Tudo sobre Micro-ondas: Guia Completo | Blog Colombo
Tecnologia

Tudo sobre Microondas: Guia Completo

Tudo sobre Micro-ondas: Guia Completo

O microondas é um eletrodoméstico essencial em muitas cozinhas. Dessa forma, neste guia completo, vamos explorar todas as informações importantes sobre microondas, desde como escolher o modelo ideal até dicas de limpeza e receitas práticas. 

Primeiramente, o produto usa ondas eletromagnéticas para aquecer ou cozinhar alimentos de forma rápida e prática. Em segundo lugar, ele funciona gerando microondas que penetram nos alimentos e fazem as moléculas de água vibrarem, gerando calor. 

Medir o espaço disponível no seu ambiente para escolher um microondas que caiba nele é essencial, por isso você também deve considerar a abertura da porta do aparelho e a distância das tomadas.

Como escolher o microondas perfeito para sua cozinha

Agora vamos te dar alguns critérios para que você consiga escolher o micro-ondas ideal para você e a sua família. 

A capacidade do aparelho

Uma capacidade adequada ao seu consumo e ao tamanho dos seus utensílios precisa ser pensada em primeiro lugar. A capacidade é medida em litros e pode variar de 15 a 45 litros. Em geral, quanto maior a capacidade, maior o consumo de energia.

A potência do aparelho

Esse é o segundo critério a ser observado. A potência ajuda os seus alimentos a estarem preparados no tempo desejado. Essa característica é medida em watts e pode variar de 600 a 1500 watts. Em geral, quanto maior a potência, maior a velocidade e a eficiência do aparelho.

As funções do aparelho

Certamente, você quer um aparelho que atenda às suas necessidades e preferências. Algumas das funções mais comuns são: descongelamento, cozimento por peso ou tempo, receitas pré-programadas, trava de segurança, timer, relógio, entre outras. Dessa forma, você precisa verificar qual modelo vai melhor atender às suas necessidades.  

Diferenças cruciais: microondas comum vs. microondas grill

Para dar sequência ao nosso guia, vamos mostrar inúmeras diferenças entre um micro-ondas e um micro-ondas com grill. E algumas destas são  cruciais. Veja quais são:

O resultado dos alimentos

Com um micro-ondas comum, os alimentos ficam aquecidos ou cozidos, mas sem crocância ou cor. Com um micro-ondas com grill, os alimentos ficam aquecidos ou cozidos, mas também crocantes e dourados, como se fossem feitos no forno convencional. Isso é ideal para preparar pizzas, pães, carnes, queijos e outros pratos que ficam mais saborosos com uma casquinha.

O tempo de preparo

Com o comum, o tempo de preparo depende da potência do aparelho e da quantidade de água nos alimentos. Com um micro-ondas com grill, o tempo de preparo dos alimentos depende da potência do aparelho e da função escolhida. Em geral, o micro-ondas com grill leva mais tempo para preparar os alimentos do que o micro-ondas comum, pois precisa aquecer a resistência elétrica e dourar os alimentos.

As funções do aparelho

Com um micro-ondas comum, as funções do aparelho são limitadas ao aquecimento ou cozimento dos alimentos por tempo ou peso. Com um micro-ondas com grill, as funções do aparelho são mais variadas e podem incluir receitas pré-programadas, ajuste de temperatura, descongelamento, manter aquecido, entre outras. Além disso, o micro-ondas com grill pode usar a função grill separadamente ou combinada com a função micro-ondas.

Dicas de limpeza e manutenção para seu microondas

Após ter adquirido o produto, chegou a hora de saber como limpar de forma adequada o seu produto. Preparamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. 

Desligue o aparelho da tomada antes de limpar

Isso é importante para evitar choques elétricos, danos ao aparelho ou acidentes. Você deve retirar o plugue da tomada e esperar o aparelho esfriar antes de iniciar a limpeza.

Use produtos não abrasivos para limpar o interior do aparelho

Cuidado com produtos químicos, como detergentes ou solventes, ou materiais ásperos, como palha de aço ou esponja verde, pois eles podem danificar as paredes ou os componentes do microondas. Você deve usar um pano macio, uma esponja amarela ou um papel toalha umedecido com água e sabão neutro para limpar o interior do aparelho. Você também pode usar soluções naturais, como vinagre, limão ou bicarbonato de sódio, para desengordurar e desodorizar o micro-ondas.

Lave as peças removíveis separadamente

Retire as peças removíveis do micro-ondas, como o prato giratório, o suporte e a grade, e lavá-las separadamente na pia com água e sabão neutro. Você deve enxaguar bem as peças e secá-las antes de recolocá-las no aparelho.

Limpe o exterior do aparelho com cuidado

Use um pano macio umedecido com água e sabão neutro para limpar o painel e a porta do micro-ondas. Você não deve aplicar água ou outras soluções diretamente no painel ou na porta, pois isso pode causar curtos-circuitos ou oxidação. Você também deve evitar usar produtos que contenham álcool ou amônia, pois eles podem danificar a superfície do aparelho.

