A tecnologia te ajuda a planejar férias baratas e nós mostramos como
Tecnologia

A tecnologia te ajuda a planejar férias baratas e nós mostramos como

iStock 1014974702

A temporada de caça às passagens aéreas está aberta! E se você não abre mão de viajar no final ou no começo do ano e busca por preços acessíveis para aproveitar bem os momentos de descanso, é bom ficar atento desde já. Quer saber como garantir a melhor compra? Dá uma olhada nas dicas que separamos e que vão facilitar o seu planejamento.

Estamos nos encaminhando para o final do ano e daqui para a frente começamos a ter vontade de descansar e aproveitar os feriados ou as férias com a família e os amigos, não é? Se você já começou a pensar nesses momentos, ou se precisa viajar para encontrar a família, saiba que a hora de se programar é agora!

Não é segredo para ninguém que as passagens compradas em baixa temporada são as mais baratas, mas dá para garantir alguns descontos mesmo viajando em alta temporada. E a primeira dica não poderia ser diferente: programe-se! Pense nas datas em que pretende viajar e seja flexível quanto a elas. Algumas pesquisas dizem que comprar as passagens para viajar em dias de semana, preferencialmente entre terça-feira e quinta-feira, sai mais em conta. Lembre-se disso quando escolher as datas e veja se há possibilidade de ajuste para esses dias.

Se o seu voo é em território nacional e você pretende viajar na alta temporada, o mais recomendado é começar a pesquisar as passagens com 2 meses de antecedência. Se a viagem for acontecer no período de baixa temporada, pode começar a se preparar faltando 30 ou 40 dias para a data escolhida. Em caso de voos internacionais, o ideal é pesquisar com 2 meses de antecedência na baixa temporada e de 3 a 4 meses antes, se a viagem acontecer na alta temporada.

Depois disso, pesquise rotas e passagens na internet. Mas saiba que o horário em que você realiza a pesquisa também pode influenciar no preço a ser pago. Entre os viajantes, existe um consenso de que fazer as pesquisas no período entre meia-noite e 5 horas garante o melhor preço, independente da rota. Alguns portais dizem que isso é mito e o que ocorre, na verdade, é a diminuição do tráfego, que melhora consideravelmente a estabilidade do site e ajuda muito em casos de grandes promoções.

Limpar seu histórico, trocar de navegador ou pesquisar em página anônima também pode ser um diferencial na busca por melhores preços, pois alguns sites mostram passagens para o mesmo destino com valor maior a cada nova busca, a partir do momento que identificam um interesse real do usuário por aquela rota e aqueles horários.

 foto-1

Falando em rota, já pensou em ser flexível quanto a elas também? Algumas cidades possuem mais de um aeroporto, veja em qual deles você pode descer – ou embarcar – para economizar. Algumas companhias aéreas oferecem transporte gratuito entre os aeroportos e diferentes pontos da cidade, e ainda existem casos em que aterrizar em uma cidade próxima do destino final e completar o caminho viajando de carro ou ônibus sai mais em conta do que pegar um voo para ela.

Existem algumas ferramentas online que facilitam muito a vida dos viajantes! Comparadores de preço como o Google Voos, o Voopter ou o Skyscanner são ideais para quem quer planejar a viagem com tranquilidade, a partir do smartphone ou do computador. O Google Voos permite que você selecione o destino de ida e volta, possui calendário inteligente que mostra os preços abaixo das datas, permite que você escolha a moeda com a qual quer realizar o pagamento, inclui o preço final no resultado da busca, já com as taxas contabilizadas e mostra os recursos disponíveis nos voos encontrados (se a aeronave possui rede wifi, se tem tomada na poltrona…), entre outras coisas. Ainda possui interações com outros recursos do Google e mostra mapas com o trajeto realizado, além de possuir uma aba chamada “descubra destinos”, que pode ser bem interessante para quem ainda não escolheu a rota. Também rastreia o preço da passagem e manda alertas, mas para isso, é preciso estar logado no Gmail.

O Voopter é um comparador de preços muito eficiente. Ele realiza a pesquisa levando em consideração as passagens das companhias aéreas e também de agências de viagens. Uma funcionalidade bem legal e que pode ser acessada tanto no site, quanto no aplicativo é a flexibilidade do calendário. O Voopter permite que você selecione até quatro datas de ida e quatro datas na volta, encontra a passagem mais barata e te mostra a combinação de dias perfeita para você viajar gastando menos. Você também pode criar alertas para determinadas rotas, estipular um preço máximo e pedir para que ele te avise quando as passagens estiverem disponíveis pelo valor preestabelecido. Se outro usuário encontrar passagens para o mesmo destino e com o preço semelhante ao que você quer pagar, o aplicativo também te avisa, para que você possa dar uma olhada e comprar direto com a companhia aérea. Ainda é possível encontrar uma aba com ofertas por destinos e planejar uma viagem nacional ou internacional com bastante antecedência.

O Skyscanner é outro site e aplicativo bastante usado para monitorar os preços. Além das passagens, você ainda pode pesquisar os valores dos hotéis e de aluguel de carros na cidade de destino. Aqui, você tem a possibilidade de flexibilizar os aeroportos de ida e volta, marcando a opção “adicionar aeroportos próximos”, logo abaixo da busca. Também pode filtrar o resultado dos voos, escolhendo – ou não – a opção “apenas voos sem conexão” e ainda pode filtrar as datas de ida e volta pesquisando por uma data específica, por mês, ou pelo mês mais barato. O Skyscanner também mostra uma prévia dos preços no calendário, permitindo que você escolha o dia com passagens mais baratas e possui uma outra interface gráfica, com a mesma finalidade. Assim como nos outros comparadores, ele oferece a opção de enviar alertas.

Agora que você já sabe de todas as dicas, comece a planejar suas férias e aproveite todos os minutos de descanso!