Decoração Econômica da Casa | Blog Colombo
Casa e Decoração

Decoração Econômica: Como Decorar a Casa Gastando Pouco em 2024

Sala decorada com vários materiais baratos. Decoração Econômica.

A casa é sinônimo de aconchego e carinho. Então cada um busca transformar a sua residência num lugar ainda mais acolhedor, lindo e marcante. No entanto, às vezes fica difícil decidir como decorar a casa. Isso fica bastante evidente porque muitas pessoas têm medo de ultrapassar o orçamento do mês. Talvez até tenham boas ideias na mente, porém não sabem por onde começar e como começar.  Nesse texto nós iremos conhecer um pouco mais sobre decoração econômica de uma forma simples e eficiente. Vamos explorar o universo da decoração sem comprometer seu orçamento! Também apresentaremos ideias práticas e acessíveis para transformar sua casa em um espaço aconchegante e estilizado, sem gastar muito.

Decoração Econômica: Como Decorar a Casa Gastando Pouco em 2024

Um exemplo de decoração simples são caixas de madeira que viram estantes. Decoração Econômica.

Procurar os produtos ideais para decorar a sua casa sem gastar tanto é uma tarefa que exige paciência. O resultado é que você pode transformar o seu lugar em um amplo espaço e com design moderno. Invista na iluminação da sua casa, para trazer a sensação de claridade ao local. Os trilhos com spots é uma alternativa boa, já que você pode adaptar cada um deles e direcioná-los para onde quiser e focar a iluminação em postos específicos das áreas.

Colocar algumas plantas no interior da casa traz uma sensação de vida e alegria para o ambiente. Um tipo de planta que pode ser a planta ideal é a Suculenta. Geralmente ela não dá tanto trabalho como outras plantas e é uma alternativa boa ao decorar o ambiente. Coloque a suculenta em um vaso de plástico ou o material que você tiver em sua casa, plante ela dentro do vaso e escolha se ela ficará suspensa ou em algum móvel apropriado.

Almofadas também são boas sugestões para compor o ambiente. Seja na sala de estar ou no quarto, elas conseguem trazer um ar mais sofisticado, sem deixar de ser algo bem simples. Ao decorar seu ambiente com os travesseiros, tente usar da parcimônia, a fim de evitar uso em excesso, poluindo visualmente o ambiente, além de escolher cores mais claras, que trazem a sensação de iluminação e amplitude.

Por fim, utilize estantes para colocar outros objetos decorativos. Elas trazem mais espaço, organizam todo o seu local e, ainda mais, fica fácil para quem quer ter tudo à vista. Você pode armazenar vinhos, livros, porta-retratos e, se precisar, guardar livros, revistas e outras coisas.

Faça Você Mesmo: DIY na Decoração para Economizar

Mulher reformando a cadeira usada. Decoração Econômica.

Para entendermos melhor o que é DIY é preciso voltar no tempo. O movimento surgiu em 1912, com o propósito de que as pessoas pudessem fazer os seus próprios consertos e reparos, sem a necessidade de um profissional ou especialista para fazer essas atividades. Apenas na década de 1950 que o movimento ganhou força e começou a fazer parte do lar de muitas famílias americanas.

Hoje muitas pessoas adotam esse conceito na hora de decorar cada espaço de sua residência. Elas montam móveis, criam e customizam peças de decoração, colocam papéis de parede ou pintam ela. Enfim, o segredo aqui é poder fazer coisas simples sem que você precise contratar um profissional para isso. Muitos lojistas tentam atrair esse público fabricando materiais para que as próprias pessoas façam a montagem do produto. Essa estratégia diminui os custos de produção deles e permitem que as pessoas mesmo montem o produto na sua casa.

Toda peça tem um potencial, que pode ter um novo uso. A imaginação, conhecimento, ideias e disposição são alguns fatores que fazem a pessoa criar novos itens decorativos, consertar coisas que estão estragadas e aprender o processo de montagem de alguns produtos. Ser livre e dono das próprias criações expande ainda mais os horizontes de novas possibilidades e garante que a pessoa saiba ainda mais como deixar sua casa útil, moderna e funcional.

Móveis Reciclados: Sustentabilidade e Estilo na Decoração Econômica

Sofá feito com pallets. decoração econômica.

Com a pauta ambiental bastante presente nos nossos dias, a reutilização consciente dos materiais recicláveis está se tornando uma alternativa muito boa para quem quer gastar pouco e aproveitar o potencial dos materiais disponíveis. Tudo depende do tipo de material, estado de conservação, espaço disponível e da sua criatividade para fazer novos móveis e itens decorativos.

