Smart TV: o que é e quais são as vantagens | Blog Colombo
Tecnologia

Smart TV: o que é e quais são as vantagens

Casal assistindo em sua Smart TV às notícias do dia. Smart TV.
  • Como escolher uma Smart TV;
  • Tipos de resolução;
  • Tipos de tela;
  • Melhor Smart TV: guia para comprar a sua; 
  • Faça a si mesmo a pergunta certa; 
  • Acerte no tamanho; 
  • Fique de olho no sistema.

A Smart TV é um dos modelos de televisores mais populares atualmente e possui inúmeras opções de marcas, polegadas e funcionalidades para você escolher. Porém, com tantas opções disponíveis, saber qual é o modelo certo para você pode ser uma tarefa difícil. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como o próprio nome já diz, a Smart TV é uma TV inteligente. Ela apresenta alta qualidade de resolução e recursos a mais do que um modelo convencional. Sua principal característica é, a saber, oferecer acesso à internet, através da conexão Wi-Fi ou via cabo. As Smart TVs permitem que o usuário tenha uma experiência maior em conectividade e muito mais entretenimento, como plataformas de streamings: Netflix, Globo play, Disney Plus entre outros. Além disso, o produto oferece acesso a muitas redes sociais.

Como escolher uma Smart TV

Casal escolhendo uma Smart TV para sua casa. Smart TV.

São inúmeros modelos de Smart TV disponíveis, desde as Smart TV 32 polegadas até as gigantes com mais de 70 polegadas. Por conta disso, você pode ficar em dúvida de qual escolher. Existem vários tipos dessa TV como, por exemplo, a TV LED, TV Ultra HD 4k ou uma TV QLED. Para fazer a escolha certa, é importante conhecer esses termos e as diferenças entre eles.

Tipos de resolução das Smart TV

A princípio, a resolução é a principal diferença entre os modelos e corresponde à qualidade da transmissão. Ela é medida por quantidade de linhas e colunas de pixels que formam o quadro exibido. Por exemplo, um display de 1280 pixels na largura e 720 de pixels no comprimento mostra isso. Quanto maior o número de pixels na tela melhor será a qualidade da imagem e detalhes.

Atualmente existem quatro tipos de resoluções no mercado: a HD, Full HD, Ultra HD ou 4K e a 8k, que se alteram desde cores mais vivas comparadas às TVs de tubo até imagens 8 vezes mais nítidas que a Full HD. Neste tipo de resolução, a qualidade e contraste de imagem é ainda melhor para televisões a partir de 32 polegadas. Vale lembrar que o tamanho da tela também interfere na resolução. A tecnologia 8K é mais indicada em telas gigantes, sem perder a qualidade. Já nas televisões HD, a garantia de uma boa nitidez se mantém em telas de no máximo 32 polegadas. 

Tipos de telas das Smart TV

Pessoa usando o controle remoto para acessar a sua Smart TV em casa. Smart TV.

Plasma, LCD, Led são alguns dos tipos de tela. É normal ter dúvidas sobre os tipos de telas e o que cada uma delas significa. Em suma, os nomes não são nada mais do que a tecnologia utilizada nas telas de TV. As televisões de plasma foram as primeiras a telas planas no mercado. Apesar de ser considerada antiga em comparação com as televisões Smart, a TV de Plasma ainda garante ótima nitidez, fidelidade de cor e contraste.

Por serem sensíveis à luz, funcionam bem principalmente melhor em ambientes escuros. Ela também possui sua tela em vidro, o que a deixa mais pesada e propensa a ter reflexos de luz. Já as TVs de LCD utilizam cristais líquidos, iluminados por lâmpadas fluorescentes, que projetam as imagens na tela. Isso garante maior qualidade e pouco reflexo. Além de consumirem pouca energia, elas são ideais para ambientes bem iluminados.

Populares no mercado, os televisores de LED funcionam também com cristais líquidos, a diferença é que ao invés de se iluminar com luzes fluorescentes, a iluminação é feita com LEDs. Como resultado, isso a torna ainda mais econômica no quesito consumo de energia e, ao mesmo tempo, permite oferecer imagens mais brilhantes, ótima nitidez, cores mais vivas e telas ainda mais finas e leves.

