Estilo de Vida

Dia da Saúde: O quão saudável você é?

Dia 7 de abril é considerado o dia mundial da saúde, criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde e de uma melhor qualidade de vida. Afinal, debater e informar sobre o tema é fundamental para que possamos alcançar bem-estar, não somente físico como mental, e assim, aproveitar plenamente a vida de maneira saudável.

Quando falamos em saúde, logo pensamos em dietas, exercícios e cuidados como visitas ao médico e exames de rotina. Isto é muito importante, porém, ter uma vida saudável não está ligada apenas a saúde do corpo. Temos que cuidar da saúde mental, profissional e até financeira. Segundo a OMS (agência nacional de saúde), a definição de saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Por isso, separamos as 8 principais saúdes que você precisa estar atento para melhorar a sua qualidade de vida e todas elas estão interligadas ao bem-estar físico, psicológico e mental.

Saúde Física

saiba-como-cuidar-da-sua-saude-fisica

Cuidar da saúde física é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida, afinal é o nosso corpo que nos coloca em movimento. Por isso, para um corpo em perfeito funcionamento, livre de doenças e bem nutrido, é necessária uma alimentação balanceada, praticar exercícios ou alguma outra atividade física e dormir pelo menos oito horas por dia. Além de visitar regularmente um médico e realizar check-up geral, pelo menos uma vez ao ano.

Saúde Mental

saiba-como-cuidar-da-sua-saude-mental

Por muito tempo a saúde mental foi negligenciada em nossa sociedade, no entanto, ela é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida e saúde. A qualidade emocional impacta diretamente em diversas áreas, como física, social e até financeira. Estar mentalmente saudável é quando você se sente bem consigo mesmo e com os outros a sua volta, consegue lidar e aceitar bem com as emoções, sejam elas boas ou ruins, e reconhecer seus limites. Inclusive, aceitar e buscar ajuda quando necessário. A palavra aqui é autoconhecimento. Conheça-se ao máximo e tente entender o porquê das suas reações emocionais. Quanto mais você se conhece, mais se entende.

Saúde Familiar

saiba-como-cuidar-da-sua-saude-familiar

Nosso ambiente familiar também pode acabar nos adoecendo, por isso, é necessário separarmos uma atenção especial para essa área da nossa vida. Nenhuma família é perfeita e isenta de brigas ou discussões e como é de conhecimento popular, isso acontece até nas melhores famílias, mas manter uma boa relação familiar contribui para uma vida mais feliz, saudável e harmônica.

Saúde Social

A saúde social está ligada à manutenção das relações saudáveis com todas as pessoas à nossa volta, sejam familiares, colegas de trabalho ou amigos. Ninguém consegue ser feliz sendo 100% sozinho e como seres sociais, temos necessidade de interação humana e isso é essencial para mantermos uma vida saudável equilibrada. Fortalecer relações sociais auxiliam no bem-estar, além de promover uma vida mais longa, já que diminui os impactos do isolamento e solidão na saúde física como na mental.

Saúde Profissional

Trabalhar com o que gosta, com o que lhe faz se sentir bem e onde pode desenvolver seu máximo potencial é o começo para uma saúde profissional adequada. Ao alcançar sensação de utilidade em uma organização, realização profissional, pessoal e satisfação com as funções diárias, contribui-se mais para a empresa onde está empregado. Além de agregar valor a si e assim, aumento na confiança, produtividade e autoestima.

Saúde Financeira

Esta área é essencial para o bem-estar humano, pois influencia em todas as outras áreas da vida. Isto porque boa parte das nossas necessidades humanas, são atendidas através do dinheiro. A falta dele, não somente limita uma vida mais saudável e uma qualidade de vida melhor, como pode causar problemas sérios de saúde como ansiedade, depressão e estresse entre outros. Por outro lado, vale pontuar que saúde financeira não é sobre ter ou não dinheiro, mas sobre como você administra e gasta suas finanças. Planejar seus gastos e organizar seu dinheiro, vai possibilitar suprir as necessidades essenciais, realizar planos, além de assegurar um bom futuro financeiro.

Saúde Intelectual

Desenvolvida através da aprendizagem e leitura, a saúde intelectual é fundamental para nossa saúde mental e autoestima. Mantê-la em bom funcionamento, não somente enriquecem nosso repertório pessoal, como expandem significativamente nosso conhecimento. Atividades que exercitam o cérebro auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, e também em nosso desenvolvimento pessoal.

Saúde Espiritual

saiba-como-cuidar-da-sua-saude-espiritual

Relacionada a fé e as crenças do ser humano, contribui tanto para saúde mental como física, por se tratar de valores que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes. O bem-estar espiritual promove sentimentos que resultam em emoções positivas, que alcançam reflexos significativos na qualidade de vida e no tratamento de doenças.

Aproveitando a data, o ideal é parar um pouco e refletir sobre as nossas atitudes e de que forma elas influenciam na nossa vida e saúde. Comece hoje a trabalhar para melhorar os pontos que não estão saudáveis e aproveite uma vida mais saudável por você e por todas a sua volta.