Depois das Olimpíadas de Tóquio em 2021, muita gente começou a se interessar pelo skate e, agora, querem adquirir um para começar a praticar o esporte. Mas você sabia que existem muitos modelos desse item disponíveis, desde skate ideal para iniciantes, infantil e até mesmo elétrico? Por essa razão, para saber as características de cada e poder escolher o melhor para você é só continuar lendo o texto que preparamos. Dessa forma você escolhe o skate ideal para se divertir onde quer que seja!
Tipos de skate
Primeiramente, antes de escolher o seu skate, você precisa saber que existem vários modelos desse item, cada um com uma funcionalidade diferente, sendo que os mais populares são o skateboard, o skate longboard e o skate cruiser.
Skateboard
Esse é o modelo mais comum, é o ideal se você pratica skate street ou gosta de fazer muitas manobras. Geralmente o seu tamanho varia entre 73 cm a 83 cm de comprimento e suas rodas são menores. Ele permite maior equilíbrio e a sua estrutura torna realizar as manobras muito mais fácil.
Longboard
Se você gosta mesmo de velocidade, a escolha ideal para você é o longboard. Eles são mais compridos do que outros modelos, suas rodas também são maiores. Desse modo o item auxilia na hora de ganhar velocidade. Alguns skatistas chegam até a 100 km/h com esse modelo.
Cruiser
Esse skate é uma versão menor e mais fina do skateboard, que normalmente não passa dos 75 centímetros e tem formato ovalado. Por conta disso ele é mais fácil de manusear e fácil para levar para os lugares quando esse é o seu meio de transporte principal. Pelo seu tamanho, ele também não é tão recomendado para realização de manobras ou saltos.
Skate elétrico
Também conhecido como hoverboard, ele funciona com um conjunto de motores elétricos e com um par de rodas, que fica em contato com o chão. Nesse modelo, o equilíbrio ocorre por conta dos sensores, que leem as inclinações do corpo dos usuários e, então, muda sua trajetória com base nesses comandos.
Se você se inclina para a frente, a placa eletrônica interpreta que você deseja que os motores movam a prancha para a frente. Se o corpo vai para trás, o movimento é de ré. Para evitar quedas, há a presença de um giroscópio para calibrar a velocidade das rodas.
Tamanho do shape
Quando estamos falando em skate, o tamanho do shape, também chamado de board, é bastante importante. Para quem pretende andar na rua e fazer manobras, os shapes ais indicados são aqueles com larguras entre 7,5 e 8 polegadas. Já se você pretende utilizar mais piscinas e bowls, o melhor é que seu shape tenha entre 8 e 9 polegadas para, assim, dar mais estabilidade nos saltos.
Conhecendo as partes do skate
Além do shape, existem outros itens que fazem parte do skate e que são muito importantes para o seu funcionamento. Conheça um pouco de cada um:
- Shape ou board: Esse é o nome do local onde o skatista vai ficar em cima. Ele pode ter vários formatos e sua largura média é de 8 polegadas.
- Rodas: São essenciais para a prática do esporte. Quanto maior o diâmetro delas, mais velocidade o item consegue atingir.
- Trucks: É a parte do skate que é alojada no shape e segura as rodinhas e também é responsável pela altura do skate. Seu tamanho vai ser determinado pelo tamanho do shape.
Siga a Lojas Colombo nas redes sociais para mais conteúdos e novidades!