Confira o que fazer nas férias | Blog Colombo
Estilo de Vida

Vai ficar em casa? Confira o que fazer nas férias

Faça passeios gratuitos.

Nas férias geralmente as famílias já começam a programar quais serão suas atividades ou viagens durante esse período. Apesar de estarmos no pós pandemia e em plena recuperação econômica, muitas pessoas não estão em boa situação financeira para sair de casa. Por isso, neste post confira o que fazer nas férias sem gastar muito

O jeito vai ser dar um jeito na rotina e no tédio com atividades que podem ser úteis para a sequência do ano. Antes de qualquer coisa, tire os primeiros dias para descansar a sua cabeça, dando aquela relaxada, afinal, todos nós precisamos de um tempo para recarregar as energia, já que enfrentamos um ano complicado e cheio de demandas.

O passo seguinte é organizar o seu tempo livre de acordo com o seu cronograma. Ops, você não tem um cronograma? Não precisa ficar desesperado, nós temos dicas para a organização das suas férias. 

Todos esses conselhos te ajudarão a voltar para o trabalho ou faculdade 100% descansado, com as energias renovadas por mais um ano.

O que fazer nas férias

1. Faça uma caminhada ao ar livre

A primeira coisa que você pode fazer nas suas férias é colocar a sua mente ao ar livre, fazendo uma caminhada para renovar os seus pensamentos. Se possível escolha locais que transmitem contato direto com a natureza, como trilhas, por exemplo.

Para ter companhia, se possível, chame os seus amigos. Por prevenção, tenha em mãos durante o exercício, ferramentas de primeiros socorros, água e um lanche.

2. Pratique seu esporte favorito

Nada como matar a saudade daquele velho esporte favorito para se divertir e tirar o estresse. Escolha jogar futebol, vôlei, basquete, tênis, beach tênis, natação, entre outros. Divida a prática das atividades físicas em no mínimo 150 minutos semanais, o que dá uma média de 20 minutos por dia.

Os benefícios para o metabolismo são inúmeros como a redução do estresse e da depressão, melhora da qualidade do sono, convívio social e um peso saudável. Isso porque durante os exercícios, o corpo libera muitas substâncias que ajudam o metabolismo. A adrenalina, por exemplo, deixa o corpo em alerta, acelerando a queima de calorias, beneficiando aqueles que precisam perder peso. A endorfina é responsável pelo sentimento de bem estar no corpo. Há também a serotonina, que auxilia no sentimento de felicidade.

 3. Faça uma viagem 

Viajar sempre tem o seu valor, certo? Por mais que para viajar, você precise se programar financeiramente, há possibilidade de pesquisar destinos baratos, lugares próximos ou até mesmo a casa de parentes.  No verão é sempre muito bom estar na praia ou aproveitar uma piscina, por isso estude e analise orçamentos para não gastar muito, mas aproveitar.

Esteja atento às oportunidades de estar junto das pessoas que você ama. Coloque no papel a sua programação e os destinos desejados. Observe cotações em diversos sites para aproveitar as opções mais em conta.

O que fazer nas férias de inverno

1. Trace metas para o seu novo ciclo

Trace metas. Talvez você já deve ter sentido aquela frustração no final de ano, após perceber que não foi possível ter alcançado os objetivos traçados no começo de um novo ciclo. Esse sentimento é normal, mas não fique abatido, porque temos uma dica muito importante para te dar. E isso vai te ajudar a alcançar as suas metas.

No primeiro passo, pense nos seus objetivos ao longo do ano. Pense naqueles mais complexos de se cumprirem. Depois faça uma lista de tarefas diárias ou semanais ligadas aos grandes objetivos do final do período.

A ideia é que ao realizar as pequenas tarefas, você consiga alcançar o todo. Um exemplo: Se estabelecer que devo ler 12 livros em 365 dias, vou precisar estudar um por mês. Ao fazer isso, precisarei ler uma quantidade de páginas no meu cotidiano. Viu como é fácil? Ao fazer o pouco, atingimos o muito. Então coloque as suas metas no papel e mãos à obra!

2. Faça um curso

Faça um curso. Já pensou em ter aquela promoção tão sonhada na volta das suas férias? Isso pode acontecer, mas primeiro você precisa buscar aprimorar os seus conhecimentos. Que tal fazer um curso correlacionado com a área em que você está atuando? Atualmente há um leque de opções, inclusive virtuais e de duração curta, como marketing digital, gestão de mídias sociais e vendas. Apenas veja o curso de sua preferência e bora aprender.

Dessa forma, quando a tal promoção chegar no momento certo, estará preparado e qualificado para ocupar a posição que tanto sonhou. O conhecimento é muito importante para que isso aconteça, por isso não perca tempo. Quando aparecer a oportunidade de se especializar, não desperdice.

3. Aprenda um novo idioma

Aprenda um novo idioma.Sempre é bom aprender, não é mesmo? Ainda mais um novo idioma, levando em consideração que você poderá viajar para muitos países diferentes sem ao menos depender dos outros ou do Google.