Usar pallets para fazer sofás, estantes, mesas, camas e apoio para os pés é uma das boas alternativas. Ele possui boa resistência e traz elementos rústicos e naturais para o móvel e para o seu espaço. A corda náutica também se tornou comum no processo de fabricação de móveis com material reutilizado. Além de ser bem resistente, ela traz um design inovador e moderno ao lar.

Os pneus podem servir como apoio à base de mesa ou como assento de cadeiras e sofás. Barris de metal se ajustam em novos móveis ao serem cortados e ganharem revestimento, principalmente como sofás ou cadeiras novas. Caixas antigas tem o potencial de se transformarem em gavetas novas.

Ideias de Decoração Barata: Transforme Seus Ambientes sem Gastar Fortunas

Plantas usadas como itens de decoração na casa. Decoração Econômica.

Várias pessoas amam plantas e nada melhor do que trazer elas para o seu ambiente. Você pode colocar desde flores até plantas pequenas. A dica é sempre cuidar delas para que elas não murchem e mantenham vivas as cores. Um bom ambiente para elas estarem presentes é na sala de estar, no painel da TV ou nas paredes. Elas são um ótimo exemplo de decoração econômica e deixam o lugar ainda mais bonito e verde.

Outra ideia que funciona e faz seu lar ser ainda mais moderno sem gastos a mais do seu orçamento é colocar espelhos decorativos. Eles são itens ideais para ficarem na sala de jantar e na sala de estar, o que traz mais amplitude de espaço e garante uma sofisticação a mais que seu espaço precisa.

Nada mais simples e barato do que colocar fotos na sua parede. Além de mostrar um pouco da essência da família em cada fotografia, essa estratégia deixa as suas paredes ainda mais bonitas. Você também pode deixar as fotografias em painéis ou em placas, se for da sua preferência. Apenas fique atento ao número de fotografias que você pretende colocar, pois o excesso pode poluir visualmente a sua parede.

Transformação de Ambientes: Dicas para Renovar Cômodos com Baixo Investimento

Pintar as paredes da casa tem um custo um pouco alto. A pintura pode dar muito trabalho e, consequentemente, muita sujeira em toda a casa. Se você não tem muito dinheiro e quer renovar as paredes internas da sua casa, uma opção de decoração econômica é o papel de parede. Com vários tipos de estampa e inúmeras combinação de cores e texturas, esse material pode ser fixado no local em pouco tempo sem causar transtornos maiores.

As caixas de frutas também podem ser uma boa alternativa de decoração sem precisar gastar tanto. Você pode transformar várias delas em prateleiras para sua parede. Seus livros, objetos decorativos, Porta-retratos e outros itens podem ficar nas prateleiras. O ideal é escolher cores que combinem ou contrastem bem com a sua parede, para causar uma harmonia e equilíbrio de cores no mesmo local.

Tábuas de madeira e canos de PVC podem se transformar em estantes belíssimas. Basta fixar os canos na parede, colocar as tábuas de madeira entre os canos fixados e formar as prateleiras da nova estante. Ela traz um toque mais moderno e bem simples ao seu quarto, sala de estar ou outro cômodo que você deseja deixar.

Orçamento Amigável para Decoração: Como Planejar Sua Transformação sem Extrapolar Gastos

Para começar a planejar uma decoração, você precisa ter uma ideia do quanto você gastará com toda a decoração. Portanto seria adequado colocar todos os gastos na ponta do lápis. Após isso, se os gastos forem maiores que o seu orçamento, você pode retirar da lista aquilo que não é imprescindível para a decoração e resultado final. Busque itens com valores acessíveis tanto em brechós como nas próprias lojas que comercializam produtos com preços acessíveis.

Uma alternativa boa é buscar itens usados, mas que estejam em um bom estado de conservação. Eles geram muita economia, se compararmos com itens novos. Porém a atenção vai para a origem desses produtos usados. Certifique-se de comprar apenas de sites e pessoas de confiança. Uma negociação de preço pode ser ainda melhor quando há o contato direto com o dono do item, especialmente frente a frente.

Na Lojas Colombo você encontra tudo o que precisa para a decoração econômica da sua casa. São produtos de qualidade, das melhores marcas e modelos com os melhores preços. Aproveite as ofertas e veja tudo o que a Colombo tem a oferecer, para deixar a sua casa ainda mais moderna, eficiente e prática. Acesse o nosso site e transforme seu lar em um espaço aconchegante e lindo.