Dia da Árvore: Dicas para plantar e preservar | Blog Colombo
Estilo de Vida

Dia da Árvore: Dicas para plantar e preservar

Um homem plantando uma muda de árvore em sua casa. Dia da árvore.

No dia 21 de Setembro ocorre o Dia da Árvore. Essa data serve para cada um de nós sempre lembrar da importância da preservação e de cuidar do nosso bem mais precioso: o nosso planeta. Pensando nessa data, o Blog Colombo preparou um texto para mostrar como plantar e cuidar das suas árvores. Assim a sua casa ficará linda e terá mais vida.

A Importância das Árvores para a Vida no Planeta

Uma imagem de dentro da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. Dia da árvore.

As árvores possuem um papel fundamental para o equilíbrio da vida em nosso planeta, seja pela temperatura ou pelos recursos naturais que elas possuem. Além disso, elas absorvem o gás carbônico (CO2) da nossa atmosfera e libera o oxigênio (O2). Isso reduz a poluição presente e auxilia na sobrevivência do homem.

Os diferentes tipos de ambientes também promovem a preservação da fauna e flora que estão nesses lugares. As frutas, folhas, pequenos micro-organismos, os animais e flores fazem parte desse ecossistema tão diverso.

Também encontramos recursos naturais nas árvores e próximos a elas. Esses recursos garantem estabilidade do ambiente e contribuem para que não ocorra a erosão e outros processos prejudiciais para os seres daquele local.

Mãos à Obra: Dicas Essenciais para Plantar sua Árvore

Uma muda de árvore está sendo plantada no chão. Dia da árvore.

Para escolher a árvore que ficará em sua casa, seja no quintal ou ao redor dela, em primeiro lugar, você deve considerar alguns fatores fundamentais como o clima e o bioma que a região possui. O local influencia diretamente qual planta você pode escolher.

Após isso verifique o porte médio da sua árvore. Se você conta com grande espaço, uma árvore com tamanho maior não será problema. No entanto se falta espaço, o ideal é buscar uma árvore com porte menor para ficar na sua casa.

Uma dúvida que pode surgir é a seguinte: plantar uma árvore nativa ou exótica? A resposta é plantar uma árvore local, já que ela pertence ao ambiente e não prejudica as outras espécies que estão ao seu redor.

O Plantio Passo a Passo: Do Berçário à Terra

Várias pessoas ajudando a plantar as mudas de árvores. Dia da árvore.

Primeiramente, escolha o local de plantio da árvore Elimine ervas daninhas e qualquer detrito que não pertença ao ambiente. Após isso, faça um buraco no solo com o dobro da largura e um pouco mais profundo que o torrão da árvore.

Adicione compostos ou fertilizantes naturais que auxiliem no crescimento e fortalecimento da árvore. Por fim, cubra a muda com terra e cobertura que retenha mais umidade, a fim de proteger a muda nesse primeiro momento.

Regue a sua árvore diariamente por, no mínimo, duas vezes. Contudo, verifique qual espécie você está plantando. Desse modo você saberá a quantidade certa para regar e quantas vezes por dia ou semana fazer essa rega. Uma dica é que árvores recém plantadas precisam de mais água ao regar que árvores que já estão no local há mais tempo.

Cuidando do Futuro: Estratégias para Preservar as Árvores

Para preservar as espécies nativas é preciso alguns cuidados básicos. Entre eles estão a eliminação das pragas e seres que podem prejudicar o desenvolvimento do ecossistema presente. Talvez limpar a área de ervas daninhas e objetos que não fazem parte do lugar é um bom começo.

Realizar a poda das plantas também é um passo fundamental. Para realizar esse trabalho, verifique informações de como efetuar essa poda sem prejudicar árvore. Além disso não esqueça de regar a sua planta sempre na quantidade que ela necessita.

A conscientização do público sobre a preservação começa desde cedo. Ensine as crianças e jovens a importância de cuidar e preservar as plantas. Além de promover momentos de interação com o ambiente próximo possibilita que cada criança e jovem entenda o porquê o nosso meio ambiente merece tanto nossa atenção.

Como Contribuir para a Preservação em Grande Escala

Ajudar a preservar começa com a nossa própria iniciativa. Você pode dar apoio a projetos de reflorestamento que estão presentes na sua comunidade. Além disso, não deixe de denunciar desmatamentos ilegais ou descarte incorreto de produtos químicos e embalagens na natureza.

Faça um consumo equilibrado e consciente dos recursos. Por exemplo, se você usa um fogão a lenha, compre madeira apenas de pessoas que possuem autorização e cadastro nos órgãos reguladores. Desse modo você contribui para que não haja o corte indevido de árvores ameaçadas de extinção.

Por fim, apoie as empresas que tomam atitudes sustentáveis em seus processos e que tem ótima responsabilidade ambiental. Cuidar do ambiente é essencial e essa atitude começa a partir de cada um de nós!

Siga a Lojas Colombo nas redes sociais para mais conteúdos e novidades!