O melhor de tudo é que com um novo idioma, consegue fazer pontes de comunicação e contatos no exterior, o chamado intercâmbio, a troca de conhecimento e cultura. Além disso, a possibilidade do seu crescimento aumenta dentro da empresa que de alguma forma se comunica com pessoas e companhias do exterior.

Nunca é demais aprender, principalmente inglês e espanhol, sendo elas as principais línguas em todo o mundo. Muito show né? O que está esperando para abrir a mente? Vai ser top demais.

4. Faça a trip tão esperada

Escolha um destino. Se a grana estiver curta para fazer a viagem dos sonhos, já pensou em realizar a trip tão esperada na sua cidade mesmo ou no município vizinho. Faça uma pesquisa geral e estude pontos turísticos próximos da sua casa. Tenha novas experiências gastronômicas, faça alguma atividade diferente.

Quando você faz isso, o seu leque de opções de passeios aumenta, a partir daí passa a conhecer outros lugares. Por que não ir àquele ponto turístico que exala paisagens e natureza? Vá, nunca é demais conhecer o inexplorável. 

Ao levar todas essas dicas a sério, as suas férias podem mudar radicalmente e o período de descanso valerá realmente a pena. Na Colombo você encontra muitas opções de TVs e malas,  além de equipamentos úteis para a prática de esportes. E se estiver sem malas para viajar, nós temos muitas opções das marcas ARC Tonin.

Dicas para relaxar nas férias

1. Escolha um destino tranquilo

Lugar Tranquilo. Viajar é uma ótima opção para dar aquela relaxada. Opte por um local que proporcione tranquilidade, seja na praia, nas montanhas, no campo ou em uma cidade com um ritmo mais calmo. Ambientes naturais tendem a ser especialmente relaxantes. Se programe e aproveite a natureza!

2. Desconecte-se das redes sociais e tecnologia

Desconecte-se. Permita-se tirar um tempo para desconectar-se do mundo digital. A dica aqui é reduzir o uso do smartphone, redes sociais e e-mails, para se concentrar mais no momento presente e curtir as pessoas que o cercam.

3. Pratique meditação ou oração

meditação e oração.

Essas práticas ajudam a acalmar a mente e o corpo, reduzindo o estresse e a ansiedade. Muitas vezes estamos totalmente sobrecarregados e precisamos descarregar o peso. A Oração é a meditação podem te  ajudar a aliviar o fardo.

4. Tenha uma rotina flexível

Rotina flexível. Evite a pressão de seguir horários rígidos, o que já geralmente acontece em uma rotina normal de trabalho. Acorda e durma mais tarde, se quiser, e organize suas atividades de forma mais flexível, permitindo mudanças de planos ao longo do dia.

5. Cuide do corpo

corpo cuidadoAdemais, faça exercícios físicos leves, como caminhadas ou natação, e alimente-se de forma saudável e equilibrada. Claro que você vai poder dar aquela escadinha e comer algo fora da sua rotina alimentar. Apenas cuide da sua saúde para não ter problemas no futuro.

6. Explore atividades criativas

atividades criativas. Pintar, desenhar, escrever ou aprender a tocar um instrumento musical são maneiras de relaxar e estimular a criatividade. Com isso, você acaba ficando tranquilo e até mesmo mais feliz.

7. Faça massagens ou tratamentos de spa

Spa. Uma massagem relaxante ou um tratamento de spa pode proporcionar grande alívio para o corpo e a mente. Essa é uma ótima maneira de ficar confortável nas férias, porque nesse período o mais importante é aproveitar esse momento com todas as suas forças.

Como aproveitar as férias com pouco dinheiro

Nas suas férias ainda é possível aproveitar o máximo sem ter muito dinheiro. Basta colocar a criatividade para funcionar e pesquisar formas de passeiar sem precisar gastar muito do bolso. Agora vamos dar algumas dicas para você aproveitar o seu período de férias.

1. Explore a cidade ou região local

Explore novos lugares. Procure por atrações, parques, museus ou trilhas que você ainda não tenha visitado em sua cidade ou região próxima. Às vezes, há tesouros escondidos perto de casa que você nem sabia que existiam. Algo muito comum de acontecer é cair no esquecimento alguns pontos turísticos da nossa própria cidade. No período de vacas magras é importante relembrar.

2. Faça passeios gratuitos

Faça passeios gratuitos. Ligue o radar para passeios gratuitos em parques e museus na sua própria cidade ou em algum município próximo. Dessa forma, você adquire mais conhecimento e de quebra se diverte com opções caseiras.

Talvez a atração que escolheu possa  ter dias da semana ou do mês em que a entrada é gratuita. Se informe em sites oficiais para identificar essas vantagens e otimizar o orçamento.

3. Acampamento

Acampamento. Se você gosta de acampar, essa pode ser uma opção acessível para passar alguns dias em contato com a natureza. Nessa opção você poderá escolher um local bom para montar uma barraca e acender uma fogueira, caso queira.  A natureza é uma ótima aliada para recarregar as energias.

