Airfryer: saiba tudo sobre a fritadeira elétrica - Colombo BLOG
Gastronomia

Airfryer: saiba tudo sobre a fritadeira elétrica

Airfryer

Se você está em busca de uma forma mais saudável de preparar seus pratos favoritos, a airfryer, certamente é a sua aliada perfeita! Neste post, mergulhamos fundo nessa inovação culinária que está revolucionando a maneira como cozinhamos, de modo que das receitas mais deliciosas às dicas essenciais, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a airfryer e é claro como aproveitá-la ao máximo.

De qualquer forma, a airfryer chegou para mudar a forma como abordamos o preparo de alimentos. Com a promessa de crocância sem a necessidade de óleo, ela oferece uma alternativa mais leve e saborosa para cozinhar. É importante lembrar, que a airfryer tem um papel fundamental na saúde, já que as suas opções não levam óleo. 

Descubra o sabor saudável com a airfryer: crocância sem óleo!

Experimente o prazer de saborear alimentos crocantes sem a culpa de usar óleo. A airfryer traz uma abordagem revolucionária para cozinhar. O produto funciona como um forno portátil com uma potente ventoinha. A fritadeira elétrica conta com um cesto com furinhos ou aberturas, onde é colocado o alimento, e por onde o ar super quente vai circular em alta velocidade. Dessa forma, o ar faz o trabalho de cozinhar os alimentos. Esse processo é mais rápido que por exemplo em um forno tradicional. 

Receitas na airfryer: da batata doce a torta de maçã, explore a diversidade culinária

Quer saber como preparar suas comidas favoritas na Airfryer? Temos as respostas! Nós preparamos um post com algumas receitas na airfryer. Entre as receitas, nós temos batata recheada com cheddar e queijo, bolo de chocolate com cobertura, pão de queijo vegano, torta de maçã e outras. 

Receitas fáceis e rápidas para curtir com a galera utilizando a airfryer

Dicas para usar a airfryer ao máximo: limpeza e cuidados 

Airfryer.

Além de compartilhar receitas, oferecemos dicas essenciais para aproveitar ao máximo sua airfryer. Saiba como limpar a airfryer para prolongar a vida útil do aparelho. Veja algumas dicas: 

Cuidado com o excesso 

Os alimentos precisam ser estar no cesto da airfryer em uma única camada, evitando o que chamamos de superlotação. Quando os alimentos ficam muito próximos um do outro, o ar quente tem certa dificuldade de circular entre os alimentos. Isso faz com que o poder de cozimento diminua.  

Sempre absorva o excesso de gordura 

Mesmo sem adicionar óleo, é importante olhar a gordura adicional. Dessa forma, procure forrar o cesto, usando papel manteiga ou outro material que não bloqueie o fluxo de ar. Outra dica é usar o pão para puxar gordura, sendo descartado na sequência, facilitando a limpeza. 

Evite a fumaça

Alimentos gordurosos podem fazer com que a fritadeira solte fumaça, já que a gordura recai sobre a gaveta e isso produz uma fumaça, que pode alterar o sabor do alimento. Dessa forma,  basta adicionar uma lâmina de água à gaveta para evitar que os pingos atinjam o metal aquecido. Mas atenção, não coloque o excesso de lâminas, apenas o suficiente. 

Limpe sua fritadeira no intervalo de uso 

Você sabia que as fritadeiras elétricas absorvem o cheiro e o sabor? Exatamente por isso o recomendado é lavar a cada uso. Mas preste atenção: use um forro ou limpe a fritadeira após cada uso para evitar o acúmulo de graxa e sujeira. Quanto mais você demorar para limpar, mais difícil será a sua higienização.

A principal dica é depois de lavar o cesto e outras partes que podem desencaixar, passe um pano limpo e umedecido com água, além de detergente neutro na parte externa. Mas tenha cuidado para não molhar os fios. Depois disso, é só secar. 

Pré-aqueça sua airfryer antes do uso 

Pré-aquecer a airfryer antes do seu devido uso é outro passo primordial para usar o equipamento de maneira adequada. De modo geral, cerca de cinco minutos antes de efetivamente usar o produto, ligue na sua temperatura máxima. 

Se tiver, ative a função antiaderente 

Quando você for retirar da embalagem, retire a cuba da airfryer e higienize com água e sabão. Seque bem e, depois, usando um papel toalha embebido de azeite ou óleo, unte a área.

Qual a melhor marca de airfryer? 

Airfryer

Ao explorar o mundo da airfryer, você encontrará diversas opções no mercado. Destacamos as marcas mais renomadas, como a Airfryer Mondial, Philco e Walita, para ajudar você a escolher a melhor opção para suas necessidades culinárias.

Airfryer Electrolux

Imagem de uma AirFryer da marca Electrolux.

A Electrolux, gigante sueca, está no mercado desde 1919 e traz uma variedade de eletrodomésticos e eletroportáteis. Recentemente a empresa se aventurou na linha de Airfryers e, agora, com a assinatura da grande chef de Cozinha Rita Lobo, trouxe o modelo EAF30. Com 4 Litros de capacidade útil, é possível preparar alimentos com 90% menos gordura e 50% a menos de calorias. Sustentável, economia de óleo gerada, que seria usado, chega a até 24 Litros de óleo por ano.

A fritadeira desliga automaticamente e possui o botão seletor de temperatura. Também tem o cesto removível antiaderente, timer de 30 minutos, LED branco indicador de funcionamento e possui 1400W de potência. Muito fácil de limpar e com um design lindo, certamente as suas refeições serão ainda mais gostosas e saudáveis.

