Como organizar as finanças do casal? | Blog Lojas Colombo
Estilo de Vida

Como organizar as finanças do casal?

como organizar as financas do casal

Organizar as finanças pessoais já é uma tarefa difícil, mas quando precisamos manejar os gastos de duas pessoas a situação pode ficar bastante complicada. Se você mora com seu namorado/a, marido ou esposa, as contas precisam estar em dia para evitar o aparecimento de dívidas e para que assim consigam realizar seus objetivos em conjunto. Quer saber como organizar as finanças do casal? Então é só continuar lendo!

Conversando sobre dinheiro

conversando-sobre-dinheiro

Para conseguir ajustar as finanças do casal, é muito importante ter uma conversa franca sobre dinheiro. Em primeiro lugar, vocês precisam saber o quanto cada um ganha, para que assim saibam o quanto podem gastar com as contas compartilhadas como aluguel, luz, internet, compras do mês, etc.

Além disso, se vocês estão se preparando para morar juntos pela primeira vez, também é importante saber sobre eventuais dívidas que ambos tenham contraído quando estavam solteiros, para que assim bolem um plano conjunto sobre como solucionar o problema para seguir em frente sem dívidas para focar em novos objetivos do casal.

Não esqueça dos gastos fixos

nao-esqueca-dos-gastos-fixos

Morar junto significa que existem gastos fixos todos os meses, com valores que quase não se alteram. E para facilitar a rotina na hora de pagar as contas, que tal montar uma lista com todos os boletos fixos mensais? Dessa forma todo mês você pode seguir essa lista e com isso não esquecer de nenhuma delas, além de poder observar o histórico de contas pagas no final do ano. 

Analise os gastos menos necessários

analise-os-gastos-menos-necessarios

Todos nós sabemos que gastar mais dinheiro em um jantar especial ou se dar de presente um dia de comprar é uma delícia, mas quando as finanças começam a apertar, está na hora de rever esses gastos e cortar aquilo que não é tão necessário. 

Uma dica para fazer isso é anotar toda vez que você gastar dinheiro, escrevendo o que foi comprado e o valor, assim, no final do mês você tem uma lista com todos os gastos variáveis e consegue ver mais facilmente onde está gastando muito dinheiro para assim tentar diminuir esses valores nos meses seguintes.

Desejos e investimentos

Cada casal tem um objetivo diferente, seja fazer uma viagem, comprar uma casa ou pagar pela festa de casamento. E cada um desses objetivos tem um custo diferente, por isso são necessárias formas de economia diferentes. 

desejos-e-investimentos

Você pode aderir à poupança, e guardar um pouco do seu salário todo mês com um rendimento mais baixo. Os especialistas recomendam que o valor reservado para essa forma de poupar seja entre 20% e 40% da renda mensal. A vantagem dessa forma de economia é que você pode acessá-la a qualquer momento, e usar o dinheiro caso surja alguma emergência. Mas é preciso autocontrole e sabedoria para saber quando utilizar ou não esse dinheiro.

Já se você quer um rendimento maior e não se importa em não poder ter acesso ao dinheiro por um determinado tempo, você pode optar pelo investimento no tesouro direto, que rende mais que a poupança e tem data fixa para retirar, que pode ser de um a dez anos. Quanto maior o tempo de depósito, mais o valor. 

Outras formas de economizar dinheiro

E se mesmo após rever os gastos as contas ainda estiverem apertadas, existem muitos outros jeitos de economizar dinheiro em casa. Você pode, por exemplo, encontrar um jeito de fazer dinheiro pelo celular, vendendo objetos que estão sem uso em casa ou oferecendo seus serviços de forma freelancer.

ganhe-dinheiro-pelo-celular

 

Além disso, alguns hábitos também podem te ajudar a economizar nas contas de água e luz. Por exemplo, você pode diminuir o tempo de banho e evitar o consumo desnecessário com água, com isso abaixando os valores da conta de água e para economizar na conta de luz você pode optar por eletrodomésticos com certificação A de consumo de energia, que têm um melhor desempenho com um menor consumo de energia, e também desligando seus eletros da tomada quando você não estiver usando. 

Se você seguir essas dicas, com certeza as finanças do casal entrarão nos eixos e a vida conjunta ficará muito mais fácil, e com isso, sobrará um dinheiro para comprar um presente lindo para o seu amor. Ainda não garantiu o seu presente de Dia dos Namorados? Então acesse o site da Lojas Colombo e encontre o item ideal para o seu companheiro/a!