Dicas para montar uma sala de cinema em casa | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Cinema em casa: dicas para curtir filmes no conforto de casa

4ae76d2c 70c8 4ca9 b600 a1032472e478

Saiba como escolher corretamente sua TV, projetor, home theater e sofá.

Para os apaixonados por filmes, nada melhor do que ter uma sala de cinema em casa. Se um dia essa ideia era futurista, hoje já não é mais tão distante assim. O mercado disponibiliza inúmeros recursos multimídia para você ter a experiência audiovisual da telona no conforto de casa.

Uma TV gigante com uma mega resolução, um home theater com uma potente capacidade sonora e um sofá extremamente confortável são alguns itens que devem ser levados em conta na hora de criar esse espaço. Por isso, vamos dar algumas dicas para quem quer transformar a sala ou algum outro cômodo em um verdadeiro cinema em casa.

1. TV: qualidade de imagem

Tudo começa com a escolha da TV. Afinal, ela vai ser o centro das atenções. Escolha o tamanho de acordo com as proporções do ambiente. Se a tela for muito pequena, o efeito desejado de cinema pode acabar se perdendo, mas se for o oposto, com uma tela muito grande para um espaço pequeno, também não será possível desfrutar o filme com conforto. Vale lembrar que, quanto maior a TV, maior precisará ser a distância entre a tela e o sofá, sendo que o ideal é deixar 1,8 a 4,0 metros de distância entre o aparelho e o estofado.

A resolução é outro ponto importante. São muitas resoluções disponíveis no mercado, como HD, Full HD, 4K e até mesmo 8K.  As 4K e 8K apresentam maior resolução, e trazem maiores detalhes do que é transmitindo, mas para usuários menos exigentes, uma Full HD boa também pode ser o suficiente para desfrutar do filme de forma adequada.

Tabela com as distâncias ideias entre a televisão e o sofá

2. Home theater: som potente

O som é um item tão importante quanto à imagem. Por isso, investir em um home theater é fundamental para ter uma experiência sonora digna de cinema. Em ambientes pequenos, você pode optar por aparelhos com potência reduzida. Já em espaços maiores, é recomendado que se escolha um modelo com alta potência e maior quantidade de caixas acústicas. Espalhe as caixas ao lado da TV e nos cantos do cômodo. Isso vai garantir uma imersão ainda maior ao filme e dar a sensação de estar dentro da produção. Se possível, acrescente caixas de som no teto, para ampliar ainda mais a experiência sonora.

O lembrete aqui são os fios. Apesar de muitos aparelhos funcionarem via conexão Bluetooth, alguns modelos mais eficientes são cabeados. Além disso, alguns home theaters possuem seus equipamentos principais via cabo e secundários por conexão sem fio. Ou seja, é sempre importante estar atento a isso, para organizar a instalação da melhor forma.

Caso você não queira gastar muito ou o ambiente seja bem menor, você pode ainda optar por apenas um soundbar e posicioná-lo diante da TV. Ele irá amplificar o som, o bastante para notar a diferença.

Sala de estar com home theater.

3. Mais conteúdo: mais entretenimento

Para ter uma variedade de conteúdo na telinha, escolher uma Smart TV é uma ótima opção. Elas oferecem acesso a aplicativos, como Netflix e YouTube, além da possibilidade de acessar a internet. Você ainda pode ter mais entretenimento à disposição com as últimas versões de consoles, como PlayStation, Xbox ou Nintendo. Alguns aparelhos Blu-ray também permitem a instalação de aplicativos multimídia. A abundância de conteúdos é alta, é só escolher e dar o play!

4. Sofá: a poltrona do cinema em casa

Na hora de escolher o estofado, a principal característica que deve se observar é o conforto. Lembre-se das experiências que você teve nas salas de cinema e o que você sentiu falta na hora de assistir o filme. Uma poltrona reclinável ou mais espaço para esticar as pernas? Isso vai ajudá-lo a escolher a opção ideal. Atente-se também às medidas, para o sofá se encaixar perfeitamente no ambiente, lembrando sempre de deixar espaços adequados para circulação pelo cômodo. Além disso, evite tecidos que não geram tanto aconchego, como o couro, por exemplo. Você ainda pode complementar o espaço com poltronas extras, puffs e almofadas, oferecendo mais espaço para ainda mais gente se divertir junto com você!

Imagem com 4 modelos diferentes de sofás.

5. Iluminação

Para dar aquele clima de cinema, você deve preparar a iluminação do ambiente. Afinal, não pode haver claridade em um cômodo dedicado a isso. As cortinas com tecidos tipo black-out e cores escuras são a opção certa. Além disso, inclua luzes artificiais, como lâmpadas LED, para tornar a sala mais aconchegante e harmoniosa.

Parede com lâmpadas de LED para exemplificar um ambiente de cinema.

6. Projetor: a tela do cinema

Se você prefere ter a sensação ainda maior de estar em uma sala de cinema, investir em um projetor é a opção certa. Na hora de escolher, fique atento a algumas observações. Quanto maior o brilho do aparelho (ou seja, a quantidade de lúmens), será mais fácil lidar com a iluminação do ambiente. Por exemplo, em ambientes pequenos e mais escuros, um projetor de 1000 lúmens já é suficiente.

Tabela com a quantidade de lúmens que tem nos projetores.

Além disso, como o objetivo aqui é assistir filmes, opte por projetores com definições mais altas, como a Full HD. Já existem alguns projetores 4K, mas são mais adequados para projeções com mais de 150 polegadas, ou seja, para eventos grandiosos. O importante é saber que quanto maior a resolução, maior a taxa de contraste e maior qualidade de imagem que será oferecida.

As conexões são outro ponto a ser verificado. O modelo de projetor deve possuir as mesmas entradas que seu notebook, para que seja possível a projeção. Ah, e lembre-se que apesar de os projetores possuírem som integrado, só um home theater vai trazer uma experiência sonora digna de cinema.

7. Itens adicionais

Para complementar sua sala de cinema, adicione mesinhas de apoio para deixar os petiscos e os controles dos aparelhos. Falando em comida, que tal investir em um micro-ondas, para garantir a pipoca da sessão?
Para a decoração, a dica é escolher quadros ou prateleiras para dispor seus filmes, séries e objetos decorativos. Os tapetes felpudos são outra boa opção, pois além de deixarem o ambiente ainda mais elegante, absorvem o som com mais eficiência. Móveis e revestimentos em madeira nas paredes ou piso também auxiliam no isolamento acústico.

Homem, mulher e menina sentados no sofá comendo pipoca e assistindo televisão.

E aí, deu vontade de ter um espaço assim em casa? Acesse o site da Lojas colombo e aproveite para confira nossas ofertas e comece a planejar a sua sala de cinema 🙂