Desvendando mitos sobre a Lava-Louças - Colombo BLOG
Tecnologia

Desvendando mitos sobre a Lava-Louças

Moça colocando as louças na Máquina de Lavar Louças. Mitos Lava-Louças.

Você com certeza já sonhou em ter uma lava-louças, não é mesmo? Deixar um eletrodoméstico fazer a tarefa árdua de lavar toda a louça suja é o desejo de muitos. No entanto, boa parte das pessoas desistem de comprar uma Lava-Louças. Elas ouvem mitos sobre lava-louças como: ela gasta muita água, que pesa na conta do final do mês, ou até mesmo que danifica os utensílios domésticos. Todavia, saiba que tudo isso é mito. Pelo contrário, a máquina de lavar-louça pode ser uma potente aliada em casa. Quer saber mais sobre os reais benefícios desse item? Em parceria com a Brastemp, nós produzimos esse texto para desmistificar os principais mitos. Então continue lendo!

Mitos sobre a Lava-Louças: Desvendando Crenças Comuns e Revelando Verdades

Gasto de água

Está entre um dos principais mitos que as Lava-Louças gastam água. Na realidade, ela pode ser uma aliada na economia desse líquido tão precioso. De acordo com a SABESP, lavar a louça com torneira aberta por 15 minutos pode gastar até 243 litros de água em apartamentos (por conta da pressão mais forte da água). Enquanto isso, o uso da lava-louças pode ajudar a economizar aproximadamente 27 mil litros de água por ano, já que ela usa uma quantidade fixa de água a cada lavagem. Ou seja, no final, ela pode ser até 6 vezes mais econômica do que lavar a louça na torneira. 

Pessoa lavando a louça de forma manual. Mitos lava-louças.

Como ela economiza água

A combinação das altas temperaturas (cerca de 60° C) com o sabão especial (mais forte e mais concentrado) e a tecnologia Acqua Spray (jatos precisos de água) agiliza e potencializa as lavagens. Além do mais, funcionalidades como sensor que identifica o melhor ciclo de lavagem para a carga também são fundamentais para não utilizar água em excesso. 

Consumo de Energia

Outra coisa . Na realidade, a maioria dos modelos da Brastemp gasta apenas 0.833 KW/H. Mesmo em casos de sujeira pesada como panelas e travessas ela performa muito bem sem consumir muita energia e virar vilã da sua conta no final do mês. Além disso, você pode economizar ainda mais energia usando a carga completa da máquina. Ou seja, lavar de uma vez todos os itens sujos (respeitando o limite de cada modelo) reduzindo a quantidade de ciclos e, consequentemente, o gasto de energia. 

Filho ajuda pai a colocar as louças na máquina de lavar louças. Mito Lava-Louças.

Quais itens podem ir na lava-louças

Essa é a melhor parte: TODOS! Desde objetos pesados e com sujeiras insistentes, como panelas e travessas, até mesmo aqueles mais delicados. A criação das lava-louças se sustentam sobre os pilares: Performance e Cuidados. Além disso, o único contato das louças no interior da máquina é com a água.

Precisa pré-lavar os itens

Da mesma forma que quando recolhemos a louça suja para lavarmos na pia, removemos os excessos que sobram e lavamos, com a máquina de lavar louças é a mesma coisa.

O item é muito barulhento

Para fechar a lista de mitos sobre lava-louças, essa informação pode ser relativa. Modelos mais antigos talvez sejam mais barulhentos que as mais modernas, que possuem isolamento e baixo ruído em sua construção.

Cuidados Essenciais: Mantendo sua Lava-Louças em Ótimo Estado

Lava Louças é um item que leva muita praticidade para nossa casa. Ela nos dá tempo e comodidade no dia a dia. Contudo, para não ter dor de cabeça é necessário manter uma rotina frequente de manutenção e limpeza. Mesmo que a lava louças utilize água e detergente para realizar o seu processo de limpeza de louças, ela também precisa ser lavada de vez em quando. Conforme cada uso da lava louças, em alguns cantinhos de seu móvel pode juntar sujeira e resto de louça suja. 

Periodicamente, limpe as grades de suporte e verifique as borrachas de vedação. Também limpe-a por dentro com água e sabão próprio para limpeza da máquina, com o intuito de remover todos os restos. Após a limpeza realize um teste com sua lava louças. Vale pontuar também que, além da manutenção de limpeza de sua lava louças, o bom funcionamento dela também dependerá de seus cuidados e utilização. Siga sempre as recomendações de uso. Obedeça a capacidade máxima de carga, além de utilizar detergente otimizado para ser utilizado em lava louças. 

