O que não pode fazer antes para doar sangue? | Blog Colombo
Estilo de Vida

Cuidados para doar sangue: o que não pode fazer antes e depois de doar sangue?

Cuidados para doar sangue.

Doar sangue é uma atitude nobre e solidária que pode salvar vidas. No entanto, antes de se dirigir a um banco de sangue para fazer a doação, é importante estar ciente dos cuidados necessários para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. Neste post, vamos lembrar a importância dos cuidados para doar sangue: o que não pode fazer antes e depois de doar sangue?

No entanto, em primeiro lugar vamos descobrir qual é a importância da doação de sangue e porque precisamos doar. Antes de se colocar à disposição do próximo e ajudar, é necessário cuidar da própria saúde. Por isso, sempre esteja em dia com os exames de check-up e a alimentação balanceada. 

Nesse sentido, é extremamente importante a doação, já que os estoques dos bancos de sangue ficam vazios com muita frequência, principalmente entre os meses de dezembro a janeiro, por conta das festividades de fim e início de ano. Se você quiser ser doador, fique ligado no post até o final.      

 Qual é o preparo para doar sangue?

Antes de fazer o ato de solidariedade, esteja ciente de que você precisa estar bem preparado, porque dessa forma, garante a segurança do receptor, protege a sua própria saúde, assegura a qualidade da doação e diminui os efeitos colaterais.  

Nesse sentido, uma boa noite de sono na véspera da doação é o recomendado, assim como manter-se bem hidratado nos dias anteriores ao procedimento. Juntamente com isso, hidrate o seu corpo para garantir que tudo esteja bem. 

Além disso, a prática de atividades físicas intensas no dia da doação deve ser evitada, pois isso pode causar fadiga e afetar a qualidade do sangue doado. Além disso, não é recomendado jejuar antes da doação. Certifique-se de fazer uma refeição leve e saudável antes de se dirigir ao banco de sangue.

Quais as regras para ser um doador de sangue?

Após estar bem preparado, existem algumas regras que devem ser seguidas tanto para a segurança do doador como do receptor. Aqui estão algumas delas:

Idade: A maioria dos bancos de sangue estabelece uma faixa etária para doação de sangue, geralmente entre 18 e 69 anos. Em suma, isso ocorre porque pessoas mais jovens tendem a ter uma recuperação mais rápida após a doação, enquanto os mais idosos podem apresentar complicações de saúde relacionadas à doação.

Peso: Para doar sangue, é necessário ter um peso mínimo de 50 quilos. Isso garante um volume sanguíneo adequado para a doação, evitando possíveis complicações.

Saúde geral: Você sabia que antes de cada doação, é realizada uma avaliação médica para verificar se o doador não possui condições que possam comprometer sua saúde ou a do receptor.

Medicamentos: Informe ao banco de sangue se estiver ingerindo algum medicamento. Eles podem impedir temporariamente a doação, pois têm a possibilidade de afetar a qualidade ou a segurança do sangue doado.

Doenças transmissíveis: Doenças transmissíveis, como HIV, hepatite B ou C, malária ou sífilis, impedem o doador de realizar a doação. Isso é necessário para garantir a segurança do receptor e prevenir a disseminação de doenças.

Lembre-se de que essas são apenas algumas das regras básicas para o ato de solidariedade. Cada banco de sangue pode ter diretrizes específicas, portanto, é importante entrar em contato com o local de doação para obter todas as informações necessárias antes de agendar sua doação.

Ao seguir esses cuidados e regras, você estará contribuindo para um processo de doação de sangue seguro e eficiente, ajudando a salvar vidas e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. 

O que fazer depois da doação de sangue? 

Após doar sangue, o doador precisa tomar os cuidados devidos para garantir uma boa recuperação.  Uma das recomendações é descansar, evitando assim o desgaste físico e exercícios intensos nas 24 horas seguintes à doação. 

Em segundo lugar, hidrate-se. Isso porque beber bastante líquido preferencialmente água, porque dessa forma, a recuperação dos fluidos acontece mais rápido. Além disso, a alimentação saudável também ajuda na recuperação. A dica é buscar sempre por alimentos nutritivos, ricos em ferro e vitamina C, para auxiliar na reposição dos nutrientes e estimular a produção de novas células sanguíneas.

Para que sua recuperação seja tranquila e completa, siga as essas recomendações. Lembre-se de que cada pessoa pode reagir de forma diferente, por isso é essencial escutar o próprio corpo e procurar ajuda médica se necessário.