Escolher um smartphone baseado nas informações técnicas nem sempre é uma tarefa fácil. Saber a diferença entre funções, sistemas operacionais, capacidade de armazenamento, processadores de smartphones e como isso afeta o desempenho do aparelho pode ser bastante complicado. Quer saber qual aparelho possui o processador mais adequado para suas necessidades de forma simplificada? Dá uma olhada aqui.
Processadores de smartphones: modelos atuais
A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um smartphone é que a popularização de aparelhos móveis e a evolução da tecnologia obrigaram as empresas a desenvolverem um sistema inteiro em um único chip, que ficou conhecido como SoC (System on a Chip). Esse chip abriga o processador, memória, placa de vídeo e até modem 4G, além de outros componentes e é personalizado pela empresa que o projeta. Sendo assim, cada fabricante vai decidir as especificidades do seu SoC.
Os SoCs mais comercializados atualmente são o Exynos da Samsung, AX da Apple, Snapdragon da Qualcomm, Tegra da NVIDIA e Atom da Intel.
Dual Core, Quad Core, Octa Core: Qual a diferença?
Os processadores dos smartphones são os componentes que fazem os aparelhos funcionarem. Para escolher o que atende as suas necessidades, é bom ficar atento ao número de núcleos (cores) e no clock (medido em GHz). Teoricamente, quanto mais núcleos e maior velocidade, melhor será o desempenho do aparelho. Um processador Octa Core (oito núcleos) será mais eficiente que um processador Dual Core (dois núcleos), mas para que você não desperdice capacidade de desempenho e tenha um gasto desproporcional, é bom saber qual o uso que fará do smartphone antes da compra.
Alguém que usa o telefone para navegar na internet, mandar mensagens e acessar aplicativos leves, pode optar sem medo por um processador Dual Core. Se você pretende usar aplicativos pesados e gosta de jogos, vale apostar em um processador Quad Core (quatro núcleos). Já os processadores Octa Core são ideais para quem usa muitas funções ao mesmo tempo e roda softwares pesados no smartphone.
Fique atento
O desempenho do smartphone não se mede apenas pelo processador. Também vale a pena prestar atenção na memória RAM disponível, já que ela funciona como principal auxiliar do processador. Além disso, fique atento a capacidade da bateria, ao sistema operacional de sua preferência e desfrute totalmente da capacidade do aparelho.
Siga a Lojas Colombo nas redes sociais para mais conteúdos e novidades!