Decoração pet friendly: Como decorar a casa? | Blog Colombo
Casa e Decoração Seu Pet

Decoração pet friendly: como decorar pensando nos animais

Mulher brincando com o seu pet dentro de uma casa. Decoração pet friendly.

Saiba como deixar o ambiente conveniente para os amigos peludos e ao mesmo tempo deixar o ambiente bonito aos olhos humanos

Ter cachorros e gatos pode impactar diretamente a nossa rotina. Ainda mais, outro aspecto que pode ser altamente afetado pela chegada dos amigos de quatro patas é a decoração da casa. São várias mudanças necessárias para tornar o ambiente agradável para que ele possa passar os próximos anos de maneira agradável e feliz. Você sabe quais são essas mudanças são necessárias? Aqui no Blog Colombo te ajudamos com várias dicas de decoração pet friendly, para deixar a casa à prova de animais e, ainda assim, linda. Confira:

Evite carpetes e tapetes

Carpetes e tapetes tendem acumular odores, sujeiras e podem manchar com uma grande facilidade, principalmente quando dividem o ambiente com animais. Prefira pisos fáceis de limpar como os de madeira ou piso frio, que vão dar um toque de sofisticação na casa e ainda vai evitar o desgaste na hora da faxina.

Níveis diferentes para os gatos

Gatos-adoram-subir-em-diversas-superficies-por-exemplo-em-arvores

Gatos adoram subir em diversas superfícies, e isso vem de seus instintos primitivos, que os faziam observar o ambiente do alto para localizar as presas, além de subir em árvores para fugir de predadores. Por isso é importante fornecer superfícies que os bichanos possam explorar nas alturas. Estantes e prateleiras são boas opções para unir decoração e entretenimento do bichano. Mas se quiser dar um passo a mais, existem no mercado circuitos para gatos, que são diversos nichos e outros itens. A instalação ocorre nas paredes, para os gatos utilizarem eles.

Espaços livres para os cães

Os-cachorros-gostam-de-correr-se-exercitar-e-brincar

Os cachorros gostam de correr, se exercitar e de brincar, por isso precisam de um espaço livre para essas atividades acontecerem. Escolha o espaço onde ele passará mais tempo e minimize o número de móveis e itens no ambiente. Mesas com decorações não são uma boa pedida, principalmente para quem tem cachorros grandes, já que eles podem derrubar e quebrar itens frágeis durante as brincadeiras, e ainda acabar se machucando.

Caminhas em vários lugares

Inclua-a-caminha-dos-pets-na-sua-decoracao

Inclua a caminha dos pets na sua decoração para fazê-la ainda mais inclusiva e pet friendly. Você pode incorporar a caminha tradicional nos ambientes que vocês mais passam tempo juntos, ou ainda pode investir em móveis feitos especialmente para os pets, como mesas de cabeceira com caminhas e outros modelos pensados para integrar a relação entre os humanos e os animais.

Escondendo o banheiro dos pets

cachorro-brincando-com-seu-dono

Uma das partes mais chatas de se ter um animal de estimação é não saber como esconder a área do banheiro deles na decoração. E se deixar o jornal ou a caixinha de areia exposta não te agrada, existem algumas opções fáceis que podem solucionar esse problema. Para os donos de gatos, uma boa dica é esconder a caixinha de areia dentro de um armário; basta deixar um espaço para que o bichano entre e saia do móvel, que o problema já está resolvido.

Já para os cachorros, tente criar um pequeno jardim artificial onde eles possam fazer as suas necessidades. A varanda é uma ótima opção para colocar esse banheiro decorativo e os arredores ainda podem ser decorados com outras plantas para integrar o banheiro ainda mais à decoração do local.