Dia 7 de abril é considerado o dia mundial da saúde, criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde e de uma melhor qualidade de vida. Afinal, debater e informar sobre o tema é fundamental para que possamos alcançar bem-estar, não somente físico como mental, e assim, aproveitar plenamente a vida de maneira saudável.
Quando falamos em saúde, logo pensamos em dietas, exercícios e cuidados como visitas ao médico e exames de rotina. Isto é muito importante, porém, ter uma vida saudável não está ligada apenas a saúde do corpo.
Temos que cuidar da saúde mental, profissional e até financeira. Segundo a OMS (agência nacional de saúde), a definição de saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Por isso, separamos as 8 principais saúdes que você precisa estar atento para melhorar a sua qualidade de vida e todas elas estão interligadas ao bem-estar físico, psicológico e mental.
1- Saúde Física
Cuidar da saúde física é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida, afinal é o nosso corpo que nos coloca em movimento. Por isso, para um corpo em perfeito funcionamento, livre de doenças e bem nutrido, é necessária uma alimentação balanceada, praticar exercícios ou alguma outra atividade física e dormir pelo menos oito horas por dia. Além de visitar regularmente um médico e realizar check-up geral, pelo menos uma vez ao ano.
2 – Saúde Mental
Por muito tempo a saúde mental não era um tema comum em nossa sociedade. No entanto, ela é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida. A qualidade emocional impacta diretamente em diversas áreas, como física, social e até financeira.
Estar mentalmente saudável é quando você se sente bem consigo mesmo e com os outros a sua volta, consegue lidar e aceitar bem com as emoções, sejam elas boas ou ruins, e reconhecer seus limites. Inclusive, aceitar e buscar ajuda quando necessário.
A palavra aqui é autoconhecimento. Conheça-se ao máximo e tente entender o porquê das suas reações emocionais. Quanto mais você se conhece, mais se entende.
3 – Saúde Familiar
Nosso ambiente familiar também pode acabar nos adoecendo, por isso, é necessário separarmos uma atenção especial para essa área da nossa vida. Nenhuma família é perfeita e isenta de brigas ou discussões. Como é de conhecimento popular, isso acontece até nas melhores famílias. Porém manter uma boa relação familiar contribui para uma vida mais feliz, saudável e harmônica.
4 – Saúde Social
A saúde social está ligada à manutenção das relações saudáveis com todas as pessoas à nossa volta, sejam familiares, colegas de trabalho ou amigos. Ninguém consegue ser feliz sendo 100% sozinho e como seres sociais. Temos necessidade de interação humana e isso é essencial para mantermos uma vida saudável com equilíbrio. Fortalecer relações sociais auxiliam no bem-estar, além de promover uma vida mais longa, já que diminui os impactos do isolamento e solidão na saúde física como na mental.
5 – Saúde Profissional
Trabalhar com o que gosta, com o que lhe faz se sentir bem e onde pode desenvolver seu máximo potencial é o começo para uma saúde profissional adequada. Ao alcançar sensação de utilidade em uma organização, realização profissional, pessoal e satisfação com as funções diárias, contribui-se mais para a empresa onde está empregado. Além de agregar valor a si e assim, aumento na confiança, produtividade e autoestima.
6 – Saúde Financeira
Esta área é essencial para o bem-estar humano, pois influencia em todas as outras áreas da vida. Isto porque boa parte das nossas necessidades humanas, são atendidas através do dinheiro.
A falta dele, não somente limita uma vida mais saudável e uma qualidade de vida melhor, como pode causar problemas sérios como ansiedade, depressão e estresse entre outros.
Por outro lado, vale pontuar que saúde financeira não é sobre ter ou não dinheiro, mas sobre como você administra e gasta suas finanças. Planejar seus gastos e organizar seu dinheiro, vai possibilitar suprir as necessidades essenciais, realizar planos, além de assegurar um bom futuro financeiro.
7 – Saúde Intelectual
Desenvolvida através da aprendizagem e leitura, a saúde intelectual é fundamental para nossa saúde mental e autoestima. Mantê-la em bom funcionamento, não somente enriquecem nosso repertório pessoal, como expandem significativamente nosso conhecimento. Atividades que exercitam o cérebro auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, e também em nosso desenvolvimento pessoal.
8 – Saúde Espiritual
Relacionada a fé e as crenças do ser humano, contribui tanto para saúde mental como física, por se tratar de valores que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes. O bem-estar espiritual promove sentimentos que resultam em emoções positivas, que alcançam reflexos significativos na qualidade de vida e no tratamento de doenças.
Aproveitando a data, o ideal é parar um pouco e refletir sobre as nossas atitudes e de que forma elas influenciam na nossa vida. Comece hoje a trabalhar para melhorar os pontos que não estão saudáveis e aproveite uma vida mais saudável por você e por todos a sua volta.
Siga as redes sociais da Lojas Colombo para mais conteúdos e novidades.