Verifique o funcionamento e a segurança do aparelho regularmente

Verifique se o microondas está funcionando corretamente e se não há vazamentos, rachaduras, fios soltos ou danificados, conectores oxidados ou outras anomalias que possam comprometer o desempenho ou a segurança do aparelho. Se você notar algum problema, você deve contatar um técnico especializado para fazer o reparo ou a troca das peças defeituosas.

Receitas rápidas e deliciosas para preparar no microondas

Muita gente pode pensar que não é possível fazer comida boa no micro-ondas, mas é possível cozinhar coisas rápidas e boas nesse produto. Veja algumas delas.

Bolo de caneca de chocolate

Esse é um clássico das receitas de micro-ondas, perfeito para matar a vontade de comer um doce. Apenas misture em uma caneca os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó e fermento) e depois chega a vez de adicionar os ingredientes líquidos (ovo, leite e óleo). Leve ao microondas por cerca de 3 minutos e pronto! Você pode incrementar seu bolo com cobertura de chocolate, doce de leite ou sorvete. 

Omelete de caneca

O omelete de caneca é uma opção rápida e nutritiva para o café da manhã ou o lanche da tarde. Você só precisa bater em uma caneca dois ovos, sal, pimenta e os recheios que preferir (queijo, presunto, tomate, cebola, etc.). Leve ao microondas por cerca de 2 minutos e meio e está feito! Como acompanhamento é perfeito ter pão, torrada ou salada. 

Yakisoba de microondas

Essa é uma receita prática e saborosa para quem gosta da culinária oriental. Você só precisa cozinhar em uma tigela o macarrão instantâneo com água no microondas por cerca de 5 minutos. Depois, escorra a água e reserve o macarrão. Em outra tigela, misture shoyu, óleo de gergelim, amido de milho e água. Leve ao micro-ondas por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Adicione o macarrão e os legumes que preferir (cenoura, brócolis, repolho, etc.) e leve ao micro-ondas por mais 2 minutos. Pronto! Você pode salpicar gergelim e cebolinha por cima.

Pudim de leite condensado

Esse é um dos doces mais amados pelos brasileiros, e você pode fazer no micro-ondas sem complicações. Você só precisa bater no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. Depois, despeje a mistura em uma forma de vidro untada com margarina. Enfim, leve ao microondas por cerca de 10 minutos em potência alta. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Então, desenforme e sirva com calda de caramelo.

Pizza rápida de micro-ondas

Essa é a receita perfeita para uma sexta-feira à noite ou para matar a fome na hora do lanche. Você só precisa misturar em uma tigela a farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e o óleo. Depois, adicione água aos poucos até formar uma massa homogênea. Abra a massa em um prato untado com margarina e leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos. Enfim, depois, espalhe molho de tomate por cima da massa e coloque os recheios que preferir (queijo, presunto, calabresa, frango, etc.). Leve ao micro-ondas por mais 5 minutos ou até o queijo derreter.

Uso seguro de microondas: mitos e fatos

Quando o assunto é microondas, é rodeado de mitos e fatos, o fato é que muitas pessoas tem ideias equivocadas sobre esse produto. Veja: 

Microondas causa câncer?

Esse é um dos principais mitos sobre o micro-ondas, que se baseia na ideia de que ele emite radiação nociva para os alimentos e para as pessoas. Na verdade, o micro-ondas usa radiação não-ionizante, que não é capaz de danificar o DNA nas nossas células e causar câncer. 

A radiação do micro-ondas é semelhante à do rádio ou da TV, e só é efetiva dentro do aparelho, que tem uma blindagem metálica para evitar vazamentos. Portanto, não há risco de contaminação ou mutação dos alimentos ou das pessoas que usam o micro-ondas.

O microondas elimina os nutrientes dos alimentos? 

O mito se  baseia na ideia de que ele altera a estrutura química dos alimentos e reduz seu valor nutricional. Na verdade, o micro-ondas não tem esse poder, ele apenas aquece ou cozinha os alimentos por meio das ondas eletromagnéticas que fazem as moléculas de água vibrarem. 

Microondas pode explodir? 

Sim, pode acontecer em situações específicas, como quando se coloca objetos metálicos, ovos inteiros ou recipientes muito fechados dentro do aparelho. O metal pode refletir as ondas eletromagnéticas e causar faíscas ou incêndios. Enfim, o ovo pode acumular pressão interna e estourar. O recipiente pode impedir a saída do vapor e gerar uma explosão. 

Depois de saber tudo sobre microondas, chegou o momento de checar as ofertas da Lojas Colombo. Acesse e veja as melhores ofertas do aparelho. Enfim, explore o mundo de possibilidades na Lojas Colombo! Visite nosso site agora mesmo e descubra as melhores ofertas, produtos de qualidade e muito mais. E não se esqueça de se cadastrar para receber as novidades em primeira mão! Seja o primeiro a conhecer as promoções exclusivas e as últimas tendências. Não perca tempo, inscreva-se agora e esteja sempre à frente em suas compras na Lojas Colombo!