4. Cinema em casa

Cinema em casa. Organize maratonas de filmes ou séries em casa com amigos ou familiares. É uma opção divertida e econômica. Coloque as pipocas na pipoqueira e pego um refrigerante na geladeira para curtir o melhor dos filmes de streamings disponíveis no momento.

Nesse aspecto você gastaria apenas a mensalidade do serviço de streaming e a pipoca. Dessa forma, se encaixaria perfeitamente no custo-benefício de alguém que não pode gastar muito nas férias.

 5. Aprenda um hobby novo

Aprenda um novo hobby. O convite agora é aprender algo novo. Fazer alguma coisa que você nunca fez antes. Na medida em que isso acontece, o cérebro aumenta a quantidade ou a concentração dos sinais químicos, que se movem entre os neurônios. O resultado é a contribuição para o aprendizado a curto prazo.

O comportamento de cada pessoa é o responsável pela neuroplasticidade e dessa forma, à medida que a pessoa pratica uma nova atividade ou aprendizado, mais rápido será o aprendizado. 

Por isso, aprenda novas receitas, faça pinturas, design de interiores, fotografia, artesanato, comece a tocar um instrumento. A partir disso, a sua criatividade também se desenvolverá e você começará a ter muitas ideias.

6. Realize um trabalho voluntário

trabalho voluntario. Sabe aquela frase “Faça o bem, sem olhar a quem”. Esse termo faz muito sentido, porque o trabalho voluntário, além de ajudar o necessitado, também auxilia a mão que age em prol do outro. Quando isso acontece, o cérebro libera uma substância, chamada oxitocina.

Esse elemento ajuda a amenizar emoções tóxicas, ativando os centros de recompensa no cérebro, gerando uma sensação de bem-estar. Toda vez que você ajuda o seu próximo, o seu metabolismo acaba inundado por um sentimento bom, fazendo a alegria se espalhar por seu ser, simplesmente porque você foi gentil com outra pessoa. Dessa forma, não há como voltar melhor para o trabalho, certo?

7. Termine de ler o velho livro que você começou

Leia. Talvez você ainda esteja incomodado com algo e não saiba o motivo. Sabe aquele velho livro que começou a ler, mas não conseguiu acabar? Com o passar dos dias, a poeira toma conta das folhas e nada sai do lugar. Para começar um ciclo do zero, termine aquilo que já começou.

Enquanto isso, Dê o primeiro passo, estabeleça uma rotina de leitura, porque além de acabar o livro, sentindo o dever cumprido, a sua mente ainda será exercitada. Além disso, a sua preparação intelectual estará mais completa com o conhecimento adquirido pelas suas leituras.

8. Separe tempo para a sua família e amigos

Separe um tempo com os amigos. Por isso, você deve separar um período para conversar e se divertir com sua família e amigos. Lembre-se que a única coisa que carregamos em nossa memória são os momentos que compartilhamos com as pessoas amadas por nós. Em suma, esse tempo é muito importante para voltarmos ao trabalho com tudo.

O que fazer com o seu filho nas férias?

Com o dinheiro curto muitas vezes, as crianças ficam a ver navios. Apesar disso, há muitas possibilidades se você for criativo de manter os seus filhos ocupado sem uma grande quantidade de recursos. Veja algumas dicas abaixo:

1. Leitura em família

Leitura em Família. Reserve um tempo para ler livros juntos.  Sobretudo escolha um livro adequado para a idade deles e ler em voz alta, ou cada um pode ler o seu e depois compartilhar suas impressões. Assim, você inicia um hábito saudável para a mente e ao mesmo tempo, aumenta a comunhão da família.

2. Jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças

ogando xadrez com a familiaJogos de tabuleiro ou quebra-cabeças são ótimas maneiras de estimular o raciocínio lógico e a interação em família. Além de ser divertidos, esses jogos também ajudam a conquistar melhores rendimentos na escola e no processo de ensino e aprendizagem como um todo.

3. Cozinhar juntos

Cozinhando juntos. Eventualmente, preparem receitas simples e deliciosas na cozinha, permitindo que as crianças participem no processo. Dessa forma, você ensina os seus filhos a se virarem na cozinha e ainda se divertirem? Essa é a hora!

4. Acampadentro

Acampadentro.Se você não pode sair de casa para acampar, acampar continua sendo uma boa ideia. Enfim, monte uma barraca e criem um acampamento dentro de casa. Ali você pode contar histórias assustadoras e se divertir com lanternas e lanches. Que diversão!

5. Dia temático

Dia temático

Crie dias temáticos como o dia da fantasia, do super-herói, dos esportes ou qualquer outro que agrade aos pequenos. Posteriormente, procure decorar o ambiente com o tema desejado e faça atividades e dinâmicas com os pequenos. As férias prometem muita alegria!

Enfim, após ter lido essas dicas, inegavelmente, chegou a hora de fazer das suas férias, o melhor período de sua vida. Entre no site da Colombo e verifique as nossas ofertas!