Neste mês, começa a campanha de conscientização Outubro Rosa, apoiada por diversas entidades, para lembrar a todos sobre a prevenção do câncer de mama. A doença é uma das que mais atingem as mulheres, com estimativa de 57.120 novos casos no país, somente para este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para alertar a população, o Brasil veste a cor rosa. O Outubro Rosa acontece em todas as partes do mundo e teve sua origem nos Estados Unidos.
O principal símbolo, o laço rosa, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos no período. Você vai perceber que além de alertar para exames e toda parte preventiva, diversos órgãos públicos e empresas adotam fachadas e prédios com iluminação rosa em outubro. Ônibus por todo o Brasil também entram no espírito da campanha. Você já está pronta para prevenir a doença e alertar as amigas?
Saiba mais Fatores de risco: existem alguns fatores que colaboram no desenvolvimento na doença. São eles: histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patalogias mamárias.
Prevenção no dia a dia: alimentação, nutrição e atividade física são essenciais para a saúde e podem reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver a doença. Diagnóstico: as mulheres podem fazer o auto-exame em casa. Trata-se de um auto-cuidado, caso note algo estranho é importante procurar o médico. Exames de rotina, como a mamografia (radiografia das mamas), também devem estar nos planos.
Casos hereditário: 90% dos cânceres não são genéticos, o que não significa eliminar os hábitos saudáveis e ficar atenta.

