Chinchila: como cuidar do roedor | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Chinchila: como cuidar do roedor

chinchila como cuidar do roedor

Está a procura do animal ideal para ter como pet? Quem sabe a chinchila pode ser a escolha ideal para você! Quer saber mais sobre os cuidados com chinchila? Então se liga no texto que preparamos para você!

Sobre a chinchila

A chinchila pertence à família dos roedores, conta com aproximadamente 26 centímetros e também possui uma cauda longa. Eles são animais majoritariamente noturnos, por isso terão muito mais energia após o pôr do sol; mas isso não os impede de acordar de vez em quando para comer, beber água ou brincar um pouco.

o-que-voce-precisa-saber-sobre-as-chinchilas

A espécie é bastante tranquila e pacífica, porém, ao contrário do que muitos imaginam, ela normalmente não gosta de ficar no colo, preferindo sempre se locomover pelo chão. 

E elas também têm uma expectativa de vida bem longa, já que a média é que vivam entre 16 e 20 anos. E ao contrário de outros roedores, as chinchilas são animais bastante higiênicos e não tem um cheiro forte, como é costumeiro em várias outras espécies. Além disso, por conta de seu pêlo grosso, pulgas e carrapatos não são uma preocupação, já que eles não conseguem adentrar a camada protetora delas. 

Gaiola

O ideal para esse tipo de roedor são gaiolas grandes, que consigam acomodar várias peças para o enriquecimento do local onde o animal vai passar a maior parte do seu dia. O tamanho mínimo que as chinchilas precisam deve ter as dimensões de 100 x 70 x 100 cm, mas sempre prioriza o maior tamanho que o seu orçamento comportar.

saiba-a-gaiola-ideal-para-a-sua-chinchila

Além disso, você deve ter certeza de que possui um lugar adequado para colocá-la, a gaiola deve ser colocada em local tranquilo, silencioso e com temperaturas amenas, já que o calor em excesso é prejudicial para a saúde delas. Tudo isso é necessário para manter os hábitos da espécie e ajudar a mantê-la saudável por muito mais tempo.

E como as chinchilas são animais bastante agitados, existem algumas coisa que nunca podem faltar em suas gaiolas, entre elas estão:

  • Cordas e rampas
  • Uma roda grande para exercício
  • Caixa de areia para o banheiro
  • Substrato de papel
  • Bebedouro 
  • Comedor inoxidável
  • Substrato de papel
  • Locais para ela se esconder e dormir

Alimentação

Uma boa alimentação ajuda a manter a saúde do animal, por isso é importante que cada espécie tenha uma dieta balanceada e com todos os nutrientes que necessitam. Para as chinchilas, o mais recomendado é oferecer os chamados alimentos extrusados, ou seja, rações desenvolvidas especialmente para elas com todos os nutrientes necessários.

qual-e-a-melhor-alimentacao

Mas além das rações, também é possível oferecer alimentos naturais, mas em pequenas quantidades e seguindo as indicações do médico veterinário. Entre os alimentos mais apreciados por elas estão o feno, cenoura, couve, brócolis, aveia, pequenos insetos, tomates e outros. 

Higiene

Por serem animais bem limpos, as chinchilas podem ficar estressadas quando ficam em locais sujos. O ideal é limpar a gaiola todos os dias, para remover qualquer resíduo ou sujeirinha que possa incomodá-la

saiba-como-deve-ser-feito-a-higiene-da-chinchila

E eles também se importam bastante com a higiene do próprio corpo, por isso o banho precisa ser fornecido de duas a três vezes na semana. Mas nada de água! Por ter sua origem em ambientes desérticos, eles não aceitam bem a umidade, então o banho deve ser feito a seco com carbonato de cálcio. Para realizar isso é bem fácil! Basta colocar o pó em um recipiente dentro da gaiola que ela rolará e se limpará sozinha. Depois é só retirar da gaiola. 

Agora que você já conhece os cuidados que se deve ter com o seu chinchila de estimação, visite o site da Colombo Pet, uma de nossas lojas físicas ou a nossa loja online. O departamento de Pets da Lojas Colombo possui todos os produtos e acessórios necessários para que você possa oferecer maior conforto e saúde ao seu roedor!