Aifryer Mondial 

A marca foi fundada em 2000 no município de Sorocaba, interior de São Paulo. Já consolidada no mercado e sempre com posições de destaque, a airfryer da Mondial oferece um cesto com a maior área plana do mercado e que pode ser removido. Ela ainda contém a tecnologia antiaderente, evitando que alimentos fiquem grudados no fundo da airfryer e também conta com funções pré-programadas. Ela é uma ótima opção, não é mesmo? 

Dessa forma, a marca está em destaque no blog com um texto sobre as principais receitas para fazer na airfryer. Entre elas está o dadinho de tapioca, pão de queijo, peito de frango e pudim de leite condensado. Leia no nosso blog. 

Dicas da Mondial: Confira quatro pratos gostosos na Airfryer

Airfryer Philco 

A marca Philco chegou ao Brasil em 1934, há quase cem anos. Na época, se consolidou no mercado brasileiro sendo referência em rádios, TVs, câmeras e vídeo cassetes. Com o passar do tempo, a marca também começou a produzir airfryer. Com isso, o produto contém a maior capacidade do mercado, com 8,1L. Há ainda o seletor de temperatura entre 80º e 200º e o timer de 60 minutos.  

Airfryer Walita 

A Walita surgiu em 1930 em São Paulo e possui uma relação muito afetuosa com os seus clientes. Nos anos 80, a marca foi incorporada a holandesa Philips, o que expandiu sua fama. Então, em 2011, ela criou a Airfryer Walita. O produto contém a tecnologia patenteada que permite o ar circular de forma mais rápida por toda a fritadeira e entre os alimentos. Isso garante ao alimento mais maciez por dentro e mais crocância por fora. 

Airfryer Britânia 

Por último, a brasileira Britânia foi criada em 1956, no município de Curitiba, no PR, e  iniciou suas atividades com a fabricação de fogões, fogareiros e móveis metálicos. Logo ela expandiu para fabricação de eletrodomésticos. E com os eletros, surge a airfryer. Ela frita sem óleo, assa e reaquece, além disso, traz mais agilidade e praticidade e tem a maior capacidade,  quando o assunto é fritadeira. Alguns modelos ainda possuem a tecnologia air flow, proporcionando a circulação de ar em 360º. 

Depois de ter visto algumas das marcas disponíveis na Colombo, vamos dar continuidade ao nosso guia sobre fritadeiras elétricas e tirar as suas principais dúvidas em relação a esse produto. Quer saber mais sobre esse eletroportátil que salva todas as suas receitas de maneira prática e simples? Respondemos algumas   perguntas para te ajudar!

Desde dicas sobre como usar papel alumínio na fritadeira elétrica até instruções passo a passo para preparar batata, bolo, pudim, frango, estamos aqui para desmistificar o processo e tornar sua experiência culinária simples e prazerosa.

É saudável usar a airfryer?

A preocupação com a saúde é legítima. Discutimos os prós e contras de usar a Airfryer, explorando sua abordagem de cozimento sem óleo e os benefícios para uma dieta mais equilibrada. O alimento fica pronto sem a imersão do alimento na gordura. Automaticamente esse prato é mais saudável, sendo que por conta da forma de cozimento há um número de calorias menor. 

Desvantagens da airfryer: o que você deve saber

Como você viu, a airfryer tem inúmeras vantagens, e vale muito a pena a sua aquisição, no entanto ela apresenta um ponto negativo. A capacidade dela é limitada, ou seja, ela não tem a capacidade de preparar comida para um grupo grande de pessoas.Dessa forma, uma das dicas é você preparar um frango inteiro na airfryer e a outra parte da refeição, você pode utilizar o fogão a gás ou até mesmo o forno. 

O que não deve ir na airfryer?

Enquanto a airfryer é versátil, há certos alimentos e objetos que não devem ser colocados nela. Oferecemos orientações claras sobre o que evitar para manter seu aparelho seguro e funcionando perfeitamente.

O grupo dos alimentos leves, nós temos folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. Eles não podem ser colocados no produto, visto que podem grudar na parte elétrica e estragar o aparelho. 

Alimentos que soltam fumaça e vapor também estão proibidos de entrarem na airfryer, como aquela peça inteira de picanha. Assim é melhor evitar para não ter problema com a parte elétrica. 

Da mesma forma, alimentos grandes demais para o cesto não são recomendados, uma vez que podem encostar na resistência e causar estragos. Dessa forma, esteja sempre atento ao tamanho do cesto. 

O que não pode ir na airfryer de jeito nenhum

Todas as fabricantes alertam contra o uso de plásticos no produto. Esse material pode derreter, danificar o eletrodoméstico e ainda contaminar a comida. O papel alumínio e o papel manteiga também podem danificar o produto, já que têm a possibilidade de encostar na resistência. 

Já para o silicone, cerâmica e o vidro vale a regra do forno. Ou seja, se pode no forno, pode na airfryer. No caso do vidro, ele precisa ser temperado, até mesmo para aguentar as altas temperaturas. Apesar disso, esses materiais podem atrapalhar o cozimento e as consequências podem ser tanto a demora para cozinhar ou a falta de crocância. Dessa forma, sempre opte por porções pequenas de alimento. 

No geral, sempre leia atentamente os manuais de como usar o equipamento e fique atento ao revestimento antiaderente para conservar ao máximo sua vida útil. 

Depois de ter analisado e estudado tudo sobre a airfryer, chegou o momento de conferir as nossas ofertas para facilitar seu cotidiano e trazer opções mais saudáveis de cozimento. Entre em nosso site e confira as inúmeras ofertas em airfryer.