelho para a saída do ar quente. Lembre-se de que ela deve ser colocada em uma janela ou na porta. 

Ademais, durante o seu funcionamento ele contém um reservatório de água de 20 litros em alguns modelos Quando esse reservatório fica cheio, o aparelho se desliga automaticamente. 

Uma opção para deixá-lo ligado mais tempo e não ficar esvaziando este reservatório manualmente é adaptar uma mangueira levando a água da bandeja recolhedora para outro recipiente ou para um ralo. Agora veja abaixo algumas etapas do ar-condicionado portátil. 

O produto contém uma entrada de ar localizada na parte de trás ou na lateral e dessa forma capta o ar quente que está no ambiente. O ar retirado do ambiente e passa por um sistema de resfriamento. Esse sistema geralmente tem um evaporador e compressor. Enquanto o primeiro é responsável por remover o calor do ar, o segundo comprime o gás refrigerante para facilitar o resfriamento. 

O refrigerante líquido é enviado para o condensador e ali libera o calor para o ambiente externo, fazendo-o voltar ao estado gasoso. O ar quente do ambiente é sugado para dentro do ar-condicionado, e passa pelo evaporador, sendo que ali o calor é absorvido, resfriando assim o ar. 

Nesse estágio, um ventilador interno circula o ar resfriado pelo evaporador e o distribui no ambiente, liberando o calor para o lado exterior. Após saber um pouco mais sobre esse produto, confira no nosso site os modelos portáteis e outros que a Colombo tem a oferecer.