Desmistificando a Lava-Louças: Informações Cruciais para uma Escolha Consciente

Uma lava louças é um item incrível, talvez para algumas casas é até considerado um item supérfluo ou até de luxo, mas depois de ter visto as verdades e os mitos, além da facilidade de cuidar e de manter da lava louças, vamos te auxiliar a encontrar a lava louça ideal para sua casa! Na hora de escolher a melhor para nossa casa devemos nos atentar a alguns pontos:

Número de Serviços

Essa informação é referente a quantidade de itens que você pode colocar de uma vez só em uma única lavagem. Normalmente encontramos lava louças no mercado com 8 serviços, que são capazes de lavar até 88 peças/itens de cada vez, as lava louças maiores com com 10 serviços tem capacidade de até 110 itens por lavagem. 

Programas de lavagem

Esse ponto é importante para sabermos quais as funções ou como a lava louças irá lavar as nossas louças. Existem modelos com pré-lavagem, ou a função Acqua Spray. Outras contam com processos de lavagem mais pesados ou para itens mais engordurados. Verifique quais são as suas necessidades e se os programas de lavagem atende você e sua família.

Modo de instalação

Talvez pareça que a instalação de uma lava louças é extremamente complexa, mas na realidade a instalação é bem simples. Modelos mais compactos de até 6 serviços podem ser colocados em cima de bancadas e os modelos maiores. Por causa de suas proporções, recomenda-se colocar em piso. 

Primeiramente, antes de efetuar a compra, verifique se a tomada do aparelho é a mesma da sua casa. Veja se o local que você vai adicionar a lava louças tenha uma tomada perto, para evitar as famosas gambiarras. 

Lava louças precisam de conexão de entrada e de saída de água. Por isso analise se sua cozinha comporta essa instalação. Normalmente a saída da água já vem junto com o aparelho, uma curva plástica para este fim. Caso você queira adicionar o item a uma cozinha planejada, não esqueça de verificar as medidas do item e as medidas recomendadas. Elas normalmente estão no manual de instruções do produto. 

Escolha a lava louças ideal na Lojas Colombo

Lava-Louças Brastemp, 8 Serviços de Lavagem, Branca – BLF08BB – 939160

Com 6 ciclos de lavagem além de Função Acqua Spray, lava até 88 peças, contendo 8 colheres de sobremesa, 8 colheres de sopa, 8 pratos de sopa, 8 colheres de chá, 8 garfos, 8 pires, 8 facas, 8 pratos, 8 copos, 8 xícaras e 8 pratos de sobremesa e método de preparo 5,8,11 e pode ser instalada em bancadas ou nichos

Lava-Louças Electrolux 8 Serviços, Inox – LL08S – 946010

 

Para 8 Serviços, conta com 7 programas de lavagem, Acquajet, Rápido, Delicado, Eco, Dia-a-dia, Turbo, Higienizar e com o Programa Turbo é indicado para as louças mais sujas, incluindo panelas.

Lava-Louças Brastemp 10 Serviços Cor Inox com Ciclo Pesado e Delicado BLF10BR – 909211

 

Com 10 Serviços, com função Meia Carga os ciclos de lavagens são ajustados para uma menor quantidade de louças e função Smart Sensor identifica o nível de sujeira nas louças e seleciona automaticamente o melhor ciclo de lavagem além da função Acqua Spray e com 6 ciclos pré-programados. 

Lava-Louças Brastemp, 14 Serviços, 6 Programas de Lavagem, Inox – BLF14AR – 790117

 

Com 14 Serviços, com função Meia Carga os ciclos de lavagens são ajustados para uma menor quantidade de louças e função Smart Sensor identifica o nível de sujeira nas louças e seleciona automaticamente o melhor ciclo de lavagem além da função Acqua Spray e com 6 ciclos pré-programados. 

Encontre esses e outros modelos de Lava Louças na Lojas Colombo

Visite a categoria de Lava Louças no nosso site e descubra os modelos disponíveis em nosso catálogo. Encontre uma de nossas mais de 300 lojas espalhadas pelo sul do Brasil e compre a sua lava louças perfeita na Lojas Colombo.