Como evitar o mofo nos móveis? - Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Como evitar o mofo nos móveis?

Uma mulher olhando o mofo dentro do seu armário. Mofo.

O mofo é um problema comum em muitos lares, especialmente em ambientes úmidos e com pouca ventilação. Além de danificar os móveis, ele pode causar problemas de saúde, como alergias e doenças respiratórias. Muitos buscam solucionar este problema, porém encontram dificuldades. Neste guia que o Blog Colombo fez para você, aprenderemos como identificar, prevenir e eliminar o mofo dos seus móveis. Desse modo você garante um lar mais saudável e agradável.

Como Surge o Mofo?

Um sofá cheio de mofo. Mofo.

Primeiramente, uma das causas comuns para o aparecimento do mofo é a umidade excessiva. Em locais onde a o clima costuma ser mais úmido, o fungo aparece com muito mais frequência, especialmente nas estações frias.

Uma outra causa bem comum do aparecimento desse problema é a falta de ventilação. Talvez o local não receba vento e ar suficiente para arejar o ambiente, o que propicia a proliferação dessa praga. Deixar janelas e portas fechadas sempre também causam o problema.

Onde há vazamentos e infiltrações há umidade também. Assim como mencionamos anteriormente, basta um pouco de umidade em um lugar para o mofo aparecer. Se você não consertar o vazamento e a infiltração logo, o fungo pode se espalhar rapidamente.

Finalmente, o acúmulo da sujeira e poeira do ambiente também é um fator determinante. Local sujo é o cenário ideal para que o bolor tenha as condições de se alimentar e se proliferar. Então tome muito cuidado com o seu ambiente.

Identifique os sinais de mofo

Mulher olhando o mofo do móvel e da parede. Mofo.

Para identificar o mofo em sua casa, antes de mais nada, você precisa se atentar a alguns sinais. O primeiro deles é manchas escuras ou esverdeadas em seus móveis ou nas paredes. Elas são bem visíveis e de fácil identificação.

O cheiro também faz parte do processo de identificação da praga. Geralmente o cheiro costuma ser bem forte e ácido. Ele pode causar uma sensação de ardência nas vias respiratórias, se a proliferação do fungo for enorme.

Os móveis podem ter uma aparência mais úmida e com cores em tons amarelados. Isso se nota principalmente em móveis com cores claras. Se esse é o caso, isso significa que seu móvel pode ter bolor ao seu redor.

Limpeza e remoção do mofo

A limpeza do seu ambiente é fundamental. Dessa maneira a proliferação dos fungos não ocorrerá e você permite que os móveis e o próprio ambiente fique limpo. Contudo é preciso escolher com sabedoria os produtos para a higiene de cada móvel.

Os materiais de cada produto requerem um tipo de produto de limpeza. Alguns conseguem suportar produtos mais intensos, enquanto outros precisam de produtos com intensidade fraca. Por exemplo, para limpar móveis de madeira, você pode utilizar com água o vinagre branco, bicarbonato de sódio ou água sanitária.

Vinagre branco 

  1. Misture partes iguais para o vinagre branco e água;
  2. Aplique a solução com um pano macio;
  3. Esfregue suavemente a área mofada;
  4. Seque a área completamente com um pano limpo e seco.

Bicarbonato de sódio 

  1. Misture bicarbonato de sódio com água para criar uma pasta suave;
  2. Aplique a pasta na área afetada;
  3. Deixe agir por alguns minutos;
  4. Enxágue e seque.

Água sanitária 

  1. Dilua uma parte de água sanitária em três partes de água;
  2. Use luvas e máscara ao manusear água sanitária;
  3. Utilize um pano com a solução e passe no móvel;
  4. Após isso passe um ano seco e deixe secar completamente.

Álcool 70% 

  1. Umedeça uma esponja macia em álcool 70%;
  2. Passe a esponja na superfície mofada;
  3. Esfregue até eliminar todo o mofo;
  4. Finalize a limpeza com um pano seco.

A Melhor Forma de Proteger seus Móveis

Algumas dicas podem te ajudar a proteger os seus móveis do mofo. Em primeiro lugar, garanta uma ventilação adequada dos ambientes. Dessa maneira você contribui para que os móveis ou até as paredes de sua casa não criem o mofo.

Limpe os seus móveis com frequência. Use os produtos adequados para cada móvel, de acordo com o seu material. Isso parece ser uma dica muito simples, porém faz toda a diferença para evitar o bolor no seu ambiente.

Verifique se há algum vazamento ou infiltração que possa criar umidade ao redor da sua casa. Se acaso houver conserte e arrume o quanto antes. Fazer isso elimina as chances do fungo de se espalhar.

Siga a Lojas Colombo nas redes sociais para mais dicas, conteúdos e novidades!