Mitos e verdades sobre a panela de pressão | Blog Lojas Colombo
Gastronomia

Mitos e verdades sobre a panela de pressão

mitos e verdades sobre a panela de pressao

Se existe um item de cozinha que muita gente tem medo, esse é a panela de pressão. Ele é tão temido que muitas pessoas preferem aderir à panela de pressão elétrica, para não correr riscos. Mas o que muita gente não sabe é que esse item está envolto em muitos mitos, que são os responsáveis por causar esses medos nas pessoas.

Para te ajudar a superar isso e começar a usar a panela de pressão na cozinha, confira alguns mitos e verdades sobre o item:

a-panela-de-pressao-pode-explodir.jpg

A panela de pressão pode explodir – Verdade
Esse é o grande pavor das pessoas, mas infelizmente é verdade. Se não utilizada corretamente, a panela de pressão pode, sim, explodir. Não existe como saber se a panela de pressão vai explodir, mas você pode evitar algum acidente sempre utilizando-a da maneira correta, com a quantidade certa de alimento e fazendo a limpeza sempre.

A panela de pressão é perigosa – Mito
Apesar de existir o risco de explosão, ele é muito pequeno, o que torna a panela de pressão um utensílio razoavelmente seguro de ser manuseado. Entre as situações que podem prejudicar o funcionamento do item estão:

  • Válvula entupida
  • Ultrapassar a capacidade máxima de ⅔ do tamanho completo
  • Comprar uma panela sem selo do INMETRO
  • Não vedar bem a panela ao começar a cozinhar
  • Abrir a panela ainda quente

Se você evitar esse comportamento, ela será completamente segura e ajudará você a preparar receitas deliciosas.

O alimento só começa a cozinhar depois que a panela começa a chiar – Verdade
Se você tem dúvida de quanto tempo o preparo dos alimentos demora na panela de pressão, saiba que ele só começa a ser contado quando a válvula começa a soltar um sopro. Depois que perceber isso acontecendo, fique atento ao tempo informado na receita.

Só dá pra preparar feijão e carne na panela de pressão – Mito

so-da-pra-preparar-feijao-e-carne-na-panela-de-pressao.jpg
Esse é um grande mito envolvendo a panela de pressão. Muitas receitas podem ser preparadas com o item, a única questão é ficar de olho no tempo de cozimento, já que na panela de pressão ele só começa a contar depois que a válvula começa a soprar. Além disso, é interessante também evitar alimentos que possam produzir espuma, já que isso pode entupir as válvulas e causar o mal funcionamento e acidentes.

Devo tirar a borracha de vedação na hora da limpeza – Verdade

devo-tirar-a-borracha-de-vedacao-na-hora-da-limpeza.jpg
Limpar adequadamente a panela de pressão é um passo imprescindível para manter o seu bom funcionamento e segurança. Na hora de lavar, retire a borracha de vedação e a lave separadamente. Depois de seca, encaixe novamente e tenha certeza que está bem colocada.

Conseguimos te tranquilizar depois desse texto? Se a resposta for “sim”, acesse o site da Lojas Colombo e encontre a panela de pressão ideal para a sua cozinha. Se a resposta foi “não” pode acessar nosso site também e escolher a sua panela de pressão elétrica! Tudo isso com as melhores condições de pagamento!