Muita gente já reduziu as calorias do cardápio ao máximo, adicionou sementes e também frutas, mas não conseguiu escapar das deliciosas frituras. O processo de fazer os alimentos assim é prejudicial à saúde, porque fritar batatas ou frango, por exemplo, transforma até os óleos vegetais de boa qualidade em gordura ruim quando aquecidos. Além de tudo isso, as frituras tornam os alimentos com característica inflamatória, ocasionando acúmulo de gordura abdominal, ou seja, deixando aquela temida barriguinha de chopp em quem os aprecia.
Mas muita calma! Já existe uma solução rápida e saudável para ingerir alimentos sem usar uma gota de óleo e, claro, sem deixar aquele cheiro de fritura pela casa. Você pode usar as novas fritadeiras sem óleo se está pensando em mudar os hábitos para a nova estação. Há diversas marcas do novo eletro e a maioria trabalha em função do ar quente circulando em torno dos alimentos. A receita fica tão crocante e saborosa quando a frita, porém sem gordura.
Receitas especiais
Não é necessário fazer grandes adaptações no cardápio para usar uma fritadeira sem óleo. As receitas tradicionais de batatas e nuggets estão valendo. Experimente fazer petiscos, massas e carnes. Você pode adicionar as receitas mais saudáveis também para a fritadeira.
Praticidade
Pense no tempo que você levaria para fritar os alimentos no modo convencional. O primeiro passo seria esquentar o óleo e verificar se está na temperatura certa. Depois disso, você precisaria monitorar os alimentos para não deixá-los passar do tempo. Com uma fritadeira desse tipo, você não precisa se preocupar com os detalhes. Alguns modelos ainda possuem “timer” para avisar você e outros ainda preparam mais de uma receita ao mesmo tempo em função de uma divisão interna.
Marca e detalhes
No mercado, as mais conhecidas fritadeiras sem óleo são Mondial, Cadence, Philco, Britânia e Arno. Se você não quer esperar até o verão chegar, precisa ficar atenta à capacidade do aparelho (medida em litros), o controle de temperatura e a voltagem.