Animais albinos: principais cuidados | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Animais albinos: saiba os principais cuidados

animais albinos saiba os principais cuidados scaled

Você com certeza já viu animais albinos, seja na TV ou em zoológicos. Entre os mais comuns estão os leões, tigres, girafas e outros animais selvagens. Mas você sabia que essa condição também pode atingir os pets, principalmente cães e gatos? Para te ajudar a entender melhor sobre o albinismo, fizemos um texto com todas as informações que você possa precisar para identificar e cuidar do seu companheiro com essa condição. Confira!

O que é o albinismo?

o-que-e-o-albinismo-.jpg

O albinismo é uma condição genética presente nas pessoas e também nos animais e se caracteriza pela incapacidade do organismo produzir melanina, a substância responsável por dar cor à pele, cabelo e olhos. 

Apesar de presente em cães e gatos, o albinismo não é tão comum nessas espécies de forma natural, ou seja, a maioria dos animais com essa condição são resultado da intervenção humana, que altera a genética do animal para conseguir a pelagem branca e olhos claros, o que atrai muitas pessoas a comprá-los. 

Como identificar o albinismo em animais?

como-identificar-o-albinismo-em-animais-.jpg

Só porque a pelagem do seu cão ou gato é branca, não significa que ele é albino. Para identificar animais que possam ter albinismo, você precisa observar alguns pontos:

  • Pelagem: animais albinos tem a pelagem totalmente branca, sem nenhum tipo de mancha de outras cores.
  • Olhos: os olhos desses animais também costumam ser bastante claros, principalmente azuis, verdes e cinzas, e em gatos é comum que animais albinos tenham heterocromia, ou seja, um olho de cada cor. 
  • Focinho, lábios, pálpebras, almofadas das patas e orelhas: por não produzirem melanina, todas essas partes do corpo do animal costumam também ser brancas ou rosadas. Então se o seu companheiro tem pelo branco e focinho e as almofadinhas da pata que não são rosadas, ele não é albino. 

Cuidados com animais albinos

Por conta dessa condição genética, cães e gatos albinos precisam de cuidados especiais. Em primeiro lugar, é preciso tomar muito cuidado com a exposição deles ao sol, já que pela ausência de melanina, eles estão mais sujeitos à ação do sol em suas peles, o que pode levar ao desenvolvimento de queimaduras e até câncer de pele. Por isso é importante evitar passeios em momentos de muito sol e também aplicação de protetor solar indicado pelo veterinário para evitar complicações. 

cuidados-com-animais-albinos.jpg

A claridade também pode ser prejudicial para os animais albinos e afetar os olhos deles. Com isso, abrigue-o em horários de muita claridade, e dentro de casa lembre-se de comprar luzes com menor taxa de iluminação para não prejudicá-lo quando ele estiver dentro de casa. 

E outro cuidado extremamente importante para o cão e gato albino é a visita frequente ao consultório veterinário. O ideal é que o check up aconteça a cada seis meses, para o veterinário poder avaliar a saúde do seu companheiro e evitar o aparecimento de doenças, principalmente a surdez e doenças de pele, que são muito comuns em animais com essa condição. 

Agora que você já sabe quais as características e os cuidados necessários ao ter um animal albino, se você precisar de algum item para fazer a vida do seu companheiro ainda mais feliz e saudável, basta acessar o nosso departamento de Pets na Lojas Colombo ou ir até a Colombo Pet mais próxima a você.