Por que o coelho é o símbolo da Páscoa?
Estilo de Vida

Por que o coelho é o símbolo da Páscoa?

Por que o coelho é o símbolo da Páscoa?

A Páscoa está chegando, ela acontece em 31 de abril  neste ano de 2024 e é natural que se tiver filhos, você já esteja pensando em presentes, incluindo ovos de chocolate. Mas agora, já se perguntou, por que o coelho é o símbolo da Páscoa? Antes de explicarmos o motivo, vamos passar pela história e saber como ela surgiu. Bora lá!?

Como surgiu a páscoa:

Você sabia que a celebração tem a sua origem na festa judaica, denominada “Pessach”? O nome quer dizer passar por cima ou simplesmente passagem na língua hebraica, em referência a libertação dos hebreus à terra do Egito, no qual eram escravizados. O termo faz menção ao anjo da morte, que passou no local, sendo então a última praga, conforme as escrituras.

Como é definido o dia da páscoa?      

O dia da Páscoa é móvel, portanto, é comemorado em diferentes dias do mês, no entanto, sempre acontece no primeiro domingo depois da lua cheia. Isso foi definido pela Igreja Católica no Concílio de Nicéia, em meados do século IV. Nesse sentido, sempre antes da Páscoa, o período de 40 dias, chamado Quaresma, é celebrado, fazendo referência ao jejum realizado por Cristo no deserto.

Porque o coelho é o símbolo da páscoa?

O coelho da Páscoa é aquele responsável por trazer os ovos e escondê-los para que as crianças possam procurar por eles. Existem muitas teorias sobre o surgimento do coelho na celebração cristã.

Entre essas histórias, alguns afirmam que o símbolo vem do paganismo. Outros dizem que o coelho já tinha relação com o Cristianismo desde a Idade Média.

A consolidação do coelho na Páscoa, no século XIX, já estava relacionada com como o mundo enxergava as crianças. O coelho foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Representa também a transformação da visão em relação à infância, na perspectiva de que essa parte da vida é essencial para a fase adulta, e traz um cunho de celebração familiar à data.

Quando o assunto é ovos, quem comemorava o equinócio de primavera (próximo à data que comemoramos a Páscoa), enfeitando ovos, era o povo persa. Este símbolo era importante para representar o renascimento, algo inclusive difundido na cultura chinesa.

Em contrapartida, na cultura pagã europeia, o ovo de Páscoa tem a sua origem na mitologia germânica, sendo que os povos eslavos faziam a decoração do símbolo. Algumas correntes da igreja católica, principalmente a ortodoxa, correlaciona com Maria Madalena.

O coelho entra nessa história justamente devido a uma deusa da cultura germânica, a Ostara ou Eostre. Vem justamente desse termo o nome Páscoa, em inglês Eastern ou Ostern, em alemão. Uma lenda afirma que Ostara em certo momento transformou um pássaro em coelho para entreter as crianças ali presentes.

O pássaro, que havia sido transformado em coelho, não estava feliz com a situação. Dessa forma, a deusa fez com ele voltasse a ser quem sempre foi. Então, como forma de agradecimento, o pássaro deixou alguns ovos coloridos. Para deixar as crianças felizes, Ostara as presenteou com ovos.    

A primeira menção do coelho na Páscoa foi feita em 1572, em texto germânico. A tradição do coelho da Páscoa surgiu naquele país, sendo levada até os Estados Unidos da América (EUA), por volta de XVIII. Já no país americano, apesar de ter chegado bem antes, a tradição apenas foi popularizada durante a Guerra Civil, no século XIX.

Mas afinal, porque comer chocolate na Páscoa?

O significado do chocolate na páscoa pode ter diversas interpretações. O chocolate como presente carrega um significado de amor, amizade e renovação, e por esse motivo, sua presença na Páscoa se tornou marcante para várias culturas, principalmente porque este feriado é dedicado à celebração ao lado das pessoas que amamos.

Além disso, o chocolate na Páscoa também é associado a uma tradição antiga de presentear os entes queridos com delícias doces como forma de celebrar a chegada da primavera e a renovação da vida.

Ao longo dos séculos, essa prática evoluiu para incluir os famosos ovos de chocolate, símbolos de fertilidade e prosperidade. Assim, o ato de trocar chocolates na Páscoa não apenas fortalece os laços afetivos entre amigos e familiares, mas também resgata tradições ancestrais que remontam a tempos imemoriais.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre a páscoa, saiba o que a páscoa significa!

A Páscoa tem significados diversos em diferentes contextos culturais e religiosos. Para os cristãos, a Páscoa é uma das festas mais importantes do calendário religioso, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, simbolizando a vitória sobre o pecado e a morte.

Para muitos, representa também um período de renovação espiritual e esperança. Além disso, a Páscoa é associada à primavera em muitas culturas, marcando o renascimento da natureza e o início de um novo ciclo de vida após o inverno. Em várias tradições, a Páscoa é um momento de reunir a família, compartilhar refeições e celebrar a alegria da vida.

Legal né? Gostou desse artigo? Agora, que tal dar uma olhadinha no site da Lojas Colombo e conferir as melhores ofertas para presentear os seus amigos e familiares. Para crianças há um leque de brinquedos, games e jogos.