Importante para a saúde e manutenção do bem-estar do seu amigão de quatro patas, a escovação dos pelos não pode ficar de fora da rotina de cuidados. Escovar os pelos na frequência recomendada, de acordo com o comprimento, estimula o nascimento de fios mais fortes, e também contribui para que a pele do animal respire melhor. Além disso, uma rotina de escovação é essencial para remover a pelagem morta e desembaraçar os pelos evitando fungos, bactérias, acúmulo de sujeira e parasitas no corpo do pet, o livrando de diversos incômodos e problemas de saúde.
Acertar na escova para o cão é fundamental para tornar a tarefa mais confortável e prazerosa tanto para o pet quanto para o tutor. O primeiro ponto a ser analisado é a pelagem do animal. Existem três tipos: curta, média e longa, e cada uma delas necessita de um tipo de escova para cachorro adequada. E escolher o modelo pode não ser fácil, por isso, preparamos este post para ajudar você a comprar a escova ideal para seu pet.
Escova para cachorro de pelo curto
Cãezinhos de pelos curtos necessitam apenas retirar o excesso de pelagem, pois não formam nós nem acumulam sujeira, sendo suficiente a escovação duas ou três vezes por semana. O tipo de escovas mais indicado para esse tipo são as de cerdas de borracha ou de plástico, assim não machuca o pet e não puxa os pelos durante o processo. Uma dica é usar a luva removedora de pelos para tirar os pelos mortos, ajudando a reduzir a queda e mantendo a pelagem bonita.
Escova para cachorro de pelo médio
As escovas rasqueadeiras são as mais indicadas para os cães de pelo médio, com cerdas metálicas finas e juntas, conseguem retirar a pelagem morta acumulada. Esse tipo de escova para cachorro, também é ideal para os cães com pelos mais longos e grossos, como os do Golden Retriever, por exemplo, raça que geralmente perde bastante pelo. Ela pode ser um pouco incomoda, então o ideal é que durante a escovação não toque na pele do animal e deve ser feita no mínimo quatro vezes por semana.
Escova para cachorro de pelo longo
A pelagem mais longa são propensas a formação de nós e acúmulo de sujeira, além da perda de pelo em grande quantidade, por isso necessitam de cuidados redobrados. O uso da escova com cerdas de metal sem bolinhas nas pontas é o mais indicado. Esse tipo auxilia a desembaraçar e tirar a sujeira, sendo macias e delicadas na pele do animal. Com recomendação de escovação diária, é bastante indicada para raças com excesso de pelos mortos, pois ajudam no processo de retirada contribuindo para a saúde do cachorro.