As telas modernas

Por outro lado, a sua sucessora OLED não tem necessidade de iluminação extra. Ela possui design extremamente fino e curvo, visto que conta com pixels auto iluminados e alta qualidade de imagem. Tecnologia mais usada nas TVs da Sony e LG. 

Já a QLED é um formato de tela que utiliza nano partículas de cristais líquidos iluminados através de iluminação traseiras, que garantem brilho intenso e uniforme graças a capacidade de reproduzir 100% das variações de cores em qualquer nível de luminosidade. Todavia, devido à necessidade de iluminação, as telas não são tão finas e leves como as outras. A tecnologia é usada por poucos fabricantes no mercado como a Samsung, em alguns modelos.

Melhor Smart TV: Guia para comprar a sua

Diversificadas não apenas no tamanho, tipo e resolução de telas, as Smart TVs também possuem funções distintas em cada modelo. Elas permitem maior conectividade com outros aparelhos como smartphone, videogame e notebook. Com sistema operacional da Google, esse tipo de aparelho traz algumas vantagens e uma experiência parecida com a que o usuário encontra em smartphones Android. A interface é familiar e intuitiva, tornando o funcionamento simples e prático. A partir de agora, nós vamos apresentar algumas dicas para você fazer a escolha certa, quando for comprar sua TV: 

1) Faça a si mesmo a pergunta certa 

O passo inicial para adquirir a Smart TV certa é fazer para si mesmo a pergunta correta: “Para que eu vou usar?” Saber qual TV quer e qual o propósito do uso dela ajuda muito na hora de escolher o produto ideal… Se for para uso doméstico, porém tem condições de adquirir algo mais sofisticado, você pode optar por tecnologias que tragam maior conforto e qualidade de imagem e som. No entanto, se for para uso comercial, uma qualidade mediana já poderá suprir suas necessidades. 

2) Acerte no tamanho 

Primordialmente, acertar no tamanho é outra dica valiosa que trazemos. Isso porque telas grandes demais em ambientes pequenos ou telas pequenas em ambientes grandes  podem gerar desconforto na hora de assistir. O tamanho ideal para quartos pequenos ou cozinha é de até 40 polegadas. Já se o seu objetivo é para a sala e o ambiente for grande, o indicado é um aparelho a partir de 43 polegadas.

 Lembre-se  de que o aparelho deve ser instalado na altura dos olhos para não prejudicar a postura do corpo. Veja os tamanhos ideais para cada distância: 

  • TV de 32 polegadas: mínimo de 1,20 m
  • TV de 40 polegadas: mínimo de 1,50 m
  • TV de 50 polegadas: mínimo de 1,90 m
  • TV de 60 polegadas: mínimo de 2,20 m
  • TV de 70 polegadas: mínimo de 2,50 m

3) Fique de olho no sistema

Escolha um sistema para comportar um bom número de aplicativos na Smart TV. Entre os principais estão o Tizen da Samsung, o webOS da LG, AOC Roku TV de algumas TVs da Philips e da TCL e o Android TV do Google, disponível em televisores da Panasonic, TCL, Philco, Philips e Sony. É importante lembrar que a maioria desses sistemas já vem com suporte Netflix, HBO, Disney+, Amazon Prime Video e YouTube. O sistema oferece a Google Play Store, com diversos aplicativos disponíveis para baixar. 

Há também uma variedade de jogos e o recurso Google Cast, que permite transmitir vídeos que estejam sendo executados no smartphone ou tablet diretamente na TV. Além disso, outra ferramenta do Android TV é a busca por voz. Com ela você pode localizar conteúdos sem precisar digitar. Para isso, os fabricantes incluem um microfone no controle remoto do televisor. Alguns modelos, como a Smart TV Ultra HD Led da LG, permitem conectividade com a Alexa e outros aparelhos eletrônicos da casa.

Esse ano ainda haverá os lançamentos das Smart TVs LG, Samsung, AOC, TCL, Philco e Philips em 2024 e, claro, a Lojas Colombo vai estar atualizada com o que há de melhor e mais moderno em Smart TVs, para você aproveitar a melhor experiência digital, com praticidade e comodidade. Agora que você já conhece todas as informações sobre as Smart TVs, é só acessar o site da Lojas Colombo e escolher o modelo perfeito para a sua casa e aproveitar todo o conteúdo disponível!